Buscar excelência e qualidade de gestão geram bons resultados

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É comum que o pensamento corporativo esteja sempre focado nos resultados do negócio, principalmente nos resultados financeiros. Mas atualmente muitas empresas já sabem da importância de se buscar excelência e qualidade de gestão para obter um crescimento significativo.

A Brasal Refrigerantes, responsável pela fabricação, comercialização e distribuição das marcas Coca-Cola e Fensa, é um exemplo de empresa que comprova esse pensamento. Lá já existe a convicção de que a melhoria das práticas de gestão a conduz a melhores resultados, não só financeiros, mas de mercado, processos, pessoas e sociedade.

A empresa começou a investir na melhoria da gestão em 1997, com o Programa Gestão pela Qualidade Total. No ano passado, a empresa alcançou 73% da participação do mercado local, resultado efetivo da implantação de um programa permanente de excelência da gestão e da utilização do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Baseada nos critérios do MEG, a empresa implantou práticas como estreitar o relacionamento com o cliente, promovendo programas de encontros que mostram o funcionamento da empresa e cada etapa do processo produtivo. Além disso, existe todo um trabalho de pré-venda que permite conhecer muito bem os clientes e atendê-los de acordo com as suas necessidades.

Quando se pensa em gestão de pessoas também é preciso levar em conta que a satisfação do funcionário ou colaborador reflete diretamente nos crescimento da empresa. Dentro da Brasal foram criadas, por exemplo, práticas educacionais como capacitação e convênios com faculdades e escolas de idiomas.

Mas não se deve pensar apenas em capacitação. É preciso foco também na qualidade de vida. Ginástica laboral e centros de convivência para a realização de atividades de lazer conjuntas não só estimula e motiva, como promove a integração dos funcionários com a empresa e com os colegas.

Uma boa dica vem do diretor geral da Brasal, Renato Barbosa: “Para colocar em prática a gestão de qualidade épreciso ter em mente que a busca por excelência não tem fim e precisa ser constante, com autoavaliações para que sempre possa ser melhorada no dia a dia”.

Fonte: Administradores.com

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