7 pecados capitais na hora da entrevista de emprego

Gafes na hora da entrevista de emprego, uma das etapas mais temidas ou de maior expectativa para os candidatos num processo seletivo, podem significar o fim da conquista da vaga.

“Alguns comportamentos são fatais num processo seletivo. Por isso, é importante que o candidato pesquise sobre a empresa e conheça seu perfil. E, claro, tenha uma postura adequada”, afirma Fernando Montero Capella, diretor da consultoria Capella RH.

Abaixo, o especialista comenta 7 pecados capitais na hora da entrevista de emprego:

1) Chegar atrasado

É considerado um pecado quase que mortal. Trata-se de um filtro de eliminação de candidatos em muitas empresas. O trânsito já não é mais considerado desculpa. Se o candidato não chega no horário para uma entrevista de emprego, o que dirá trabalhando na empresa? Saia de casa mais cedo, pois chegar com antecedência fará você se preparar melhor psicologicamente, não ficar ansioso, estressado nem aparecer todo suado.

2) Ir trajado de forma inadequada

Na dúvida, se não estiver certo de qual traje usar, procure optar pelo mais formal. Isso evita comer gafes. No caso dos homens, o ideal é o terno com gravata, ainda que venha crescendo a tendência do blazer sem gravata. Para mulheres, terninho clássico ou saia discreta, na altura dos joelhos.

3) Demonstrar nervosismo excessivo

Faz parte da dinâmica o selecionador quebrar o gelo no início. Mas, se no decorrer da entrevista, perante o questionamento do entrevistador, o candidato demonstrar nervosismo ou titubear nas respostas, pode demonstrar insegurança dos aspectos que estão sendo levados em conta. Tente manter a calma. Encare a entrevista como uma oportunidade, mas lembre-se que não é a última.

4) Atender o celular

Por mais incrível que possa parecer, há candidatos que não desligam o telefone e, quando chega mensagem ou alguém liga, ainda pedem licença para atender. Se o entrevistador for muito educado, até deixa o candidato atender e depois termina a entrevista, mas as chances do entrevistado seguir adiante são mínimas. Se for o caso, deixe o celular com alguém da recepção antes de entrar na sala ou coloque-o no modo silencioso ou vibra call.

5) Usar gírias e/ou palavrões

Numa entrevista, a clareza na comunicação é fundamental. O uso de linguagem de grupos é inapropriado, pois às vezes fica até difícil para o selecionador entender uma mensagem. Seja claro, educado e demonstre boa postura.

6) A postura/comunicação não-verbal

Inclui o olhar, o acenar de cabeça, o suspiro… E não olhar nos olhos ao responder as questões do entrevistador é um pecado capital. Demonstra insegurança, além de falta de respeito.

7) Mentir

Com uso de alguns instrumentos, como avaliações e referências, além da própria entrevista e do currículo, os selecionadores experientes pegam logo de cara uma contradição. E, claro, eliminam o candidato do processo. Honestidade, integridade e caráter são aspectos muito valorizados pelas organizações. Portanto, seja sincero, ainda que a sua resposta não vá ao encontro do que o entrevistador espera ouvir.

Fonte: Administradores

O “simples” trabalho em equipe

Gerenciar uma equipe não é nada fácil. Imaginemos uma equipe formada por profissionais com características, ambições, crenças, objetivos pessoais e profissionais diferentes uns dos outros.

Utilizando esta característica de equipe, imaginemos a condução de um trabalho com o envolvimento de profissionais multidisciplinares, com prazo e exigência de cumprimento beirando a excelência. O que este líder deve fazer visando o atendimento minimizando possíveis acidentes de percurso?

Primeiramente, a figura do líder deve ser respeitada e conhecida por todos. O líder deve estipular áreas de atuação para cada profissional. Cada um deve ter seu escopo definido e ter conhecimento do prazo fatal para entrega da parte que lhe compete.

Contudo, conforme dito anteriormente, uma equipe é composta por profissionais com diversas características. Desde os eficientes e competentes, até aqueles que também são competentes e um pouco atrasados.

