Jequiti consolida negócios apostando em suas consultoras

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Ações de relacionamento e orientação das profissionais norteiam estratégia da marca de cosméticos

A venda de cosméticos por uma revendedora na casa de suas clientes é uma fórmula comum. Em meio a tantas mudanças e evoluções no Marketing e na forma de se comunicar com o consumidor, grandes empresas do segmento continuam investindo nesse modelo que traz bons resultados, mas exige esforço na formação de uma equipe que entenda do assunto e seja motivada. É esse o trabalho da Jequiti.

A marca de cosméticos do Grupo Silvio Santos foi criada em 2006 apostando na venda direta. Hoje, a empresa conta com 150 mil revendedoras, com previsão de cadastramento de mais 50 mil até o fim desse ano. Elas são responsáveis por apresentar às consumidoras os 420 produtos do portfólio da empresa e os 150 da Villa Jequiti – que disponibiliza itens que não são cosméticos, mas podem interessar ao público alvo.

Embora o grupo acumulasse grande expertise no assunto devido às vendas diretas do Baú da Felicidade, a Jequiti só ganhou projeção no mercado a partir de 2008 com mudanças na gestão da empresa. Com a reestruturação, aumentaram os investimentos na cadeia de consultoras e em ações de motivação. “Queremos nos aproximar das revendedoras para que elas se sintam parte da empresa e não fiquem isoladas”, afirma José Francisco Queiroz, Diretor de Comunicação e Marketing de Relacionamento da Jequiti, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Foco nas revendedoras
Ao contrário da maioria das empresas que investem em ações de relacionamento com os consumidores, a Jequiti tem como foco fortalecer a relação com as suas revendedoras. “Desde a reestruturação focamos na nossa estrutura de vendas, por isso nossos benefícios são voltados para as profissionais”, explica o executivo, ressaltando que o mais importante no momento é fazer com que as clientes tenham acesso fácil à marca.

Atualmente, a empresa está presente com pelo menos uma consultora em cada um dos 5.200 municípios do país, com atenção especial ao nordeste. Embora nas regiões sul e sudeste o volume de vendas seja maior, proporcionalmente cidades do interior e do nordeste brasileiro são muito adeptas da venda porta a porta. “Acreditamos que o sucesso nesses locais se deva ao difícil acesso das pessoas aos grandes centros de consumo e à boa receptividade à venda direta”, diz o profissional.

É nessa receptividade e na proximidade entre consultoras e clientes que a Jequiti aposta. “A revendedora passa a frequentar a casa da cliente. Ela se transforma em uma amiga e uma consultora de beleza”, afirma Queiroz. Para fortalecer esses laços, a empresa investe no treinamento de suas “funcionárias” por meio das 350 gerentes de vendas responsáveis por determinadas regiões do país.

Jequiti na TV
É na televisão que estão as iniciativas mais fortes da Jequiti. O programa “Ganhe mais dinheiro com Jequiti” é exibido nas manhãs de domingo e conta com informações sobre produtos e promoções, além de conhecimentos gerais para auxiliar as vendedoras, maioria das classes C e D, nas negociações com as clientes. Para incentivar que as profissionais assistam à atração são realizados sorteios de produtos e oferecidos benefícios durante a exibição.

Outra iniciativa do SBT que tem como objetivo unir profissionais e clientes é o Roda a Roda Jequiti, que dá até um milhão de reais para a dupla vencedora. Para participar, as consultoras devem enviar os cupons que recebem pela venda de cada produto que efetuam. Elas também concorrem à possibilidade de assistir na plateia ao programa dominical do apresentador e dono da empresa, Silvio Santos.

O banco Panamericano, outra empresa do grupo, também oferece vantagens para as vendedoras. A instituição lançou um cartão de crédito para as consultoras da marca. Com o benefício, as profissionais passam a ter mais tempo para pagar as encomendas de produtos, podendo passar essa vantagem para as clientes. O Panamericano desenvolveu também o Jequiti Bônus, que reverte 2% das compras em lojas e estabelecimentos em créditos na fatura do cartão.

Com as iniciativas, a pretensão da Jequiti é chegar a meio milhão de consultoras nos próximos anos para distribuírem pelo Brasil os mais de 400 produtos da empresa que já fazem parte do portfólio e os outros 80 que devem ser lançados até dezembro. As maiores apostas da marca continuam sendo os licenciamentos com a Disney e a apresentadora Maysa, para a linha infantil; a personagem Penélope Charmosa, para mulheres, e a cantora Cláudia Leitte, para perfumes masculinos e femininos. Outra parceria da Jequiti é com o cantor Fábio Junior, que também assina uma linha de perfumes, a mais vendida da marca há dois anos.

Por Rayane Marcolino

Fonte: Mundo do Marketing

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