Dicas para um bom atendimento ao cliente

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Você chama sua namorada para sair, quando chega ao restaurante e chama o garçom ele chega e te diz: “Pode falar”, você acha um pouco rude, mas mesmo assim faz o pedido, antes do pedido chegar ele vem arrumar sua mesa e sem pedir licença larga os talheres em cima da mesa, sem ao menos olhar para você…

Agora outra situação: você compra uma oferta em um site de compras coletivas e está muito animado, pois fez um negócio da China, mas quando chega ao local para resgatar sua oferta e apresenta seu voucher, o olhar do atendente ou vendedor muda e ele começa um processo de desconstrução de expectativas.

Essas situações são apenas histórias, mas baseadas na realidade de muitas empresas brasileiras que não dão a importância que o cliente merece. Atender mal um cliente não é questão de um dia ruim e sim de funcionários insatisfeitos com a empresa ou o emprego e despreparados para tal função que é de suma importância para qualquer organização.

Já está muito claro que um cliente insatisfeito é um prejuízo enorme para as organizações. Segundo Philip Kotler, "uma instituição pode perder até 80% dos seus clientes muito insatisfeitos; 40% dos insatisfeitos; 20% dos indiferentes; e talvez 10% dos satisfeitos”.

Em muitos momentos principalmente quando ganha desconto, o cliente só está esperando uma boa experiência com o produto e com o atendimento, ele está mais emotivo e aberto a gastar mais dinheiro se tiver suas expectativas atingidas ou superadas. Por isso seguem quatro dicas para que você preste um bom atendimento para seus clientes.

1. Preste atenção no seu cliente

Elabore as perguntas-chave para entender quais são realmente as necessidades dos clientes, quais expectativas eles criaram sobre o produto ou serviço da sua empresa. Estude seu mercado e busque saber qual o perfil do seu cliente, em qual região você tem mais chances de realizar suas vendas, quais são os principais problemas que esses clientes enfrentam.

2. Faça o cliente se sentir em casa

Deixe o cliente confortável em sua loja, ofereça algo para que seu cliente se sinta bem como água, café, um lugar para se sentar, o ambiente da sua loja deve estar em uma temperatura agradável, nem frio nem quente demais. Seja simpático e tenha uma postura aberta, mostre que está realmente interessado em atender as necessidades do cliente.

3. Ligue no dia seguinte

Desenvolva o famoso pós venda, crie formas de manter o contato com o cliente, pegue informações para que possa manter o contato após a venda, mas ligue mesmo, não diga que que ligará deixando o cliente cheio de expectativas e desapareça. Ligue quando a loja tiver alguma promoção que seja do interesse do cliente, dê algum benefício para o cliente na semana do aniversário dele, ligue quando algum produto que ele goste chegar.

4. Se estiver cometido algum erro conserte

Qual a sua atitude quando você comete um erro com o seu (a) parceiro? Se gostar dele (a) de verdade você corre atrás para tentar se desculpar e amenizar e se possível não errar novamente. Por que com o cliente tem que ser diferente? Facilite a troca do produto crie formas do cliente trocar com a mesma facilidade que ele tem para comprar, atenda-o da mesma forma que o atendeu quando ele foi comprar.

Fonte: Administradores.com

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