Confira a evolução dos investimentos em promo

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Pelo segundo ano consecutivo o Anuário Brasileiro de Marketing Promocional apresentará o resultado da sondagem feita pelo Promoview, que você conhecerá nesta matéria especial.

Os números deste ano dão sequência ao Marco Zero, estabelecido na edição de 2012 do Anuário, e apresentam dados que vão balizar as decisões dos executivos que atuam neste mercado.

O resultado revela que as agências de marketing promocional cresceram, em média, 3,5% no ano de 2012. Pela primeira vez, um estudo consistente mostra crescimento abaixo de dois dígitos, diferente do que ocorreu nos últimos nove anos.

Com esse índice, a estimativa é de que o mercado teve um faturamento global de U$ 20.673 bilhões, contra os cerca de U$ 19.916 bilhões em 2011.

Em uma avaliação global, o estudo concluiu que o mercado promo brasileiro sofreu, no ano de 2012, a tradicional diminuição por conta do ano político, mas, sobretudo, pelas consequências da crise mundial de 2008.

Isso porque, 70% dos investimentos no setor no Brasil são realizados por multinacionais. Para estas organizações, é comum buscar resultado em alguns países da mesma região para compensar a queda de outros em crise. Foi assim com a crise do México em 1994, a da Ásia em 1997 e a da Rússia em 1998.

Em 2012, a situação gerada pela crise americana de 2008 refletiu em todas as economias do planeta: a Europa com países quebrados; os Estados Unidos seguiram com taxas maiores de desemprego e níveis baixos de recuperação econômica; e a China acompanhou com a desaceleração de sua taxa de crescimento. Com isso, as corporações mundiais buscaram compensações na redução dos investimentos em geral.

Em 2010 e 2011 vivemos um momento de criação de planos, concorrências abertas, mas muito pouca efetivação, e, por isso, os planos ficaram prontos aguardando a recuperação econômica do mundo. Em 2012, foi constatado que a crise era maior e mais longa do que se esperava, e o mercado sentiu o impacto dos cancelamentos.

Estudo Inédito Mostra o Percentual de Crescimento das Agências Por Região

Nesta sondagem Promoview perguntou aos entrevistados qual foi o desempenho percentual do faturamento bruto da agência em 2012 com relação a 2011.

2013 Deve Apresentar Crescimento, Mas Empresários Estão Cautelosos

Para 2013, as agências projetam um crescimento médio de 8% avaliando o aumento por conta da expectativa dos eventos mundiais no Brasil e da valorização do trabalho de ações para envolvimento de consumidores e stakeholders.

Com isso, o faturamento bruto no mercado brasileiro deverá superar os U$ 22.323 bilhões.

Fonte: Ampro

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