Marketing promocional não é modismo

É muito comum no Brasil se copiar tendências do que ditam os chamados países de primeiro mundo. Isso acontece praticamente em todos os segmentos, ou seja, na moda, nos alimentos, enfim, somos o que se pode chamar, na era digital, de ‘cola-copia’.

Mas, isso não se restringe somente aos hábitos dos brasileiros, também está inserido no mercado de uma maneira geral, e, aqui, mais especificamente, me refiro ao marketing promocional.

Podemos dizer que a internet é um espaço livre e democrático, porém, é preciso saber separar o joio do trigo, pois, do contrário, vai ter muita gente comprando gato por lebre, se é que isso já não está acontecendo.
Até alguns anos atrás, era raro vermos na internet alguém falando de marketing promocional. Podíamos até ver ações promocionais publicadas, principalmente quando atreladas a uma grande marca, mas, a expressão em si, não era utilizada. Muitos, sequer, sabiam o seu significado.

Opa! As coisas mudaram. A partir do momento que a Ampro foi à mídia e começou a divulgar, além do seu trabalho, o crescimento desse mercado, o número de agências associadas e que estão há anos lutando por um destaque maior em relação às agências de pubicidade, em busca, principalmente de respeito por parte dos contratantes, parece que deu um ‘start’, e, todo mundo começou a se achar especialista em marketing promocional.

Da noite para o dia surgiram vários blogs e sites se intitulando de marketing promocional. Virou uma febre. Vocês podem até dizer: “Nossa! Que bom! Enfim essa categoria está tendo o respeito que merece e que tanto buscou.

Ledo engano. Infelizmente, para quem realmente é do ramo, sabe que isso não passa de modismo. De pegar uma carona no que é bom.

Para quem é do mercado, sabe que com uma boa estratégia de SEO, se consegue ficar na primeira página do Google. Esse é o sonho de marcas, empresas, produtos, enfim, todos acreditam que isso dará um maior ‘status’, e, com isso, uma ampliação em seu negócio.

Pois é isso que estão fazendo com o marketing promocional. Apenas estratégias de SEO para aparecerem no Google, mas, se formos analisar a fundo, quem realmente entende do assunto, verá que não tem nada de marketing promocional nessa história.

Recentemente, dando uma pesquisada na internet, encontrei um tal de ‘mestre do marketing’. Curiosa, fui ver. Não tinha nenhum conteúdo publicado, mas, quem criou esse blog fantasma, apareceu no Google.

Muitos estão investindo no chamado “Mandamentos do marketing promocional”, mais uma estratégia que dá certo, para o Google, porém, sem fundamento.

O que está na hora de todos entenderem, é que o marketing promocional é uma disciplina, e, posso afirmar, a melhor que existe quando uma marca quer se aproximar do seu público, e, o mais importante, ganhar a sua fidelização.

A internet continua sendo livre, cada um pode publicar o que quiser e sobre o que quiser. No entanto, se o mercado promocional quer mesmo ganhar destaque, ser respeitado, não perder espaço para agências de publicidade que estão levando a melhor em prêmios da categoria, está na hora de separar o joio do trigo.
Divulgar o que está sendo feito em termos de ação promocional é fundamental para o crescimento das agências especializadas. É uma oportunidade para que as marcas vejam o trabalho sério que é realizado, e muito mais certeza de sucesso da ativação do que deixar a sua divulgação nas mãos das “pseudo agências especializadas”.

Primeira página do Google é muito bom, mas, não é isso que fará com que o respeito e a credibilidade sejam conquistados. Trabalho bem feito, bem divulgado, agências especializadas se unindo, isso sim, fará a diferença, e, principalmente, saber o que realmente é marketing promocional.

Afinal, será que alguém terá retorno publicando receitas culinárias em um blog de futebol, ou vice-versa?

Fonte:Promoview

Mkt digital em debate no Media Performance Day

O Media Performance Day é um evento de marketing digital focado em resultados. Não é feito de palestras inspiracionais ou apresentação de cases, mas explicando técnicas e dicas sobre como fazer, apurar resultados, calcular ROI e avaliar se aquela prática vale ou não, do ponto de vista financeiro, para a empresa.

O evento acontece no dia 03/08, no Espaço Apas, no Alto da Lapa, em São Paulo. Entre os palestrantes estão: Edney Souza, Cristiano Souza, Marco Gomes e André Ferracini.

Fonte: Promoview

Festival de Inverno produz aplicativo para turistas

Até o final de julho, as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana recebem o Festival de Inverno – Fórum das Artes 2013.

Com o tema ”Em Tempos Diversos”, o evento tem a diversidade como fio condutor das suas atividades. As apresentações, oficinas, shows, fóruns e espetáculos, têm o intuito de fomentar a reflexão sobre o respeito às diferenças.
O evento, que começou dia 05/07 e vai até 28/07, é realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Fundação Educativa de Ouro Preto (Feop) e as prefeituras de Ouro Preto e de Mariana.

