Calendário de datas promocionais: utilização do brinde o ano inteiro

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Transforme o calendário num forte aliado para manter-se vivo na memória do cliente por 365 dias.

A cada ano, o setor de Brindes desponta no mercado e derruba o mito de que brinde é um artigo sazonal ou de grande procura apenas durante as festas de final do ano. O aquecimento do setor deve e pode ser mantido 365 dias por ano, basta observar a variedade de datas comemorativas propostas diariamente pelo rico calendário promocional.

O setor de brindes é um segmento com inúmeras oportunidades, até porque quem não gosta de ganhar uma lembrança, um presentinho? É preciso analisar a ocasião, o perfil do público-alvo para escolher o brinde mais adequado e pronto: garantir espaço de destaque na memória do cliente.

Todos os dias são oferecidas boas oportunidades para lembrar e ser lembrado, basta analisar o calendário e definir aquelas datas que se enquadram no perfil de cada cliente. São mais de 200 boas razões ao longo do ano para marcar presença e colocar a empresa em evidência.

“O calendário promocional é uma ferramenta importante, que influencia o desenvolvimento de uma ação promocional. Através dele, você dirige toda estratégia de comunicação e mecânica, bem como ajuda na definição do brinde que mais se identifica com o tema. É uma ferramenta muito importante, que estimula o push-pull na ação, pois é o atrativo principal para alavancar os resultados”, afirma Lídia de Oliveira, diretora adjunta comercial da Plus Advance Promoção & Merchandising.

Muitas empresas já descobriram essa importante ferramenta e, assim como a Lídia, estão se baseando no calendário promocional para criar suas estratégias de marketing e ações promocionais para pontuar a comunicação dirigida diretamente relacionada a cada data sazonal.

Segundo Lídia de Oliveira, sua empresa desenvolve este planejamento logo no início do ano, pois facilita todo o processo criativo, de produção e implantação da ação e, é claro, tudo é elaborado conforme as necessidades estratégicas do produto ou serviço do cliente, sempre de acordo com o calendário.

“Em nossa empresa, o marketing promocional não se restringe apenas às datas sazonais tradicionais na alavancagem de resultados, temos outras muito importantes e estratégicas, que são as mais segmentadas como o dia dos médicos, secretárias, dentistas, comerciante, pedreiro, sapateiro, entre outras. Neste caso, inclusive, podemos utilizar em conjunto outras ferramentas poderosas como o marketing direto e eventos”, explica Lídia de Oliveira.

Para Dirceu Ramos, presidente da DR Marketing Promocional, o calendário de datas promocionais é uma ferramenta muito útil para ações de relacionamento e no planejamento de ações promocionais implantadas no varejo, já que pode servir como “gancho” para ações pontuais de produtos de consumo, como por exemplo, nas situações: compre e ganhe determinado produto, ou então, compre e concorra a um prêmio para sua mãe.

“Existe pertinência total entre datas promocionais e ações de marketing ou utilização de brindes. Todos os consumidores sentem-se motivados pelas datas comemorativas, nem que seja pela força da mídia. Em relação aos brindes, muitas empresas adotam estas datas para fazer endomarketing, distribuindo brindes aos funcionários como, por exemplo, no Dia da Secretária”, destaca Ramos.

De acordo com Dirceu Ramos, a utilização do calendário de datas promocionais deve acontecer ao longo do ano. “Tudo parte da adequação do produto ou serviço aos públicos que são o foco de cada uma das datas comemorativas. Essas datas devem fazer parte da estratégia de comunicação dos produtos e sua utilização deve ser analisada tomando-se por base o posicionamento do produto e seus objetivos. Um exemplo seria uma empresa de alimentação que desenvolveu um trabalho com nutricionistas. No dia do nutricionista ela pode enviar um brinde relacionado à data”, salienta Dirceu Ramos.

Empresas de brindes

A cada dia aumenta a quantidade de empresas do setor de marketing que estão aderindo ao calendário promocional como uma ferramenta indispensável para suas estratégias e ações, mas e as empresas de brindes? Elas também estão explorando este importante aliado?

“Para as empresas ficarem presentes na cabeça dos seus clientes internos e externos, é necessária criatividade. E as datas comemorativas servem como ideia base, tanto para divulgação de uma marca, fidelização, relacionamento como para motivação. E o brinde é uma ferramenta que permite transmitir a mensagem que se pretende passar através de cada ação”, destaca Gabriela Viana, gerente de eventos da Gift Shop Produtos Promocionais.

Segundo Gabriela, a chave para o sucesso de um relacionamento é estar sempre presente, por isso sua empresa vê as datas comemorativas como uma ótima oportunidade, uma vez que no universo corporativo todos querem um lugar na mente do cliente. E estas datas podem ser a chave para a entrada, em muitas vezes durante o ano.
“No mercado promocional, em especial, a ferramenta de marketing direto, o brinde, vem crescendo consideravelmente a cada ano comparado ao marketing de massa, pois permite atingir o cliente de maneira diferenciada e personalizada” salienta a gerente.
Apesar da riqueza e diversidade oferecidas pelocCalendário ao longo do ano, cada empresa deve explorar as datas cujos temas tenham relação direta ao seu público-alvo, como o exemplo da Star Brindes.
“Como um de nossos maiores clientes é a MICROLINS – franquias de centros de formação profissional, nossa maior demanda acontece nos períodos de volta às aulas, nos meses de fevereiro e agosto”, explica Silmara Batista Brizoti, diretora da empresa Star Brindes.

Independente da ocasião proposta pelo calendário, o mais importante é começar a pensar nas datas promocionais como uma ferramenta para prospectar e gerar novos clientes. Os profissionais da área de marketing e os empresários do setor de brindes podem estar perdendo excelentes oportunidades porque simplesmente ainda não exploram de forma eficaz o Calendário de Datas Promocionais. Comece agora a analisar o Calendário e bons negócios!

Por Priscilla Merlino – Grupo Bríndice

Fontes:
Lídia de Oliveira – diretora adjunta comercial da Plus Advance Promoção & Merchandising
Dirceu Ramos -presidente da DR Marketing Promocional
Gabriela Viana – gerente de eventos da Gift Shop Produtos Promocionais
Silmara Batista Brizoti – diretora da empresa Star Brindes.

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