Na pista e com Senna no coração na promo da Raízen

O Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, apresentam a ação de marketing promocional “Você na pista. Senna no coração”.

Os autores das respostas mais criativas vão dar uma volta rápida em circuitos onde acontecem provas da Stock Car. Além disso, poderão assistir à corrida, com um acompanhante, no camarote VIP da equipe Shell Racing no circuito.

Para participar, basta acessar a página oficial do Ayrton Senna no Facebook e responder à seguinte pergunta: “O que vai fazer essa volta rápida ser tão especial para você?”.

Serão escolhidos três vencedores em três etapas da Stock Car 2013. Os carros vão acelerar em Ribeirão Preto (SP) no fim de semana dos dias 10 e 11/08; em Curitiba (PR) em 19 e 20/10, e em São Paulo (SP) em 14 e 15/12.

Fonte: Promoview

TaxiCast promove Magnum só no calor

Em parceria com a BrightMove Media, a Unilever vem testando uma novidade: o “TaxiCast” – anúncios em telas de LED colocados no teto dos veículos que só acendem se o calor, a umidade e a claridade estiverem de acordo com o desejado.

Para divulgar uma edição limitada do sorvete Magnum, a empresa instalou esses anúncios em 25 táxis de Londres, e a peça só aparece se fizer calor, ou melhor, calor londrino, entre 16 e 19 graus.

Conforme relata o Ad Age, o grande apelo dessa mídia é o público que a marca consegue atingir das 07h às 10h, também, em regiões menos acessíveis da cidade.

Fonte: Promoview

Rótulo ecológico é a novidade da XYZ Live em eventos

A XYZ Live anunciou que todos os seus eventos a serem realizados em São Paulo neste segundo semestre terão o “Rótulo Ecológico”, conferido à empresa pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Fazem parte desta lista as apresentações de Bon Jovi, Iron Maiden, Beyoncé , John Mayer, Paramore e Papa Roach.
A chancela qualifica eventos como integralmente sustentáveis. Entram na avaliação desde quesitos ambientais a sociais e financeiros.

Além de atender às legislações ambientais vigentes e garantir a extensão das boas práticas para todos os serviços prestados pelos fornecedores, é preciso também investir em fornecedores locais 10% do dinheiro para as categorias de bebida e alimentos e incentivar o uso de meios de transporte coletivos ou ecologicamente corretos, como as bicicletas.

A ABNT já certificou mais de 250 produtos de outros setores com o Rótulo Ecológico – a XYZ, responsável pelos recentes show do Kiss e do The Cure (foto) no Brasil, é a primeira do ramo de entretenimento.

“Fazemos uma análise do berço ao túmulo do processo produtivo. Se o fornecedor utiliza carvão, o organizador tem que checar a origem do material, se ele é proveniente de alguma área de desmatamento, entre outras variáveis. O Rótulo Ecológico foi desenvolvido para fomentar as boas práticas no mercado de entretenimento como um todo”, explica Luiz Boschetti, gerente de Negócios da ABNT, em comunicado oficial.

Fonte: Promoview

Motivos para investir no marketing esportivo

O mercado brasileiro na área dos esportes está passando por um período de grande expansão devido aos investimentos gerados, principalmente, pela Copa de 2014 e pelos Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo o IBME (Instituto Brasileiro de Marketing Esportivo), a indústria esportiva brasileira movimenta em média R$ 31 bilhões por ano, o que equivalente a 3,3% do Produto Interno Bruto. Nos últimos anos, as ações mercadológicas voltadas para o esporte registraram um crescimento médio de 12,3%, empregando diretamente mais de 300 mil pessoas (estudo de mercado realizado pela rede Bahia de Televisão).

Segundo Pitts & Stotlar (2006), Marketing Esportivo é a aplicação dos princípios de marketing a qualquer produto (bens, serviços, pessoas, lugares e ideias) da indústria do esporte.

O esporte é um produto intangível que mexe com a emoção das pessoas. É uma prestação de serviço de entretenimento e diversão. É um momento em que as pessoas podem sonhar, relaxar e compartilhar suas alegrias ou frustrações. Mexe com o emocional e espiritual.

O torcedor ao comprar um ingresso para um estádio ou assistir o evento na TV, ele espera participar de uma boa experiência, de se emocionar com os lances e com as atuações dos atletas nas mais diversas modalidades de esportes. Os resultados são imprevisíveis!

