Organize seu Evento e Promova sua Marca

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O mercado de eventos brasileiro passou por mudanças significativas nos últimos cinco anos. Empresas internacionais estão investindo cada vez mais no Brasil, justamente porque o país tem um mercado muito grande para ser absorvido.
O evento é considerado um novo recurso publicitário. Para que ele seja bem aproveitado, é importante preencher alguns requisitos imprescindíveis. Um bom evento deve ter perfeita execução e boa repercussão. Para que isso aconteça é necessário que ele seja bem planejado.
As características e objetivos devem ser estabelecidos e o evento deve ser pensado com antecedência. Isso é fundamental para que haja tempo para os preparativos que envolvem diversos setores. Em uma reunião de planejamento estratégico de um evento, forme um grupo de profissionais que será responsável pelo seu desenvolvimento.
A boa divulgação é mais um item que favorece o sucesso do evento. É importante traçar uma estratégia de comunicação para atrair público e imprensa para divulgar o motivo da realização do evento. Pense na distribuição de panfletos, cartazes em locais públicos, anúncios nos jornais, spots de rádio e ainda faça divulgação por meio de mala-direta e e-mails.
É bom saber escolher horários e locais de acordo com estratégias jornalísticas. Na maioria dos veículos televisivos, por exemplo, os eventos do início do dia aparecem no noticiário da noite, os que ocorrem mais tarde, dificilmente, são transmitidos no mesmo dia. Se o evento for visualmente atrativo, isso inspira operadores de câmaras e fotógrafos. Pense nisso!
Algumas dicas para logística preliminar
• Eleger um grupo responsável. Definir as responsabilidades específicas de cada profissional.
• Determinar data apropriada. É bom verificar se o evento não está competindo com outras atividades importantes.
• O local do evento deve ser acessível aos deficientes. Deve existir um parque de estacionamento suficiente para abrigar os veículos e ficar perto dos transportes públicos.
• Providenciar as autorizações necessárias.
• Divulgar o evento.

Algumas dicas para logística do local
• Providencie proteção contra chuva ou sol. Dificilmente, temos certeza absoluta a respeito da previsão do clima.
• Escalar enfermeiros, médico e/ou equipamentos de primeiros socorros.
• Se o local não for muito visível, coloque sinalização.
• Limpeza. Coloque cestos de lixo e equipe de limpeza para o pós evento.
• Roteiro: escolha e contate os oradores com antecedência, determine a duração da programação e de cada discurso.
• Distribua em pontos estratégicos folhetos, livros, autocolantes, e outras peças com a marca do evento.
O jovem empresário Miguel Santos Neto, diretor operacional do Grupo Brasil Rio e criador da Fispal – Feira Internacional da Alimentação, é apoiador dos eventos desse setor como estratégia de divulgação de marcas e de empresas. Neto afirma que “no mercado de eventos, investir é fundamental. Precisamos estar sempre modernizando o evento, investindo em novas atrações e novos serviços”. Para ele, os eventos trazem uma linguagem moderna, de tecnologia, e deixa as empresas atualizadas em relação ao mundo. “Assim passamos a ser parte do mundo de negócios, porque estamos ligados a todos os lançamentos. O mercado de eventos é um mercado muito dinâmico, porque propicia novos negócios, novos clientes, novas empresas, novos produtos”, afirma o empresário.
Planeje-se, promova a sua marca e organize o seu evento! Um evento inesquecível cria um cliente satisfeito e fiel.
Talita Quirino
Jornalista Responsável

Deixe uma resposta