Marcas apostam em lançamentos para faturar no Natal de 2011

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Empresas como Starbucks, Bauducco, O Boticário e Natura investem no portfólio de produtos e trazem novidades para o mercado, usando ações promocionais para divulgá-las
O Natal não é a data mais esperada do ano apenas para os consumidores. Marcas como Starbucks, Bauducco, O Boticário e Natura apostam em lançamentos de produtos no período para faturar neste fim de ano, que segundo a expectativa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas deve apresentar um crescimento de aproximadamente 6% nas vendas, podendo chegar a 9%, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A Pandurata, detentora das tradicionais Bauducco e Visconti, é uma das empresas que aposta em novidades para o fim de ano. A companhia planeja um aumento de 18% nas vendas de panettones em 2011 e investe R$ 28 milhões em ações de Marketing no período, que representa 30% do faturamento anual da empresa. O grande lançamento da Bauducco para a data é o Chocottone Trufa, que chega ao mercado custando R$ 11,69.

Para atrair os consumidores nos pontos de venda, as latas dos panettones Bauducco também ganharam novas cores. Além da opção anterior na tonalidade vermelha e imagens natalinas, a embalagem do Panettone Bauducco 1kg ganhou uma versão dourada e a opção de 750g do Chocottone conta agora com uma lata alternativa na versão pérola. As embalagens triangulares dos Cookies de Natal da marca também podem ser encontradas agora nas cores verde e vermelha, ao preço sugerido de R$ 10,19.
Starbucks mais perto dos brasileiros
Outra marca que aproveita a forte demanda por panettones nesta época do ano é a Ana Maria, mais conhecida pelos bolinhos. A empresa pertencente ao Grupo Bimbo de Alimentos, do México, lança uma versão do tradicional produto natalino de 550g, recheado com gotas de chocolate, por R$ 15,99. A novidade tem foco no público infantil e conta com atrativos em sua embalagem como itens que podem ser recortados para compor um cenário, ao lado da mascote da marca. O portfólio traz ainda outras opções, como o Mini Panettone com Lata Personalizada de 80g e mini porções de 80g e 95g, custando R$ 3,49 e R$ 4,49, respectivamente.

Buscando se aproximar do consumidor brasileiro, a Starbucks também investe na clássica receita natalina e traz em 2011 uma novidade exclusiva para o mercado nacional. A empresa lançou panettones da marca, produzidos nas versões de Frutas Cristalizadas com Uva Passa e Chocolate Frutado, vendidos a R$ 42,90 e R$ 44,90, respectivamente. Quem adquirir o produto, ganha ainda um vale-frappuccino para ser trocado nas lojas da rede.

A escolha pelo panettone faz parte de um projeto maior. “A Starbucks está presente no Brasil há cinco anos e tem buscado por meio do seu portfólio se tornar relevante para os consumidores locais, principalmente na área de alimentos, onde temos mais flexibilidade para diversificar. Após a realização de pesquisas lançamos produtos inspirados na culinária do país, como pães de queijo, misto-quente, coxinhas de frango, empadas e três variantes de brigadeiros, que têm apresentado um bom desempenho nas vendas”, afirma Deborah Caig, Gerente de Marketing da Starbucks Brasil, em entrevista do Mundo do Marketing.
Cardápio natalino
Além dos alimentos, a Starbucks investe no cardápio de bebidas com o lançamento do Cranberry Chocolate Branco e a venda por tempo limitado do café Christimas Blend, comercializado nas lojas da marca apenas durante as festas de fim de ano. Para promover as novidades, a empresa realiza ações promocionais com o tema “Compartilhar Bons Momentos”.

A plataforma também envolve iniciativas de Marketing que incentivam os consumidores a presentearem os amigos, por meio de vale-bebidas ou gifts adquiridos na ação “12 dias para presentear”, que se encerrou na última segunda-feira, dia 12. Ao comprar algum produto em promoção no dia, os clientes ganhavam brindes como pacotes de café, ecobags, bebidas ou xícaras de chá.

As lojas da Starbucks foram ainda decoradas com peças que remetem ao Natal e os tradicionais copos brancos da marca foram substituídos temporariamente por outros na cor vermelha. A unidade da empresa na Alameda Santos, em São Paulo, recebeu um projeto de comunicação diferenciado no período, com elementos que lembram a data em países frios, como bonecos de neve.