Pensando assim, o esporte é um produto que tem como objetivo de seus idealizadores gerarem emoções do público. Para quem presencia o evento num estádio ou arena esportiva a emoção é ainda maior. Antes do evento, há somente uma expectativa, durante o evento as emoções afloram e após o evento as comemorações continuam com a torcida do time ou atleta vencedor e o silêncio dos perdedores.

Algumas das características do esporte como produto:
•É universal;
•É intangível e subjetivo;
•É produzido e consumido simultaneamente;
•Forte identificação com o público;
•Imprevisível e inconstante.

O esporte como produto pode ser adaptável a qualquer empresa ou marca. As empresas que investem em esportes buscam aumentar a identificação com seus clientes e prospects, assim como o relacionamento.

Os eventos esportivos garantem visibilidade para as marcas dos patrocinadores, porque, dependendo do evento, é visto por milhares de pessoas, fazendo com que suas marcas ganhem espaço na TV, sites, jornais, revistas e outras mídias.

A parte tangível dos esportes são os atletas, árbritos/juízes, auxiliares, materiais, equipamentos e instalações.

Por ter forte apelo emocional, as ações de marketing devem envolver emocionalmente o consumidor, assim como todo o planejamento relacionado aos aspectos tangíveis para atender as necessidades e expectativas dos clientes.

Seu objetivo principal é transferir os benefícios, atributos e valores do esporte para seus produtos e marcas. A empresa reforça seu composto de marketing, aumentando assim seu potencial de propaganda e publicidade, de relações públicas, de assessoria de imprensa, de merchandising e de vendas.

Alguns dos benefícios do uso dos esportes nas empresas:
•Visibilidade potencializada;
•Audiência ampliada;
•Imagem renovada;
•Vendas ampliadas;
•Aumento no relacionamento;
•Oportunidades de negócios;
•Criação de comunidades virtuais;
•Mobilização e motivação de consumo.

Algumas conclusões sobre o uso do marketing esportivo nas empresas:

O esporte ativa a comunicação e o marketing das empresas, gerando maior visibilidade institucional, incrementando as vendas e relacionamento com clientes e mercado, possibilitando e ampliando as oportunidades de negócios.

Bibliografia:

Fundamentos do Marketing Esportivo, Brenda G. Pitts & David K Stotlar, Phorte, 2006
MELO, Neto, Francisco Paulo de – Marketing Esportivo – 2ª. Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2000

Com tantas opções de redes sociais, em qual delas devo focar minha atenção?

Não são poucas as vezes que escuto a mesma pergunta: com tantas redes sociais disponíveis hoje em dia, em qual delas devo focar meus investimentos de marketing? Em todas?

Com o ritmo alucinado em que surgem novas redes sociais na internet, investir em todas elas significa possuir um orçamento sem restrições. Como esse não é o caso da grande maioria das empresas, é preciso encontrar pelo menos algum critério que permita ordená-las por seu grau importância para os negócios.

Eu já ouvi profissionais de marketing apresentarem as mais variadas sugestões: invista nas redes mais novas, que são as mais modernas e inovadoras, como o Instagram ou Pinterest; invista no Google+ que é a rede do Google, a maior empresa global de internet; invista em redes verticais, isto é, aquelas que focam em um determinado segmento como por exemplo viagens, futebol, cerveja, em vez de redes de massa como o Facebook.

Apesar de todas essas opções terem seu grau de relevância, elas deixam de considerar um fator fundamental: Market Share. Os investimentos de marketing devem ser direcionados para as redes que recebem a maioria dos internautas. Não adianta nada selecionar uma opção que possui muito poucas visitas.

Veja no gráfico a lista das 10 maiores redes sociais entre os usuários de internet no Brasil em abril deste ano. Ela pode ser usada como uma referência inicial para a seleção de onde alocar os investimentos. Se ainda assim ela parecer muito grande, foque nas opções com as maiores visitas. Não se esqueça que o Orkut, apesar de ainda surgir na terceira posição, está em pleno declínio e pode ser desconsiderado. Nesse caso sobram apenas duas redes, Facebook e Youtube. Foque nelas e esqueça das demais, pelo menos até atingir a representatividade desejada. Se ainda assim você se sentir culpado por não alocar nem um centavo nas demais opções, não se esqueça, essas duas redes juntas representam 85% do market share de visitas nas redes sociais do País!

Fonte: Administradores.com