Brinde e sustentabilidade no setor de eventos

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Todos os setores da sociedade estão voltados à preservação do meio ambiente no planeta. Porém, o universo corporativo deve estar mais atento às ações ecologicamente corretas, porque estas podem também influenciar na imagem da empresa perante seus consumidores.

“No setor de eventos, a tendência se apresenta, a meu ver, de forma irreversível: é a aplicação dos conceitos de sustentabilidade em todas as suas formas de expressão”, diz José Eduardo de Souza Rodrigues, presidente da ABEOC-SP (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), sobre a sustentabilidade no setor. “Seja no hotel ou no centro de convenções, onde o evento será realizado, seja na construção de atividades que menos agridam o meio ambiente ou por meio da inclusão social, e até mesmo na produção de peças e atividades que respeitem e contribuam para a preservação do meio ambiente”, comenta sobre o planejamento de ações ecologicamente corretas no setor de eventos.

Outros simples gestos, como trocar copos de água de plástico pelos biodegradáveis de papel, também chamam a atenção, por exemplo, em uma feira em que várias empresas disputam a atenção dos visitantes.

Por isso, um evento é uma ótima oportunidade para se implementar práticas sustentáveis, com a utilização de materiais reciclados, além da preocupação em relação à coleta seletiva, à utilização de materiais de limpeza biodegradáveis e o investimento no treinamento de toda a equipe de suporte para que saibam agir de forma ecologicamente correta. Até a escolha do evento pode ser pensada de maneira ecológica: se acontecer durante o dia, um lugar com o máximo de luz natural possível é mais adequado do que um lugar completamente fechado, onde só há luz artificial.

Os brindes e produtos promocionais também são um fator de extrema relevância quando se fala em evento. Isso porque, além de serem essenciais para a operacionalização do evento (pastas, crachás, canetas, comunicação visual, dentre outros), eles são peça fundamental de comunicação. Em feiras, por exemplo, há grande disputa dos expositores pelos olhares dos visitantes e são os presentes úteis, e que agradam o cliente, que facilitam a fixação da marca em sua memória.

Pesquisa realizada pela AMPRO, em conjunto com o IBOPE Inteligência, mostrou que entre todas as ações que envolvem brindes, 80% são em eventos. A pesquisa também aponta que empresas utilizam mais brindes em eventos do que, por exemplo, em ações em ponto de venda (79%).

Assim como feiras e congressos, os eventos mundiais também são fonte de criatividade e renda para o setor promocional, como o caso da Copa do Mundo de Futebol. Segundo Luiz Roberto Salvador, organizador da Expo Bríndice 2010 – Negócios e Tendências, o evento de 2010 gerou um aumento médio de 30% no faturamento de algumas empresas do setor.

Por Socci Comunicação

Fontes:
– Remade
– ABEOC-SP (José Eduardo de Souza Rodrigues – presidente)
– Conceito Eco
– Revista Marketing Of
– Advice-Business

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