Importante lembrar que, se você líder de uma equipe, mantém profissionais incompetentes, incompetente também serás.

O efetivo cumprimento de prazos deve ser respeitado, porém nem sempre é possível, devido a problemas de entendimento e de clareza do seu escopo, ou até mesmo por problemas de caráter pessoal. Neste momento, a figura do líder deve prevalecer. Acompanhar o desenvolvimento do trabalho pertinente a cada componente é uma característica que o líder deve ter. Mesmo que as obrigações do dia a dia não lhe permitam, o mesmo deve exigir estar atualizado constantemente sobre o andamento de cada procedimento, visando sempre o cumprimento do prazo e escopo.

Lembre-se, grupo é formado por pessoas sem um objetivo em comum. Uma equipe, visando fazer valer o nome de equipe, precisa ter pessoas/ profissionais com o mesmo objetivo em comum. O sucesso da equipe não depende só do líder, depende também do líder.

Fonte: Administradores

Foco em resultado: competência essencial no mercado atual

O mundo dos negócios vem se tornando cada vez mais complexo e competitivo, para se destacar neste cenário é necessário possuir algumas competências fundamentais, entre elas podemos destacar o foco em resultado.

Uma pessoa com essa competência tem a capacidade e disposição para alcançar os resultados desejados, com o menor gasto de tempo e recursos considerando a ética e valores individuais. É aquela pessoa que tem metas sonhos, objetivos e que principalmente faz acontecer. Ela coloca toda sua energia e se empenha para que seus sonhos se realizem.

Não é fácil manter o nosso foco principalmente quando temos diversos atrativos que tentam nos desviar constantemente de nossos objetivos, são eles:

Desperdiçadores de tempo: diversas atividades que fazemos e que só sugam nossas energias, nos cansando e tirando o nosso foco daquilo que de fato é importante. Um dos desperdiçadores de tempo que podemos citar são as redes sociais, emails, telefones, pessoas, amizades enfim, diversas atividades que não agregam, pelo contrário roubam energia e nos distanciam de realizar a nossa meta.

Indisciplina e dificuldade de continuidade: observo no mercado muitos profissionais com iniciativa, no entanto logo depois de iniciar um projeto perde energia e desiste não dando continuidade e prejudicando a entrega.

Todas as vezes que traçamos um planejamento precisamos ser disciplinado e determinado para seguir a diante, mesmo com os obstáculos que encontraremos no caminho não podemos desistir, precisamos manter sempre o foco em nossa meta. Às vezes será necessário rever os métodos usados, e definir novas estratégias.

Se você quer ser uma pessoa de sucesso, independente da área em que atuar, você deve manter o foco em seus objetivos, para isso:

Elabore um planejamento daquilo que deseja com data e pequenas metas alcançáveis a curto prazo;

Faça do seu planejamento sua bíblia diária, olhe sempre para ele;

Reveja suas metas, e a medida que for alcançando trace novas metas e mais ousadas;

Compartilhe com outras pessoas seus objetivos, os amigos servem como vigilantes. Ao mesmo tempo em que nos lembram de nossos objetivos nos motivam a conseguir.

E você já pensou em suas metas hoje? Para ser uma pessoa de sucesso não pode perder o foco.

Lembre-se: Querer só é poder quando você faz acontecer!!!

Pense nisso, foco na meta e rumo ao sucesso!

Fonte: Administradores

Líderes, somos grandes

As empresas têm projetos grandes, negócios grandes, por isso, também precisam de pessoas grandes trabalhando, não no tamanho, mas, na competência e no coração disposto a fazer somente o melhor. Como líderes, somos capazes de criar isso na equipe? Claro que sim. Somos campeões, portanto, precisamos formar campeões, e, não vejo melhor maneira para isso do que exemplos.