Na onda da revolução digital, o Festival apresentou uma novidade que promete agradar aos adeptos de tablets e smartphones: o aplicativo UGuide, com a função de informar os usuários sobre a programação cultural, locais e horários das atrações.

O aplicativo foi desenvolvido para facilitar a locomoção do público, que pode encontrar dificuldade para se programar e se localizar devido às atrações espalhadas por duas cidades. Por ser integrado ao Google, o UGuide faz a indicação da rota, facilitando o deslocamento de quem não sabe como chegar.
Além disso, o aplicativo permite ao usuário marcar suas atrações favoritas, acessar notícias publicadas no site do Festival, receber notificações em caso de alterações na programação e ser imediatamente informado se passar perto do local de um evento que esteja próximo do horário de começar.

Desenvolvido pelo laboratório iMobilis, sob a coordenação do professor Ricardo Rabelo, e pelos alunos Brayan Neves, Bernardo Reis, Iury Souza, Gustavo Quintão, William Reis e Jeferson Rodrigues, o aplicativo já era utilizado pelos estudantes, para se localizarem dentro do campus.

Segundo Brayan Neves, aluno de mestrado e coordenador técnico do projeto: “Ele foi completamente adaptado para o Festival e abrange Ouro Preto e Mariana. Por enquanto está disponível apenas para Android, mas nossa intenção é viabilizá-lo também para plataforma Apple”.

Fonte: Promoview

Sorrisos estimulam negócios da Direcional Engenharia

Para chamar a atenção do público e atrair as pessoas para seu estande no Feirão da Caixa, realizado em Belo Horizonte, a Direcional Engenharia realizou uma ação de marketing promocional divertida, criada pela agência de Comunicação Plan B, denominada “Felicidade da Casa Própria”.

As pessoas que fizeram cadastro com os corretores da Direcional ganharam uma senha para poder brincar com uma máquina detectora de sorrisos, produzida pela Plan B.
Ao sorrir, a máquina tirava uma foto, que na hora era impressa e postada no Facebook, e o autor do sorriso ganhava uma bolinha, com um prêmio dentro. Foram três mil bolinhas, com mais de um milhão de reais em prêmios, distribuídos para facilitar a compra da casa própria. Como resultado, a Direcional movimentou 13,9 milhões em vendas, nos três dias de feira.

A ideia da ação promocional partiu das premissas de que a conquista de um lar é a realização de um sonho e de que um lar é construído com momentos diários de felicidade.

“Sendo assim, o sorriso é o começo de tudo, e também o meio e o fim. A ação estimulou as pessoas a sorrirem, sorrindo, elas ganharam descontos na compra de seus imóveis”, explica o diretor de Atendimento e Novos Negócios da Plan B, Thiago Miqueri.

Fonte: Promoview

Pampers inaugura ambientes especiais para crianças e adultos no Shopping Eldorado, em São Paulo

Pampers inaugura o "Espaço Pampers", no Shopping Eldorado, em São Paulo, com ambientes especiais para crianças e adultos conferirem de perto o que a marca tem de melhor. As crianças poderão brincar e interagir, tirar fotos com o tema do filme "Universidade Monstros", enquanto os pais podem visitar o #espacopampers para saber mais sobre o portfólio das marcas Pampers e Oral-B Stages, além de conhecer novidades das marcas, como os novos produtos inspirados no novo filme da Disney e o novo aplicativo Pampers para organizar Chá de Fraldas.

O "Espaço Pampers" conta com a "Brinquedoteca Duracell", com atividades monitoradas e muitos brinquedos para a criançada se divertir e brincar. As crianças poderão ainda tirar fotos com o tema do filme "Universidade Monstros" e ganhar uma cópia impressa durante os finais de semana.

Enquanto as crianças se divertem no "Espaço Pampers", mamães e papais poderão visitar os tótens de Pampers e Oral-B Stages e ficar por dentro de todos os produtos que as marcas oferecem para bebês e crianças de todas as idades. Promotores estarão disponíveis para tirar dúvidas e apresentar os novos produtos inspirados no tema "Universidade Monstros": as frasqueiras colecionáveis para as toalhinhas umedecidas Pampers Sensitive e a escova de dentes Oral-B Stages 3, desenvolvida para crianças de 5 a 7 anos de idade.

Mamães de primeira viagem também poderão conferir o novo aplicativo de Pampers para organizar o Chá de Fraldas da maneira mais fácil e divertida. Além de organizar o evento, a mãe encontrará dicas de decoração e brincadeiras para entreter suas convidadas durante a festa. O aplicativo estará disponível na página oficial de Pampers no Facebook – http://www.facebook.com/pampersbrasil – no mês de julho.

Os visitantes poderão ainda ganhar ingressos para assistir o filme "Universidade Monstros", na compra de duas frasqueiras Pampers Sensitive e qualquer produto da linha Oral-B Stages.

O "Espaço Pampers" fica aberto até o dia 31 de julho de 2013, de terça a sexta das 12h às 20h; aos sábados das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h.

Fonte: Cidade Marketing