Marketing digital e sua aplicação como estratégia de comunicação

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O marketing digital é, hoje, um dos principais recursos para aumento de vendas e fixação de marcas no mercado. O marketing digital é caracterizado pelas ações de comunicação que as empresas utilizam para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar suas redes de relacionamento por meio da internet, telefonia celular e de outros meios digitais.

Quando a internet começou a ser utilizada como meio comercial e publicitário em meados de 2000, o banner era a principal peça publicitária do marketing digital. No entanto, diante da evolução do universo digital, especialmente com a utilização da tecnologia flash da Macromedia, os recursos foram muito além das imagens animadas no formato gif. Eles evoluíram e, hoje, geram peças interativas e animações complexas.

Por meio desse software e de outras tecnologias, iniciou-se a criação de sites inteiros, especialmente os chamados hot sites, páginas interativas com prazo de validade de veiculação e objetivo promocional, com o intuito de divulgar produtos e/ou serviços, como empreendimentos imobiliários; automóveis; produtos alimentícios e muitos outros.

O uso do portal de busca Google (www.google.com.br) como ferramenta de marketing também representou uma mudança radical para o mercado de mídia. Agora, é o usuário quem decide, ao realizar uma busca, a empresa ou conteúdo que pretende acessar clicando no resultado escolhido. Assim, as empresas estão explorando cada vez mais essa interatividade.

Esse tipo de marketing digital, conhecido como “marketing de busca” posiciona os sites das empresas, que utilizam os serviços do Google, nos primeiros lugares da lista apresentada pela busca. Existem duas maneiras de posicionar a empresa nas buscas do Google: por meio dos “Links Patrocinados (AdWords)” e por meio da “Otimização de Sites (SEO – Search Engine Optimization)”. Os “Links Patrocinados” tratam das técnicas que criam os anúncios pagos do Google. Já a “Otimização de Sites” organiza o conteúdo e a estrutura dos sites para que eles sejam, rapidamente, encontrados na busca realizada pelo usuário.

As características do marketing digital estão mudando também com a web 2.0 a web 3.0, que abrangem também a implementação de redes sociais de relacionamento e blogs corporativos, promovendo a interação dos usuários.

A nova tendência do marketing digital é pesquisar mercados, divulgar produtos, serviços e marcas nesse ambiente virtual, de maneira mais democrática, permitindo que o usuário/consumidor interaja com o produto e/ou serviço de interesse.

As empresas estão se adaptando aos novos modelos de relacionamento. Para isso, o potencial da internet, hoje, não é só comunicação e informação, mas também apresenta-se como um instrumento de vendas e relacionamento.

Conheça algumas vantagens do marketing digital:
 trata-se de comunicação 24 horas, todos os dias do mês, permitindo maior acessibilidade;
 as mensagens tornam-se, cada vez mais, personalizadas e individualizadas;
 promove a interatividade com clientes reais e potenciais;
 quantifica e avalia, imediatamente, e de forma viável, o impacto da estratégia de comunicação com o mercado.
 baixo custo associado à comunicação que se multiplica na mesma medida em que aumenta o número de usuários.

Atualmente, é fundamental, portanto, que toda empresa implemente suas ações de comunicação na internet, identificando e interagindo com seus públicos-alvo. Lembrando que, obrigatoriamente, a estratégia de marketing digital deve estar afinada com a estratégia de marketing da empresa. Afinal, trata-se de mais um canal de vendas e de fixação de marca, potencializando a imagem da empresa, sua notoriedade e agregando valores à mesma.

Para o setor de brindes e produtos promocionais, por exemplo, a exposição virtual é fundamental em um momento histórico em que a praticidade e a urgência são os elementos que ditam as escolhas dos compradores. Quando o responsável pela aquisição de brindes de uma empresa iniciar uma procura pelo melhor brinde; além dos catálogos, uma outra fonte rápida de pesquisa de informações é a internet. Portanto, quanto mais em evidência sua empresa estiver e quanto maior for o número de dispositivos utilizados para que seja encontrada com facilidade, maior será seu potencial de vendas. Quem faz a busca terá o brinde comercializado por sua empresa como resposta.

O desafio atual é planejar ações de comunicação digital em meio a tantas tecnologias e siglas. Nessa medida, ser usuário é indispensável – navegar, pesquisar e interagir no meio digital. E ainda, vale ressaltar, que o marketing digital está, intimamente, relacionado às redes sociais. Portanto, conhecê-las e saber como sua empresa pode transformar-se em notícia é o primeiro e principal passo para iniciar um planejamento de comunicação mercadológica.

Talita Quirino
Jornalista Responsável

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×