CRM é estratégia de negócio

Por Lincoln Morato

Um dos valores mais preciosos de uma empresa é o seu cliente. Conquistá-lo e mantê-lo são metas que todo empreendedor deve ter, por isso, as organizações não medem esforços para desenvolver estratégias voltadas para esse foco. O conceito em voga hoje é o CRM, ou Customer Relationship Management, que nada mais é do que a gestão do relacionamento com o cliente. Trata-se de algo mais abrangente do que uma solução tecnológica de gestão de dados, é uma estratégia de negócio que tem por objetivo antever as necessidades dos clientes já conquistados, com o objetivo de fidelizá-los, e de gerar oportunidades para a conquista dos novos.

Aspectos como bom atendimento, satisfação e valor do cliente, retenção e lealdade à marca entram em cena, muito em função das novas tecnologias que aproximam cada vez mais as empresas de seus clientes, oferecendo uma gama de canais de comunicação. A Internet sem dúvida estrutura essa dinâmica, ampliando a interação entre o consumidor, as empresas e seus produtos.

Os sistemas de CRM têm como pilar operacional a gestão de uma enorme base de dados. Para ser eficiente, esta base deve se manter organizada, higienizada e validada, pois é ela quem vai auxiliar nas ações para reconhecer, atender e dar a devida atenção ao cliente. Assim, é fundamental que a empresa crie mecanismos específicos e padronizados para colher informações sobre os clientes para alimentar sua base de dados. E o mais importante deste processo de gestão: a forma personalizada de gerenciar as informações dos clientes. Daí a importância da qualidade a da atualização de informações, pois cada cliente tem suas especificidades e, ao tratá-lo de forma particular, cria-se vínculo e aumenta o ciclo de vida da relação comercial.

A troca de informações entre os colaboradores da empresa e os clientes, por meio dos sistemas de CRM, permite a criação de seu histórico (dados cadastrais, compras, eventuais reclamações, comentários), o que baliza as estratégias a serem estabelecidas em todas as áreas da empresa: comunicação, marketing, vendas, produção etc. Por meio de relatórios gerenciais do CRM é possível empreender ações, cujo lema é atender ao cliente certo, na hora certa, com o produto adequado, pelo canal de comunicação mais eficaz.

Não por acaso, segundo pesquisa da Gartner, os softwares de CRM estão na mira dos empresários ao redor do mundo, ocupando o primeiro lugar na lista de prioridades de investimentos para este e o próximo ano. O estudo envolveu 1,5 mil executivos em 13 países, incluindo Austrália, Brasil, China, Colômbia, Alemanha, Índia, Indonésia, México, Rússia, Cingapura, Coreia do Sul, Reino Unido e organizações norte-americanas. No entanto, o conceito de CRM como estratégia de negócio não deve ser entendido apenas como uma evolução tecnológica.

Em um mundo marcado pela economia livre e competitividade agressiva, o consumidor, há um bom tempo, deixou de ser passivo para tornar-se exigente e seletivo. Assim, é preciso conhecê-lo para poder conquistar. O aspecto relacional entre a empresa e o cliente pressupõe a compreensão de valores, de desejos, enfim, de pessoas, e, as empresas devem usar a tecnologia como ferramenta para este objetivo, não como um fim em si.

Lincoln Morato é coordenador de marketing da ZipCode

Fonte: ClienteSA

Especialistas debatem sobre ferramentas do Live Marketing durante Congresso inédito

Durante os dois dias reservados para o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, evento inédito que irá reunir dezenas de agências, fornecedores e anunciantes em São Paulo, a AMPRO – Associação de Marketing Promocional prepara atividades paralelas organizadas por especialistas que compõem cinco dos seus comitês especializados. Com a presença de convidados especiais, os grupos irão debater informações relevantes sobre marketing de incentivos, trade, logística e estudos acadêmicos. “Além do conteúdo exclusivo do Congresso, a AMPRO também disponibiliza ao público os detalhes dos trabalhos de comitês especializados, que igualmente contribuem para o desenvolvimento do Live Marketing no Brasil.”, afirma Kito Mansano, presidente da entidade.

No dia 29 de julho, a partir das 14h, o GEA – Grupo de Estudos Acadêmicos da AMPRO, liderado por Luciano Bonetti, coordenador do curso de Comunicação Mercadológica da Metodista, discutirá sobre as novas diretrizes curriculares para os cursos de comunicação, com a presença de Fernando Ferreira de Almeida, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Metodista e diretor da Intercom; e alguns convidados já confirmados, como João Riva (FAAP e sócio-diretor da Omelete Inteligência), Altair Scheneider (Metodista), Marina Pechlivanis (ESPM e sócia-diretora da Umbigo do Mundo). “O encontro acontece em um momento muito importante para o ensino da comunicação, pois o Ministério da Educação esta em plena discussão das novas diretrizes curriculares para os cursos desta área. O nosso mercado precisa participar desta discussão e dar a devida importância para as disciplinas que envolvem o Live Marketing. Pretendemos discutir o papel de cada um: agências, clientes, universidades e professores na formação do novo profissional de Live Marketing. O Fernando trará um panorama de como está o andamento das novas diretrizes e no debate vamos ouvir o ponto de vista de cada um”, grifa Bonetti.

