Festival divulgará cinema brasileiro no exterior

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O cinema divulga a cultura de uma nação, as belezas de um país e gera no público a vontade de visitar os lugares apresentados na telona. Por essa razão, os principais destinos turísticos internacionais também são os maiores produtores de conteúdo audiovisual.

Tendo como cenário suas paisagens e como pano de fundo a cultura local, estimulam pessoas do mundo inteiro a visitá-los. “O cinema é uma poderosa ferramenta de promoção de um país. Basta olhar a reversão do sucesso dos filmes norte-americanos, franceses e até indianos na construção de imagem de um país e, portanto, no desejo de visitá-lo”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Com base nessa experiência, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) decidiu investir no mercado audiovisual como uma das formas de atrair turistas para o Brasil e vai apoiar a realização do Braff (Brazilian Film Festival), em três países: Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai.

Entre 17 e 24/08, acontece o 17º Festival de Miami, uma das principais ações de marketing promocional da cultura brasileira nos Estados Unidos. O Braff Miami se consolidou como uma importante vitrine e oportunidade de negócios com o mercado norte-americano.

Nesta edição, o Braff Miami vai acontecer no Colony Theatre e contará com uma programação voltada para o tema futebol. Durante três dias, o público poderá conhecer as histórias de vida de alguns ídolos do futebol brasileiro como Helenos de Freitas, Garrincha e Zico, imortalizados nas telas e na memória de milhões de torcedores.

Além da mostra sobre futebol, filmes com outras temáticas também serão exibidos em Miami.

Os curadores do festival serão o diretor de fotografia Walter Carvalho, o cineasta e atual presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (AbpiTV), Marco Altberg, a produtora executiva, Elisa Tolomelli, o gerente de marketing e de desenvolvimento de projetos do Canal Brasil, André Saddy e o cineasta, produtor e fundador da locadora Cavídeo, Cavi Borges.

No próximo mês, será a vez do público londrino apreciar as produções audiovisuais brasileiras, durante a quinta edição do Braff London, que acontecerá entre os dias 27/09 e 01/10. A cerimônia de abertura da edição inglesa acontecerá na Academia Britânica de Filme, Televisão e Artes, onde acontece o “Oscar britânico”.

Em seguida, entre 04 e 10/10 os uruguaios poderão conhecer a produção cinematográfica brasileira, durante a quarta edição do Cine Fest Brasil Montevidéu. A inserção de Montevidéu no Circuito Inffinito, que promove o Braff, foi estratégica para a consolidação do intercambio do Brasil no mercado latino-americano.

Paralelo às edições do Brazilian Film Festival, acontecerá também a promoção da gastronomia brasileira. Em cada cidade onde se realiza o Braff, serão escolhidos dez restaurantes, próximos aos cinemas, para elaboração de um prato especial da nossa cozinha. “A gastronomia é um dos aspectos mais importantes da cultura de um país, agrega valor ao destino turístico, além de ajudar a divulgar os aspectos regionais de cada destino”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Fonte: Promoview

Deixe uma resposta