Cuidado com a ansiedade

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É normal sentirmos um pouco de ansiedade, isso pode até nos ajudar a ter atitude, a colocar em movimento algo que consideramos importante, a nos ajudar na adaptação de alguma mudança. Há uma grande diferença entre ansiedade e a superansiedade. A ansiedade se torna ruim quando prolongada, quando foge de seu controle e se torna irracional, interferindo em seus relacionamentos e em sua saúde.

De acordo com os estudiosos nos assuntos sobre ansiedade e estresse, não há mal em ter um pouco de ansiedade, por exemplo: antes de uma entrevista de emprego, antes de uma apresentação em público, etc. A respiração acelera, o coração bate mais forte, as mãos começam a suar; esses são sinais fisiológicos da ansiedade. Mas, quando isso começa a fugir do controle, é preciso avaliar a maneira como está interpretando os desafios de seu dia a dia para que a ansiedade não se transforme em algo patológico.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, o excesso de ansiedade está entre as principais causas de afastamento do trabalho. Quando ficamos ansiosos o organismo libera cortisol, que em doses moderadas é uma coisa boa, porém, quando a ansiedade se repete demasiadamente, o cortisol aumenta e isso pode prejudicar o sistema imunológico, acelerando a morte de células.

Quando você está prestes a conquistar um objetivo importante, uma grande conquista, a ansiedade vai começar a tomar conta de seu corpo, e isso é um bom sinal, pois é consequência de sua motivação. Já pensou se você estiver indo em busca da realização de um objetivo, mas sem um impulso maior, sem uma energia e vontade latente para alcançar o que tanto sonhou? Que graça teria essa conquista? O problema, repito, está na ansiedade demasiada e mal administrada.

Ansiedade é um sentimento de futuro, ninguém sente ansiedade por algo que já aconteceu. Viver demasiadamente a ansiedade é estar preso ao medo do futuro.
O que cada um precisa avaliar é se a ansiedade não está sendo ausência de fé em si mesmo, falta de confiança no presente, pois isso acaba gerando insegurança.

“O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário.” (Sêneca)

Lembre-se que a vida acontece aqui e agora, e o presente é o recurso mais importante que possuímos para concentrarmos nossa energia. Então, não devemos ficar presos ao futuro. É claro que devemos ter metas e projetar o futuro, porém, você deve ficar consciente para que no agora você aja com inteligência.

Veja algumas dicas para lidar com a ansiedade:

– Quando a ansiedade começar a tomar conta, pare e analise as razões desse sentimento. Talvez você precise se organizar melhor, ou talvez precise avaliar melhor algumas decisões no presente. Então, reflita e depois tenha uma atitude inteligente sem se martirizar.

– Não bagunce tudo e todos ao seu redor. Não deixe a ansiedade se tornar irracional.

– Reconheça seus limites e aprenda a relaxar. Quando estiver no trabalho pare de vez em quando, respire melhor, movimente o corpo, tome água, fique em silêncio. Ao retornar para o trabalho você se sentirá melhor.

– Lembre-se que você não pode abraçar o mundo. Seja lógico ao definir suas prioridades do dia. Determine um tempo adequado para cada atividade.

– Cuide de si mesmo. Determine duas prioridades essenciais: dormir bem e se alimentar corretamente.

– Procure atividades prazerosas para descontrair e relaxar. Sua vida não deve ser focada somente em trabalho e pagar contas, então não abra mão do lazer e diversão.

– Tenha resiliência e não olhe somente para o lado negativo das situações, enfrente as adversidades de cabeça erguida, sem fazer “tempestades em copo d’água”.

Prezado leitor, esteja consciente para saber lidar com a ansiedade, pois é através dessa consciência que poderá desenvolver algumas virtudes tão importantes, por exemplo, a paciência, a confiança em si mesmo e o autocontrole. Ansiedade faz parte de nossa vida, portanto, utilize-a a seu favor porque, às vezes ela vem para nos fazer sair do lugar, para que a vida não seja uma jornada monótona e sem energia.

Fonte: Administradores

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