Dez passos para tornar a sua comunicação mais atrativa

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A comunicação é mais que um ato verborrágico ou desconexo, abarca desde do tom de voz a gestos e expressões corporais. Comunicar-se é ultrapassar o significado das palavras, é transpor sentimentos e intenções em expressões e gestos. Pressuposto para qualquer relacionamento de sucesso, ou fracasso quando não desenvolvida. Exatamente, fracasso! Pode acabar com um casamento, namoro, destruir o relacionamento pai e filho, gerar demissão, transformá-la em uma “persona non grata”. Por isso, a necessidade em conhecer seus componentes para melhor desenvolvê-la.

Por exemplo, você sabia que nosso tom de voz tem é responsável por 38% do impacto da nossa comunicação, enquanto as palavras apenas 7%? Em contrapartida nossa linguagem corporal é responsável pelo impacto maior: 55%? A partir desses dados apresentados pela pesquisa feita pelo Dr. Albert Mehrabian, PHD, Professor de Psicologia na Universidade da Califórnia – Los Angeles, podemos concluir:
•Seus gestos falam mais que palavras.
•Não é O QUE VOCÊ DIZ e Sim, COMO VOCÊ DIZ, o que faz toda a diferença. Você pode ser uma pessoa assertiva e utilizar um tom de voz educado e elegante ao mesmo tempo ou neutro.
•Sim, suas expressões dizem muito a seu respeito e sobre o que pretende comunicar. Podem gerar simpatia ou antipatia.

Diante dessas conclusões, surgem a pergunta: Como fazer diferente?

Proponho a você a utilização no seu cotidiano de um dos 10 passos, para tornar a sua comunicação mais atrativa. Quando perceber que já o internalizou, comece a praticar o seguinte.
1.Conhecimento sobre importância do assunto e benefícios de sua prática. Dessa forma você se torna consciente.
2.Presença! Procurar ouvir o que esta falando, perceber seu tom de voz, é fundamental manter a mente no presente.
3. Observar a velocidade de sua fala, para ajustar conforme o momento e o ouvinte.
4. Prestar atenção nos gestos e expressões, para isso basta praticar em frente ao espelho ou pedir a um amigo para lhe dar feedback.
5. Sempre faça as perguntas:
•Qual é o objetivo da minha comunicação, o que quero comunicar?
•Qual a melhor forma de realizá-lo, considerando o ouvinte?

6. Escuta ativa, ouvir o que outro esta falando, fazer a leitura de sua expressões e gestos ao invés de ficar esperando a sua vez de falar! Assim você conhece a necessidade do outro, possibilitando melhor interação.

7. Procure ser claro e objetivo.

8. Verifique se o momento, tempo disponível e ambiente são adequados para ambos.

9. Faça uso das pausas, fique atento a ênfase.

10. Treino diário e constante.

Como podemos perceber, a comunicação para se tornar fluída, eficaz, atrativa, requer preparo e interesse sincero no outro (rapport). Pode transformar relacionamentos, conectar pessoas, deixar marcas, até mesmo salvar uma vida. Sendo assim, vamos à prática:

Qual dos passos você pretende utilizar na sua próxima comunicação?
Grande Abraço e Sucesso.
Coach Michelle BizarriaTreinando Você para Realizar.

Fonte: Administradores.com

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