Como líder, nosso discurso para a equipe precisa ser: “não temos razão para não cumprirmos nossas tarefas, nossos compromissos, nosso trabalho. Tudo precisa andar em sintonia, com perfeição, ainda que ela seja impossível de conquistar, correr atrás não é”.

Se temos gente competente na empresa, só é necessário ensinarmos quem ainda precisa aprender, e fazer cada um que está sob o nosso comando atravessar a ponte, que liga cada um ao sucesso. E o que é sucesso, líderes? Nada que eu possa dizer a vocês, afinal, sucesso é o que você acha que é e pronto. Por isso, nosso dever é ajudar as pessoas que estão conosco a definirem quando se acharão um sucesso, e, confesso que a melhor maneira para isso é ensiná-las a doar a alma no que fazem agora.

Cada líder precisa reconhecer que é capaz de mudar o destino das pessoas. Gente que não tinha dinheiro sequer para comprar uma peça de roupa, hoje, graças a oportunidade que, como líderes, abrimos, consegue pôr pão à mesa, vestir-se bem e realizar sonhos. Elas não nos devem nada, tampouco nós devemos alguma coisa a elas. Elas dão o melhor, e nós procuramos reconhecer o que fazem. Claro que a gratidão é o melhor alimento para a alma humana, mas, se a esperarmos, sua irmã má, a ingratidão, pode nos causar danos. Por isso, temos que ser os melhores e dar o nosso melhor apenas por que isso está em nosso DNA…é isso que nós líderes temos obrigação de ensinar a quem quer se tornar um campeão na vida e na profissão.

Cobrem, exijam, solicitem, não aceitem nada menos do que o melhor de quem estão liderando, aliás, é o que se espera de um líder. Não deixem que as pessoas também aceitem delas mesmas algo diferente do melhor.

Vamos brilhar, vamos correr, saltar, escalar…vamos em frente, sempre em frente. E precisamos das pessoas certas nos lugares certos, recordando que, se algo der errado, a culpa é nossa, não das pessoas, afinal, como sabem, todo erro de uma empresa é um problema, em algum ponto, de liderança.

Vamos firme, reconhecendo que errar é humano, mas, acertar é mais humano ainda. Chamem que lideram e criem esse espírito da liderança: só o melhor, nada mais, nada menos.

Para o alto e avante, como diria…(não lembro o nome do desenho que diz isso, acho que é o buzzlightyear, ou o super-homem).

Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre!

Fonte: Administradores

Como convencer o cliente a escolher seu e-commerce?

Cada cliente que visita uma loja virtual tem um desejo específico, uma necessidade, algo que precisa ser preenchido. Mas como atendê-lo de maneira surpreendente, para que o mesmo se apaixone pela loja e se torne um fiel consumidor? Para isso é necessário estabelecer um relacionamento honesto e de confiança.
Observe algumas dicas:

Não seja um simples vendedor, mas sim um solucionador de problemas: não tente ganhar um cliente pelo preço, mas sim pelo valor agregado ao produto. Escute com muita atenção tudo o que for falado e se coloque no lugar do cliente para suprir um desejo, uma necessidade ou ate mesmo resolver um problema. Em uma venda casada, por exemplo, não empurre produtos aleatórios e, sim, ofereça combinações que podem beneficiar ainda mais o seu consumidor.

Retribua a confiança: Se o seu cliente chegou ao final do processo de compra em sua loja, é porque confiou em você. Por isso, valorize esta atitude sendo transparente na negociação, disponibilizando um atendimento de ponta e oferecendo benefícios. Proporcionar uma loja funcional e segurança é o básico de seu e-commerce, por isso, os benefícios para convencer o consumidor a te escolher devem ser aplicados no preço, com descontos, promoções e ofertas especiais, além do cuidado com os produtos a serem entregues, que devem chegar em perfeitas condições e, quem sabe, com algum brinde surpresa ou o simples e funcional frete-grátis?

Estabelecer um relacionamento saudável é a melhor maneira de aumentar as vendas de sua loja virtual e conquistar clientes em longo prazo. Sucesso!

Fonte: Administradores