Quando os clientes são os criadores

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Este ano o público jovem foi o alvo da Tim para o desenvolvimento das campanhas finalistas do 19 ° Prêmio Abe md. A iniciativa mostrou que o poder colaborativo das redes sociais foi o grande plano da operadora, a qual somou resultados inéditos a companhia. "O próprio público-alvo nos ajudou a montar a oferta, em uma iniciativa inédita no mercado brasileiro de telefonia", conta a gerente de Digital Advertising da TIM Brasil, Adriana Fernandes. Em entrevista exclusiva ao Portal ClienteSA, a executiva revela os objetivos e efeitos dos cases que estão concorrendo a premiação.

São três as campanhas que concorrem à premiação, todas voltadas aos clientes do TIM beta, plano desenvolvido para os jovens em uma ação que todos participam por meio do crowdsourcing, nas redes sociais. "O plano não é comercializado nas lojas da TIM e funciona através da distribuição periódica de chips feita pelos clientes indicados", explica Adriana, evidenciando o poder colaborativo que os clientes possuem dentro das estratégias de marketing digital.

"As ações são o Estúdio BETA, que convidou os participantes da fanpage a criar músicas através de conteúdo colaborativo; o TIM beta live 2, evento que ofereceu show para clientes selecionados do plano e, cuja atração foi escolhida pelos próprios usuários da oferta; e o Blablablâmetro, game social disponível no site e que mapeia a utilização da linha dos clientes TIM beta, concedendo benefícios através dos pontos de cada usuário.

Objetivos e resultados de cada ação:

Estúdio Beta
"Desenvolvemos essa ação diferenciada para incentivar ainda mais a interação na fanpage do TIM beta que, hoje, conta com mais de 500 mil participantes. A ideia era também destacar que a empresa continua dando voz aos seguidores do plano, que foi desenvolvido em parceria com os consumidores", explica Adriana Fernandes.

A ação foi iniciada com a postagem da melodia e o refrão das músicas no Facebook e, a partir daí, os fãs puderam sugerir a continuação da canção, escrevendo suas idéias no espaço de comentários do próprio post. Foram selecionadas as melhores frases, que formaram as letras de três músicas. O resultado final foi gravado e apresentado nas redes sociais aos usuários, que puderam curtir e compartilhar o conteúdo. "Ao longo dessa ação, atingimos 13% de índice de engajamento – um marco para o TIM beta – e aumentamos em 329% o indicador ´pessoas falando sobre isso´. Trouxemos mais de 77 mil novos fãs no período, aumentamos em 22% o tamanho da nossa comunidade na fanpage", aponta a executiva.

Tim Beta Live 2
Essa ação foi realizada pela segunda vez. Trata-se de um show exclusivo para clientes selecionados do plano TIM beta. Os próprios usuários da oferta escolheram a atração, em uma votação que contava com três opções de bandas. O grupo escolhido – o Charlie Brown Jr., realizou a apresentação no dia 27 de setembro de 2012, no Cine Joia, em São Paulo. "Desta vez, foi fechada uma parceria com o Google, que possibilitou a transmissão ao vivo do show via YouTube", diz Adriana. "Cerca de 2,5 milhões de pessoas vivenciaram os atributos de nossa marca e impactamos mais de 23 milhões de usuários únicos com a campanha. O show ao vivo foi assistido por mais de 48 mil pessoas", finaliza.

Blablablâmetro
O Blablablâmetro é um game social disponível na página do TIM beta (www.timbeta.com.br) e que mede a influência dos jovens nas redes sociais, além da utilização da linha pelos clientes. Os usuários são "pontuados" de acordo com o uso, como acesso a redes sociais, chamadas, envio de torpedos etc. "Essa ferramenta permitiu à TIM ´segmentar´ ainda mais os clientes TIM beta. Assim, criou-se a categoria de ´Beta Labs´, usuários com pontuação superior a 4 mil pontos e que têm vantagens, como tarifas diferenciadas, chips para distribuição aos amigos, entre outros benefícios", diz Fernanda. "Após o lançamento do Blablablâmetro, tivemos 39% da base de clientes participando ativamente do game", finaliza.

TIME UNIDO

Além das três ações para os consumidores, a Tim também é finalista com a campanha Sempre Juntos. Criada com o objetivo de agregar valor à força de vendas, a ação beneficia o relacionamento na área corporativa. "Conseguimos unir em um único programa tudo o que precisamos para estimular na força de vendas: fidelidade, reconhecimento, premiação e informação", conta Ana Claudia Loschi, gerente de trade marketing corporativo da Tim.

A campanha foi lançada em 2010 e, desde então, foram entregues mais de 66.000 prêmios, 97% de adesão dos quais 75% acessam mensalmente o portal. Em pesquisa de campo realizada pela empresa, 80% da força de vendas considera o programa Bom ou Muito Bom. "A ideia do programa vem dos conceitos de "estar próximo dos seus participantes" (Juntos) e "com frequência" (Sempre), fazendo com que eles se sintam reconhecidos e estimulados", explica Ana Claudia. Os participantes ganham pontos por tempo de casa, por treinamentos realizados e por vendas e podem trocar esses pontos em um catálogo de prêmios online. "Cada um se sente parte do "Sempre Juntos" e o resultado vem em conseqüência", conclui.

ClienteSA

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