Quando pedimos para as pessoas apontarem cinco nomes relevantes do Marketing, pode ter certeza, o nome de um professor estará presente na maioria dessas listas: Philip Kotler.
Sua extrema facilidade em transmitir conceitos e premissas sobre o marketing já inspirou pelo menos cinco milhões de pessoas que compraram seus livros. Kotler, inclusive, é o detentor de diversas teorias estudadas nas universidades e aplicadas nas empresas em todo o planeta.
Confesso que o professor é um dos meus ídolos e, volta e meia, minha fonte predileta de pesquisas para reportagens na área. Mesmo já ter escutado diversas críticas sobre os seus conceitos – muitas vezes ele sendo apontado como um "repaginador" de teorias já existentes (o mais do mesmo) -, analiso o trabalho de Kotler como fundamental para despertar o marketing – na prática e na teoria – em qualquer pessoa disposta a compreender melhor a área.
Apesar de já ter tido o privilégio de assistir a uma palestra de Kotler em 2010, foi dois anos depois que tive a felicidade de conversar pessoalmente com o professor. Minutos antes do contato, mais parecia uma criança próxima de abrir seu presente de aniversário. Ansiedade, coração batendo rápido, mãos suando… Afinal, não é todo o dia que o ícone do marketing está na minha frente.
A conversa, compartilhada com outros jornalistas, não demorou muito, um pouco menos de uma hora. Mas foi tempo suficiente para o professor de 81 anos mostrar toda a sabedoria que o faz ser tão aclamado pelo mundo.
Esse bate-papo foi publicado na revista Administradores (págs 38,39) e você pode conferir aqui.
Caso você queira saber um pouco mais de Kotler, compartilho duas outras matérias envolvendo seus conceitos:
>> 7 coisas que você deve aprender sobre marketing com Philip Kotler
>> A nova era do Marketing
Fonte: Administradores