De 3D virtual para 3D real

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Os Smurfs saltam aos olhos do mercado promocional

McDia Feliz. Um bom exemplo de tantas outras ações de comunicação que, daqui para frente, serão produzidas com os recursos da tecnologia 3D como o Portal Bríndice, a TV digital e tantos outros dispositivos que vão de notebooks a celulares. Assim, a tecnologia que está sofisticando as produções também está movimentando o mercado das mídias, tendo como consequência a troca de ideias entre os desenvolvedores de recursos digitais. Sinal dos tempos em que a tecnologia em três dimensões está presente em ações promocionais off-line e on-line.

Diretamente das telas do cinema, Os Smurfs foram contratados como os protagonistas da campanha McDia Feliz 2011. Numa combinação de live-action e animação CGI da Columbia Pictures e Sony Pictures Animation, a comédia foi produzida em 3D. Um sucesso de bilheteria que conta a aventura dos personagens azuis mais queridos do mundo. Ameaçados por Gargamel e determinados a proteger os moradores da aldeia em que vivem, Os Smurfs atravessam um portal com via expressa para o centro de Nova York. O feiticeiro não tem dúvida e persegue os pequenos, que vivem uma deliciosa aventura em contato com os seres humanos até voltarem à aldeia, deixando o vilão para trás.

Em parceria com a Sony Pictures, o Mc Donald´s lançou uma ação promocional dividida em duas etapas. Num primeiro momento, as criaturinhas azuis foram oferecidas entre as opções de sobremesas inspiradas no filme. Por meio dessa ação, a rede cumpriu com o objetivo de conquistar a simpatia das crianças e dos jovens adultos que se apaixonaram pelos Smurfs nos anos 80 e 90.

Papai Smurf, Smurfette, Desastrado, Arrojado, Ranzinza, Gênio, Apavorado e Forminha também fizeram parte da segunda etapa dos esforços promocionais do McDonald´s. A mais importante ação mercadológica da rede, pegou carona no lançamento do filme no Brasil no dia 05 de agosto. Depois de mais de 18 meses de planejamento, promoveu o McDia Feliz no dia 27 de agosto, imediatamente após o lançamento do filme em 3D. Assim, a partir dessa data, a rede tem como objetivo distribuir três milhões de brindes em forma de bonecos de plástico com funcionalidades relacionadas a cada um dos Smurfs.
De acordo com a página virtual do Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz pode ser considerado como uma das maiores iniciativas sociais no combate ao câncer infantil no Brasil. Ao longo desses últimos 23 anos, todo o recurso arrecadado com a venda do lanche Big Mac, da McOferta de Big Mac e dos materiais promocionais (como Os Smurfs da campanha 2011) é revertido para as instituições que trabalham em prol das crianças e jovens de todo país. Um exemplo de ação promocional/social que salta aos olhos de todo o mercado promocional.
A tecnologia 3D, por meio de diversos meios, reproduz a ilusão de profundidade das imagens em duas dimensões (largura x altura). Mais um recurso tecnológico para produzir campanhas em três dimensões. Enquanto os recursos digitais são desenvolvidos, o mercado já pode contar com a tecnologia disponibilizada no Portal Bríndice que saiu na frente com o objetivo de proporcionar aos internautas a percepção visual detalhada dos brindes e produtos promocionais anunciados. Mais uma ferramenta para a geração de negócios e relacionamento entre os profissionais do mercado de brindes, produtos promocionais, presentes corporativos, mídia extensiva e serviços especializados em marketing direto e marketing digital.
Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

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