Marketing Digital: Dicas para Geração de Leads Online

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No post sobre como definir um KPI, falei também sobre a importância de um site ter seus objetivos claramente definidos e de orientar toda operação digital para a busca do cumprimento destas metas.

Para um site de comércio eletrônico, o principal objetivo é simples: vender. Contudo, muitas empresas não vendem online, por opção ou por falta de viabilidade. Nestes casos, os objetivos também devem ser traçados de maneira que se possa utilizar potencial digital para fomentar o crescimento do empreendimento. Em casos como este, onde a venda online direta não está disponível, a solução é a Geração de Leads.

A Geração de Leads é a prospecção de clientes qualificados para comprar um determinado produto ou contratar um determinado serviço. Através dela, as empresas podem conseguir valiosos cadastros e contatos de clientes em potencial que têm interesse naquilo que estão vendendo. Portanto, os leads podem ser vistos, via de regra, como o principal objetivo de sites que não praticam comércio eletrônico.

As campanhas de mídia realizadas para com foco na geração de leads devem ser assertivas na busca de usuários que tenham identificação com aquilo que a empresa tem a oferecer. Desta forma, os acessos serão mais qualificados e, consequentemente, os cadastros gerados terão maior possibilidade de conversão final. Canais como SEM (Seach Engine Marketing), e-mail marketing e redes sociais são ótimos para este tipo de prospecção.

Outro ponto importante para uma estratégia bem sucedida de geração de leads é a definição da ação pós-cadastro: a rapidez no atendimento ao possível cliente, o processo de abordagem e o canal adotado para tal contato são fundamentais para que aquele usuário qualificado se torne, efetivamente, um cliente. Portanto, não adiantar ter uma campanha fantástica para conseguir cadastros se este usuário não tiver um atendimento rápido e eficaz.

Por fim, uma prática muito salutar para a empresa que colhe os leads é realizar o cruzamento destes cadastros com e as vendas realizadas, para que se possam identificar quantas e quais vendas foram realizadas através deles, de tal modo que seja possível dimensionar o custo de cada lead, para que o investimento em marketing digital seja feito da maneira mais rentável possível.

Fonte: www.pontomarketing.com

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