O Marketing Promocional nos processos de fidelização e lealdade de marca

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Num mundo de mudanças feéricas, inundado de novidades todos dias, uma tarefa difícil é conquistar a atenção de clientes e prospects. E, mais ainda, a tão desejada fidelidade a marcas, serviços ou produtos.

Todas as empresas sonham em repetir o exemplo da Apple, que consegue manter clientes fiéis, que agem como apaixonados advogados da marca. Realmente, não é simples. Mais do que apresentar produtos ou serviços de qualidade – condição necessária, mas não suficiente –, há muitas variáveis que influenciam as decisões de consumidores, assediados por novas opções todos os dias.

O Marketing Promocional tem um importante papel nesse processo. Para demonstrar boas atuações, valho-me de 3 cases exemplares, ganhadores de Grand Prix no Cannes Lions deste ano. O primeiro, Grand Prix em duas categorias (Promo&Activation e Direct), é uma fantástica iniciativa da Amex junto às pequenas e médias empresas americanas (small business), que resultou na criação de uma data promocional oficial nos EUA: Small Business Saturday. Graças à iniciativa da Amex, os pequenos negócios têm agora uma data de forte apelo promocional, um dia após a consagrada Black Friday, mega liquidação ansiosamente esperada pela população. Nesses momentos de negócios em baixa nos EUA, uma empresa se propõe a dar todo o suporte para que seu small business prospere. Não tenho nenhuma dúvida de que a Amex conquistou corações e mentes nesse importante segmento. E, logicamente, isso poderá resultar em maior fidelidade à marca.

O segundo caso é o da Chiplote, uma rede de restaurantes dos EUA. A promessa da empresa é só usar insumos de produtores que respeitam os fundamentos básicos da sustentabilidade, principalmente no trato dos animais. Ao invés de confinados em cubículos, os porcos usados nos pratos do restaurante são oriundos de fazendas que garantem bons tratos, que incluem a criação em amplos espaços, sem confinamento. Para demonstrar esse jeito respeitoso e responsável, a empresa realiza eventos para as comunidades onde atua. O Chiplote Food/ Ideas/ Music Festival, leva produtores, artistas, músicos e chefs alinhados com esse jeito Chipotle para receber clientes e público em geral, que percebe, ao vivo, a autenticidade do posicionamento da empresa. A atividade ganhou Grand Prix na categoria Branded Content & Entertainment e foi um poderoso instrumento de Marketing Promocional, em complemento ao belo comercial veiculado pela empresa, que ganhou Grand Prix em Film.

O terceiro e último case que separei é a Coca-Cola. A empresa ganhou um Grand Prix em Design com uma peça criada em Xangai. A “onda”, tão característica da logomarca da empresa recebeu a intervenção de duas mãos sendo apertadas. Um evidente sinal de amizade e cooperação. O case vencedor em Design é apenas uma peça no meio de tantas ações coerentes com o mote principal da icônica marca: felicidade, companheirismo e amizade. A ação “Share a Coke”, por exemplo, permitia que você enviasse uma lata de Coca-Cola para um amigo. Enfim, mais do que o sabor e a refrescância, a Coca-Cola fideliza seus clientes por intermédio de atributos extrínsecos, tão bem demonstrados em ações institucionais e a de ativação.

Para concluir, eu afirmaria, sem medo de errar, que a conquista da fidelidade de clientes está mais na atitude da empresa do que nas ações formais de comunicação. E essa é uma praia que tem muito a ver com o Marketing Promocional.

Fonte: Ampro

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