Com início às 15h40, o Comitê de Planejamento Logístico abordará o tema “A contribuição da Logística para a Evolução do Live Marketing”, com destaque para os diferenciais que a logística promocional oferece para o sucesso das ações. “Se é ao vivo, tem data, local e hora para acontecer. Abordaremos especialmente a importância do planejamento logístico e o impacto das obrigações fiscais e tributárias na sustentabilidade do negócio. Haverá ainda a apresentação de um case de sucesso envolvendo cliente, agência e empresa de logística e o relançamento do Guia de Melhores Praticas em Planejamento Logístico para Live Marketing.”, destaca Eduardo Salicini, responsável pelo planejamento e marketing do Grupo DGT. O encontro contará com as participações de Carlos Ortiz (Grupo DGT e diretor do Comitê), Ana Del Mar e João Riva (Sócios-diretores da Omelete), com a divulgação de pesquisa inédita com operadores logísticos que atendem ao segmento de Live Marketing.

Já no dia 30, a partir das 10h30, o COVIA – Comitê de Operadoras de Viagens de Incentivo debaterá sobre “O papel das operadoras de viagens de incentivo e sua relação com as agências de Live Marketing”. Quais as particularidades desse trabalho, a importância do especialista e o timing da operação serão alguns dos detalhes trazidos pelo grupo. “Representantes da Avianca – Rodrigo Napoli, diretor comercial – e da rede Marriot – Bruna Duarte, diretora de vendas internacionais também estarão presentes para explicar como funcionam os mecanismos de reservas, preços e prazos de pagamento”, antecipa o diretor do Comitê, Wanderley Saldanha.

Na sequência, às 14h, o painel do Comitê de Marketing de Incentivos aborda “A evolução do Marketing de Incentivo integrado ao conceito de Live Marketing”, apresentado por Jorge Medauar e “A legalidade das premiações em campanhas de incentivo segundo o Direito do Trabalho”, por Nelson Mannrich, professor titular de Direito do Trabalho da USP. Para a mesa debatedora, já confirmaram presença Sueli Brusco (SIM Group), Luiz Salles (Cia Group), Paulo Netter (LTM) e Ricardo Albregard, advogado e secretário do Comitê.

Para finalizar, a partir das 15h40 do dia 30, o Comitê de Trade Marketing discute o “Live Marketing e tendências mundiais: expectativas do varejo em relação à indústria e ao setor de serviços”, com mesa debatedora composta por Ricardo Roldão (CEO do Atacadista Roldão), Marcos Carcagni (Diretor de Inovação da Imbera Beyond Cooling) e Patricia Lanzoni (CEO da JPL Trade Marketing Results), como mediadora.

Com o objetivo de posicionar o mercado, aprimorar a relação entre cliente e agência e mostrar a evolução do Live Marketing no Brasil, o 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing irá reunir convidados de peso, como Patrick Flynn, diretor técnico do Cirque du Soleil; Roberto Abdelmur, presidente da ETCO; Rachel Denstone, compras da BRF; Marcelo Miranda, diretor Marketing da SKY; Fernando Chacon, CMO do Itaú; Andrea Bó, diretora de marketing da J&J; Roberta Medina, realizadora do Rock in Rio entre outros.

O Live Marketing é um dos mercados que mais cresce no país. Em 2012 movimentou R$ 40,3 bilhões no Brasil, com estimativa de crescimento de 15% para este ano.

Confira a programação completa das atividades paralelas dos Comitês especializados da AMPRO:

Dia 29 de julho:

14h às 15h30 GEA-Grupo de Estudos Acadêmicos

15h40 às 17h10 Comitê de Planejamento Logístico

Dia 30 de julho:

10h30 às 12h COVIA-Comitê de Operadoras de Viagens de incentivo

14h às 15h30 Comitê de Marketing de Incentivo

15h40 às 17h10 Comitê de Trade Marketing

Serviço: 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing

Data: 29 e 30 de julho de 2013

Local – Área de eventos do WTC

Endereço – Av. das Nações Unidas, 12551, São Paulo/SP

Informações e inscrições: www.congressolivemarketing.com.br

Fonte: ClienteSA

Para alcançar o consumidor

Trazer um panorama sobre o impacto das principais ações de marketing nos canais digitais foi o objetivo do estudo da Serasa Experian sobre Performance nos Canais Digitais, que apontou o ciclo do search dentro do segmento. Realizada com cerca de mil empresas, 88% disseram investir em ações de social media. Desse total, 54% procuram melhorar o relacionamento com o público, enquanto 21% têm com objetivo primário aumentar a exposição da marca. Empatados, 10% dos entrevistados almejam gerar leads e outros 10% querem aumentar o tráfego de usuários. Por fim, apenas 5% das empresas esperam aumentar as receitas com vendas.