Já com foco em 2012, a marca continuará a sua expansão no Brasil. “Encerramos 2011 com 29 pontos de venda abertos e, para janeiro do próximo ano, já está prevista a inauguração de mais cinco lojas no eixo Rio de Janeiro-São Paulo-Campinas”, afirma a Gerente de Marketing.
O Boticário pretende facilitar decisão de compra
O período não é próspero apenas para o setor de alimentos. De olho nos consumidores que desejam presentear amigos e parentes no fim de ano, marcas como O Boticário e Natura oferecem opções exclusivas para a data. Os já tradicionais estojos de O Boticário chegaram às lojas com produtos de linhas como Quazar, Malbec, Nativa e Capricho. Com foco no Natal, a rede investiu R$ 58 milhões e planeja crescer 30% no período, em relação a 2010.
As ativações da marca se iniciaram no fim de novembro, com o lançamento de um filme comercial e anúncios em revistas e rádio. Nos corredores dos shoppings onde está presente, a empresa também instatalou stands interativos que exibem as novidades da marca. “A medida pretende ajudar a diminuir o congestionamento de consumidores, comum nesta época do ano, e facilitar a decisão de compra dos clientes”, explica Ana Paula Ferrel, Diretora de Comunicação e Branding de O Boticário, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O Boticário aposta ainda em ações na internet para apresentar suas novidades aos consumidores. Na fan page no Facebook é possível enviar cartões postais virtuais para os amigos e encontrar um aplicativo com sugestões da marca para presentear, segundo as características de quem vai receber o agrado.
Nos 3,2 mil pontos de venda físicos, a marca conta com uma decoração especial e investe na expansão pelo Brasil.“2011 foi um ano de consolidação de O Boticário como marca corporativa, com reformulação do logotipo da companhia e o crescimento de 12% acima da média do mercado, que temos registrado nos últimos seis anos. Além das novas frentes de negócios, como a Eudora, inauguramos 200 lojas em 2011 e ainda há outras sendo abertas ainda em dezembro”, ressalta a Diretora de Comunicação e Branding
Natura aposta na diversificação de preços
A Natura também incrementa o portfólio e lança 25 produtos para as vendas de fim de ano, buscando superar o crescimento de 7,8% alcançado no último trimestre de 2011. Entre as novidades há kits compostos por itens que já estavam presentes anteriormente no mix de produtos e outros que chegam ao mercado em edição limitada. A estratégia da companhia é a segmentação dos preços, com valores entre R$ 19,90 e R$ 148,00, para atingir a diferentes públicos.
Entre as novidades reservadas para o Natal deste ano está o perfume “Biografia – Verão” (foto), que será vendido apenas no período de festas. Para o público feminino, a Natura criou kits que destacam a praticidade e contêm itens necessários para as mulheres, como sombras, bases e espelho. Os brindes também estão presentes como forma de atrair os consumidores. Caso do conjunto Mamãe e Bebê Natura, que além dos produtos acompanha uma bolsa de bebê.
Na tentativa de não decepcionar os consumidores, a empresa adotou uma medida para fazer com que seus produtos cheguem mais depressa aos clientes. “Nesta época, a competição com o varejo se torna mais acirrada, sobretudo na questão da pronta entrega. Estamos incentivando as consultoras a adquirirem alguns kits para que os produtos estejam disponíveis o mais rápido possível aos consumidores. As colaboradoras que apresentarem um bom desempenho nesta empreitada também serão reconhecidas e premiadas”, explica Luis Martini, Gerente de Marketing da Natura, em entrevista ao portal.
Veja outros lançamentos das empresas para o Natal deste ano:
:: A Perdigão aproveita o período para lançar o Chester Assa Fácil, que não necessita ser descongelado ou temperado antes de ir ao forno. A novidade chega ao varejo na versão Comum e Desossado Recheado com Farofa, exclusiva para os mercados de São Paulo;
:: O Pão de Açúcar e o Extra lançam uma opção de cardápio pronto para as festas de fim de ano. Os consumidores podem encomendar as ceias de Natal nas rotisserias das lojas e escolher entre 47 pratos. A meta do grupo é crescer 25% no período com a venda do serviço;
:: A Nestlé criou uma versão na cor preta da máquina Nescafé Dolce Gusto Piccolo, que pode ser adquirida no site da empresa por R$ 349,00. Há ainda a Gift Box, contendo 30 cápsulas de blends variados de café, que pode ser comprada por R$ 59,90, ou o Porta-cápsulas cromado por R$ 129,90.
:: A Cacau Show lança a linha “2 mil e Doce”, mantendo a parceria com o artista plástico Luciano Martins, responsável por criar as embalagens dos produtos sazonais da marca. Inspirada nas superstições de fim de ano, a empresa criou a Caixa Romãs da Sorte, baseada na simpatia de guardar as sementes da fruta na carteira para atrair boa sorte. Outra novidade é a “Agenda Feliz 2 mil e Doce”, em formato de tablete e aromatizada com chocolate, que pode ser encontrada nas lojas da Cacau Show por R$ 24,90. A expectativa da marca é um aumento de 35% nas vendas de Natal, em 2011;
:: O Vanilla Caffè também aposta na data, comercializando o Vanittone, minipanettone por R$ 9,90;
A Ferrero Rocher levou a conhecida pirâmide dos comerciais da marca para os pontos de venda. Os consumidores podem adquirir o produto na versão “cone”, com 17 bombons por R$ 32,00 no varejo. Há também uma opção com embalagem em lata, à venda pelo mesmo preço;
:: A Jack Daniel’s criou uma lata comemorativa para as festas de fim de ano. A novidade está disponível desde o dia 1º de dezembro e sofreu uma alteração na parte dianteira para exibir melhor a garrafa. Ao todo foram disponibilizadas 24 mil unidades para o Brasil, que podem se compradas por R$ 89,90;
:: A Chandon também investe nas edições comemorativas, ao lançar o pack especial Resérve Brut, que conta com cinco garrafas do espumante na versão de 750ml e uma Magum Resérve Brut, de 1,5L. O kit está à venda nos principais supermercados brasileiros custando R$ 300,00;
:: A Bamberg é outra marca de bebidas que aposta nos kits de produtos para o Natal. A empresa criou um conjunto de cervejas artesanais, composto por quatro rótulos, que está à venda por R$ 25,00;
:: A Avon também investe nos estojos como opção para presentear. A marca criou 20 conjuntos, com foco nos públicos infantil, feminino e masculino. Os consumidores podem optar ainda por uma embalagem para presente e os produtos custam entre R$ 19,90 e R$ 69,90.
:: A Mahogany criou cinco kits compostos por cremes de hidratação, sabonetes, nécessaire, com preços que variam entre R$ 49,90 e R$ 69,90, lançados especialmente para o Natal;

Fonte:Mundo Do Marketing

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