Os benefícios do coaching na sua trajetória profissional

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Vivemos tempos exponenciais, onde sofisticação processual, competitividade intelectual e demandas interpessoais praticamente justificam a convenção do “super profissional”. É preciso saber posicionar-se diante de expectativas muitas vezes desleais. Buscar ajuda para não extrapolar os limites já não é mais uma opção, mas uma condição. Os benefícios do coaching, portanto, têm sido uma alternativa recorrente daqueles que buscam equilibrar as vertentes profissional, social e familiar.

Até pouco tempo atrás o coaching era um privilégio apenas das grandes empresas, mas hoje os próprios profissionais recorrem aos seus recursos para desenvolverem habilidades que os ajudem a serem assertivos quanto à gestão de suas metas estratégicas, comportamentais e redirecionamento de suas carreiras. Resultados diferentes demandam atitudes diferentes.

O processo de coaching inicia-se com definições bem claras das metas a serem cumpridas. Afinal, “para quem não sabe aonde vai qualquer lugar serve”. Portanto, não existe trabalho sem metas e prazos estabelecidos. Tudo no coaching tem uma finalidade. Não há espaço para conversas aleatórias, sem objetivo definido. Através das técnicas e ferramentas específicas é disponibilizado ao coachee o conhecimento necessário para que possa desenvolver-se e preparar-se para as novas oportunidades.

Escolhas propiciam decisões que por sua vez constroem definições que determinam nossa configuração de vida. O conhecimento aliado a ações discernidas exercidas de forma estratégica é a principal fonte de transformação e catalisação dos resultados. É preciso ter consciência de que a sua determinação é suficiente para transformar o mundo a sua volta.

Todo o trabalho é pautado no compromisso do coachee de executar as tarefas e construir novas diretrizes. É fundamental aprender a assumir a responsabilidade pessoal e equilibrar as diversas demandas, o que nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes o apoio de um profissional experiente que ajude o coachee a ressignificar crenças limitantes e construir o futuro a partir do presente, considerando sua missão e valores, ao final da equação faz toda a diferença.

Fonte: Hsm.com

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×