Juliana Azuma, superintendente de Marketing Services da Serasa Experian, detalha as melhores formas de utilizar a social media no e-commerce. "Ao utilizar dados sobre o relacionamento prévio do consumidor com a marca de forma cada vez mais efetiva, é possível transformá-los em conhecimento para gerar melhores taxas de vendas. Esta é uma tendência que poderá ser observada, no futuro, para as mídias sociais também, à medida que os profissionais de marketing aprendam a lidar com a riqueza de informações disponíveis neste canal, criando ações de marketing cada vez mais personalizadas e, consequentemente, mais efetivas", explica.

Para analisar a participação efetiva do social media dentro do e-commerce, houve monitoramento do comportamento de cerca de 500 mil e-consumidores do Brasil. Constatou-se que a representatividade do canal no tráfego total é de 17,24% e a participação na conversão total de 12,16%. A taxa de conversão do canal fica em 1,18%.

Fonte: ClienteSA

Quanto mais fãs melhor?

Por: Acácia Lima

Além da típica concorrência por market share, ultimamente as empresas tem entrado numa outra disputa: a do número de fãs nas páginas de redes sociais. Mas, afinal, ter um número alto de fãs e seguidores é reflexo do sucesso da sua empresa? E, se sim, isso garante um bom resultado de marketing? A resposta para estas perguntas é não. E, por um motivo muito simples: hoje é possível comprar seguidores.

A compra de fãs, amplamente divulgada com diversos "pacotes", além de expressar um número vazio, trata de uma questão mais grave, ilegal: o roubo de senhas. Quem nunca viu posts como "veja quem visitou seu perfil"? Pois é, ao clicar nesse tipo de link, o usuário está caindo em uma das artimanhas para capturar fãs sem sua permissão. Se não bastasse o fato de ser ilegal, os pacotes oferecidos para aumentar os "likes" trazem outra desvantagem: de uma hora para outra, quando o "contrato" termina, o número despenca, obrigando o dono da fan page a renovar o pacote ou comprar outro.

Para distinguir uma página bem trabalhada de outra cujo sucesso é apenas aparente, além de posts frequentes e bem construídos visualmente, é preciso analisar a interatividade, objetivo único quando o assunto é mídia social. Não é bem sucedida a página cujo número de "curtidas" ou "comentários" é inexistente ou beira o zero, típico de quem tem uma fan page com fãs comprados. Portanto, daqui surge uma nova dúvida: como estimular a interatividade e o interesse pela página da sua empresa?

O primeiro passo é ter a interatividade como foco. Muitos empresários, ainda impregnados com as mídias ditas tradicionais (impressa, TV e rádio), decidem apenas por fazer a marca "aparecer", sem realmente desejar criar um vínculo duradouro e confiável com seu consumidor, abrindo, assim, o canal de comunicação para ele. Ouvir o consumidor agradecendo aos elogios não é, verdadeiramente, atender o cliente.

A verdadeira interatividade inclui respeitar e responder as queixas de forma transparente, esclarecendo as dúvidas especialmente nas mídias sociais, pois são o único lugar para criar relacionamento com seu público alvo e conhecê-lo verdadeiramente. Além disso, o bom trabalho durante o atendimento a uma queixa será certamente viralizado, tornando a preocupação e eficácia de sua empresa um dos motivos para que futuros consumidores criem simpatia pelo seu produto.

Um funcionário ou uma agência especializada, dedicado a essa tarefa e comprometido com o objetivo de sua empresa é o segundo passo na construção de sua imagem nas mídias sociais. A partir daí, acompanhar e garantir que as divulgações de banner no Facebook (anúncio ou post patrocinado), por exemplo, seja feito de maneira a estimular a "curtida" e não para "comprar" um fã, desta forma fidelizando o possível consumidor. Um fã "comprado" certamente irá "descurtir" a página assim que perceber que foi vítima de compra, ao contrário do fã que espontaneamente decidiu acompanhar as postagens de uma marca.

Apesar de trabalhosa, a presença criativa e positiva de sua empresa nas mídias sociais é bastante simples: bom senso e interesse genuíno acabarão por refletirem o sucesso da sua marca. Tendo isso, o resto depende apenas de um bom planejamento estratégico de comunicação nessas redes. Vale a pena o esforço.

Acácia Lima é jornalista e fundadora da YellowA, agência especializada em mídias sociais.

Fonte: ClienteSA

Galinha Pintadinha está nos produtos da Melhoramentos

A Melhoramentos CMPC apresenta mais uma novidade no mercado por meio de uma parceria de sucesso. As fraldas e toalhas umedecidas Babysec, que garantem máxima proteção e conforto para o bebê, ganharam ilustrações exclusivas da maior estrela do momento: a Galinha Pintadinha.

Com fácil ajuste, barreiras reforçadas, gel ultra-absorvente e cinturas elásticas, as fraldas Babysec Galinha Pintadinha estão disponíveis nas versões Ultra e Premium, nos tamanhos P, M, G e XG. Já as toalhas umedecidas, em pacotes com 50 unidades, são hipoalergênicas, dermatologicamente testadas, extra suaves e flexíveis, ideais para higiene diária.

Fonte: Promoview