Cooperárvore produz brindes para desfile do estilista Victor Dzenk no Senac Rio Fashion Business

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As sacolas receberam estampa criada pelo próprio estilista, que apresentará sua coleção Verão 2012 dia 24 de maio, no Copacabana Palace.

A Cooperárvore vai produzir as sacolas que serão distribuídas no desfile do estilista mineiro Victor Dzenk, na 18ª. edição do Senac Rio Fashion Business. O desfile de Dzenk será na noite de 24 de maio (terça-feira), no Copacabana Palace. A Cooperárvore é a cooperativa social do Programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis, desenvolvido pela Fiat Automóveis em parceria com as ONGS Fundação AVSI e CDM. Ela beneficia 27 mulheres do Jardim Teresópolis, comunidade localizada em frente à fábrica da Fiat em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. As cooperadas produzem bolsas, sacolas, nécessaires, mochilas e diversos outros produtos, utilizando como matéria prima materiais descartados da produção de carro, como retalhos de tecido automotivo e de cintos de segurança.

A sacola que será distribuída no desfile de Dzenk é confeccionada em americano cru e tem alças de cinto de segurança. A estampa tribal foi criada pelo estilista e reproduz as tatuagens geométricas usadas pelos índios Kayapós, já que a coleção de Dzenk inspira-se na Amazônia.

Intitulada “Sopro da Amazônia”, a coleção de Verão 2012 Victor Dzenk traz a representação do poder da mulher e dos ícones da floresta. O clamor por proteção se transforma no cenário do desfile. E foi essa preocupação do estilista que viabilizou a parceria com a Cooperárvore, pois além do uso de materiais que respeitam o meio-ambiente, a cooperativa promove o desenvolvimento comunitário e a inclusão social das cooperadas.

Parte do material escolhido para a confecção de roupas e acessórios tem origem natural, ecológica, sustentável e artesanal. Nos tecidos, muito algodão e o linho. Nos acessórios, colares confeccionados pelos índios Tapajós. Nas sandálias e roupas trabalhos em macramê e couro de tilápia.

As sacolas brindes do desfile serão distribuídas contendo almofadas criadas pela Líder Interiores e um kit da Chama da Amazônia.

Programa Árvore da Vida: o Árvore da Vida – Jardim Teresópolis é o programa social idealizado e desenvolvido pela Fiat Automóveis, desde 2004, em Betim (MG), em parceria com as ONGs Fundação AVSI e CDM (Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana). Essa iniciativa visa à inclusão social de crianças e adolescentes e seus núcleos de relacionamento (família, escola e comunidade) a partir de três eixos: atividades socioeducativas, geração de trabalho e renda e fortalecimento da comunidade. Para o eixo de geração de trabalho e renda foi criada a Cooperárvore, em 2006, com atividades de serigrafia, corte, costura e artesanato em que são produzidos e comercializados diversos produtos.

Fonte:Portal Fator Brasil

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×