Consistência: a ausência de contradições

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Consistência é muitas vezes chamada de “a marca de ética”. Ética é um pressuposto que nos fornecer um guia para a vida moral, e para isso ele deve ser racional, e para ser racional deve estar livre de contradições. Se uma pessoa diz "Abra a janela, mas não abra a janela", o comando é contraditório, portanto irracional.

Ética exige coerência no sentido de que nossos padrões, ações e valores não devam ser contraditórios.

Para ser coerente, devemos aplicar os mesmos padrões a uma situação que se aplicam a outra, a menos que nós possamos demonstrar que as duas situações diferem em aspectos relevantes.

Consistência em nossas vidas implica também uma integridade interior. Examinemos o caso em que os desejos no interior de uma pessoa possam colidir uns com os outros. Por exemplo, o desejo de ser honesto pode ser contrariado por um desejo de evitar a inconveniência ou a dor que a honestidade muitas vezes exige.

Podemos dizer que a consistência é necessária para a ética. Ética exige que haja consistência entre os nossos padrões e na forma como se aplicam estas normas. Ética também exige uma coerência entre nossos padrões éticos e nossas ações, bem como entre os nossos desejos interiores. Finalmente, a ética exige que haja coerência entre a forma como tratamos a nós mesmos e como tratamos os outros.

Alinhamentos desta ordem de grandeza, complexidade e que podem atingir o amago dos profissionais ou de uma organização não se fazem no curto espaço de tempo e com o auxílio de um Consultor entregando um relatório bem elaborado. Eles só serão possíveis através de um esforço constante e de longo prazo.

Eleja um Tutor, um profissional sênior com características muito particulares, que será responsável por conduzir este processo, adicionando suas experiências, sabedoria, apontando as necessárias ações de capacitação/sensibilização, facilitando a comunicação entre as equipes e contribuindo para a disseminação dos valores de sua empresa.

Fonte: Administradores

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×