O sucesso está na atitude

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Nestes vários anos trabalhando com consultoria voltada à gestão, o que chamou a atenção foi o fato de encontrar empresários sem formação, com relação ao que se considera base para que os negócios evoluam adequadamente, principalmente nos meios acadêmicos, mas coroados de pleno êxito no exercício da atividade. São empresários que não concluíram seus estudos, não tiveram uma base familiar voltada a negócios, não tinham conhecimento sobre o mercado que atuavam, mas diante de toda esta adversidade, triunfaram. Por qual motivo pessoas “não preparadas” conseguiram êxito no seu empreendimento enquanto que outras, com base e preparação não obtiveram o mesmo resultado?

Mesmo que se possa imaginar que os ingredientes “sorte” e “destino” tenham sido benevolentes com estes austeros empresários sem formação, o certo é que não se encontrou essa relação, mas, pelo contrário, o dia-a-dia de cada um, visto bem de perto, não foi nenhum caminho de pétalas de rosa e o que mais se viu foi um trabalho árduo e contínuo desses gestores. Logo, o sucesso parece estar em outra esfera.

Gostar do que faz e diante das adversidades, buscar soluções ao invés de lamentar os desafios, parece ter uma relação mais próxima com esses empresários. Uma palavra que pode ilustrar essa postura é a atitude. Diante das oposições costumeiras como “isso não vai dar certo”, “esta é a pior opção” e assim por diante, seguiram sua vontade, permaneceram no seu caminho e foram adiante.

Esta postura também é identificada nos gestores com base e formação, que lograram de êxito na sua empreitada. Logo, outros ingredientes como persistência, objetividade, coerência, dedicação e satisfação, junto com a atitude, estão mais próximos aos casos de sucesso. O que pode acontecer, por conseguinte, é o aproveitamento com maior intensidade das oportunidades que surgem em cada tipo de negócio. Sendo assim, como é possível ver, ou mesmo identificar o movimento do mercado se, ao menos, a satisfaçãodo que se faz não está presente? O mercado parece ser sempre uma incógnita e não um espaço aberto para todos, quando não se sente prazer no que se faz.

É muito comum encontrarmos empresários que dizem ter um negócio. Na verdade, é o negócio que os têm e para que sua empresa se mantenha e prospere, ela sim é quem exige dedicação, principalmente daqueles que estão à frente dela. Logo, o sucesso realmente não tem receita, mas alguns elementos são comuns naqueles que superaram os desafios e venceram as incertezas, seja com formação ou não. Uma forma simples para verificar é identificar se alguns dos itens apresentados fazem parte da postura do gestor. O resultado dessa análise pode ser o início de uma grande mudança.

Fonte: Administradores

Deixe uma resposta