Marketing a alma do negócio!

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Hoje vou falar um pouco sobre marketing porque na verdade a estratégia de venda ou resultado para o sucesso de seu empreendimento está muito focada nesse aspecto. Sem o marketing não há vida para seu negócio! Já ouviu aquele jargão “A propaganda é a alma do negócio”? Pois é, realmente isso é verdade. Eu, como estudante de marketing e áreas afins, sinto cada vez mais que o conhecimento dessa ferramenta leva ao sucesso. É a pedra fundamental para o pedestal da glória de nosso empreendimento.

Não pense que você tendo um produto e lendo alguns poucos artigos ou ebooks ou livros, já estará apto para o sucesso, existe uma perspectiva a seguir, e esses materiais estimulam a buscar o conhecimento na área. Estude, porque assim fazendo, você obterá resultados concretos. Existem profissionais que podem lhe mostrar o atalho para o caminho, mas o custo elevado de seus cursos e palestras impedem a muitos dos pequenos empreendedores de possuírem tal conhecimento, então, visto essa situação, eu recomendo ao meu querido(a) leitor(a), estudar e buscar conhecimento na área de marketing em geral. Caso trabalhe na internet foque no marketing digital. Marketing digital são ações de comunicação que as empresas ou empreendedores utilizam por meio da internet.

Quantas empresas não praticam uma má venda, se preocupam apenas com a venda do produto, desinteressam pela qualidade e atendimento, utilizam Psicologia reversa para afastar os compradores que reclamam de seu produto, afim de fugir do compromisso de atendimento ao cliente. Sempre repito o cliente é o seu bem maior. Ele não se satisfez com o seu produto? Está reclamando, ofereça a ele uma resposta satisfatória de solução a sua indagação, melhorando o produto oferecido ou se for chegar ao extremo, lhe devolva o valor pago pelo seu produto, é o mínimo que poderá fazer. Você pode até acreditar que seu produto é perfeito, mas as vezes não corresponde com a expectativa de seu cliente, por isso é importante o estudo de mercado, saber como agradar em que ponto há necessidade para solucionar as dificuldades de seu cliente, é dar a ele o que realmente ele quer e precisa. Se preocupe com a boa impressão, ela é a que fica.

A duplicação

Quando você tem um cliente satisfeito ele com certeza retornará e vai adquirir quantos produtos for bom pra ele. Automaticamente isso vai gerar a duplicação na divulgação do marketing boca a boca feita por esse mesmo cliente que ficou satisfeito. Imagine o potencial de divulgação que hoje temos em nossas mãos diante as grandes redes sociais, fóruns e afins. Por isso é importante a prospecção de qualidade até chegar a seu produto que também deverá ser de qualidade. Digo qualidade não somente física, mas também pessoal, o bom atendimento e acompanhamento são fundamentais, seguindo a boa conduta nos termos que levam a prática da boa venda, você gerará na duplicidade, novas vendas.

Para um making completo há a necessidade de integração de uso de boas ferramentas tais como a propaganda, promoção na venda, uma boa pesquisa, política de preços e por ai vai, buscando se precaver na utilização de alguns seguimentos tais como:

Estudar as tendências no mercado atual


Qual a posição no desenvolvimento do mercado na sua forma ampla


Indicação sobre programas de controle


Lançamento de novos produtos, modificações e etc


Observando o controle de qualidade


Avaliando o produto do empreendimento , com os produtos semelhantes anunciados no mercado


Manter o bom relacionamento com meios de comunicação


Estudar os meios de divulgações de outros empreendimentos


Planejar e manter a gestão de seus relacionamentos públicos


Analisar estrategicamente os resultados


Um bom controle de distribuição de produto ou serviço


Controle na política de preço e vendas


Um bom controle de serviço no atendimento pós-venda


Assistência ao seu cliente após adquirir seu produto


Gestão nos resultados de venda

Enfim a lista ainda teria mais detalhes, mas é melhor parar por aqui porque não estamos fazendo um curso, estou apenas comentando para que possa estimular sua vontade em aprender mais a fundo sobre marketing. Se não nos preocuparmos com o além de nossos produtos e vendas, as ocorrências externas podem nos gerar um grande transtorno, isso seria uma miopia em marketing conforme a publicação de um artigo de Theodore Levitt, professor de Harvard, publicado em 1960.

O marketing ao meu ponto de vista humilde é uma arte, ainda existem estudos para provarem que é uma ciência, mas eu propriamente vejo o marketing com a profissão de um médico, ele exerce a medicina e dessa forma não se enquadra em um cientista, para mim a medicina também é uma arte.

Temos várias ferramentas para o trabalho de marketing, você já ouviu falar de cybermarketing? Não? Pois é! É algo muito utilizado por grandes corporações hoje em dia, as empresas de grande porte não utilizam o cybermarketing necessariamente para vender, mas sim para manter contato em tempo real e conquistar valiosas informações mediante o seu público alvo.

Hoje em dia está muito na moda o ecomarketing o chamado marketing ambiental, é o marketing que se preocupa com as consequências geradas contra a natureza vindas de situações diversas, por exemplo não jogue lixo na rua, futuramente os bueiros estarão entupidos e a enchente virá, isso é um ecomarketing, diversos tipos de nomes se dão para cada situação do marketing mas no fundo isso tudo é a mesma arte, a arte de promover algo!

Eu diria que hoje é importante trabalhar inicialmente com o marketing de relacionamento, conhecendo o seu prospecto, procurando saber o que realmente ele deseja e o que poderá satisfaze-lo esse é o seu maior empreendimento, manter o seu cliente.

O facebook, twitter, google, youtube entre outros praticam o web marketing, o marketing exercido através da internet.

A Escolha de seu produto

Um bom design, atendimento, educação, e entretenimento são chaves que podem fazer a diferença na escolha do seu produto pelo cliente e a sua definição se compra ou não com você. Um comprador acaba comprando com mais facilidade um produto de alguém que ele já conhece, que é fã e que foi conquistado por sua autoridade no conhecimento do produto ofertado.

Se você recebe um cliente interessado em um infoproduto numa versão que somente o seu concorrente tem, você empurraria a versão antiga de seu infoproduto para ele, afim de vender, dizendo que não importa a versão, porque é tudo no final a mesma coisa? Ou diria a ele que o seu produto tem uma versão inferior ao seu concorrente e que ele deve se direcionar a outra loja afim de adquirir a versão que ele realmente precisa e quer?

Bem se você respondeu que direcionaria o seu cliente para outro que tem o produto que ele quer, você PERDEU UMA VENDA! OPS! Mas isso não importa, porque você CONQUISTOU VÁRIOS CLIENTES, sabe porque? Porque ele dirá as outras pessoas que você é sincero e portanto o que vender será o que realmente irá atender as necessidades, resumindo ele irá recomendar você para outros podendo até dar testemunho de sua pessoa ou empreendimento continuadamente.

Estou ansioso por falar sobre os gatilhos mentais, logo logo, escreverei artigos sobre esses assuntos tão importantes para um bom sucesso financeiro, além também de artigos motivacionais, ajudar é maravilhoso eu tenho prazer em passar os meus conhecimentos adquiridos nessa jornada, mesmo que seja curto como em um artigo, porque sei que estimula a vontade de aprender e trazer futuros vencedores rumo ao sucesso, você pode, você quer, você fará a diferença, Deus te abençoe!

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Fonte: Administradores.com

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