Guaraná Antarctica promove sustentabilidade em Barretos

Guaraná Antarctica, primeira marca brasileira a produzir uma embalagem PET 100% reciclada, dá continuidade a uma série de ações em prol do meio ambiente e está utilizando o rodeio de Barretos para conscientizar mais de 50 mil jovens da importância da reciclagem e descarte correto das garrafas PET.

Para isso, a marca levou para o Rancho do Peãozinho, na Festa do Peão de Barretos, o espaço Caminho da Reciclagem PET-R, local que conta com professores e instrutores que fazem atividades recreativas para alunos das escolas da cidade e municípios vizinhos, destacando que agora qualquer garrafa PET, independente de tamanho, origem ou fabricante, pode virar uma embalagem 100% reciclada de Guaraná.
As atividades mostram, de forma interativa e divertida, todo o processo de fabricação dessa nova garrafa, desde o descarte, passando pela triagem do plástico e produção da resina, até virar uma embalagem 100% reciclada de Guaraná Antarctica.

Todo o processo é ilustrado com o material usado na cadeia de reciclagem, como os flakes, a resina e as pré-formas utilizadas na fabricação da embalagem. Além disso, para estimular a reciclagem e a separação consciente dessas garrafas, a pessoa que levar qualquer garrafa PET para o espaço, ganhará um Guaraná Antarctica Caçulinha.
“Com o lançamento da primeira PET 100% reciclada do Brasil, nosso maior objetivo é impactar positivamente toda a cadeia de reciclagem do País, movimentando o setor, retirando milhares de toneladas de lixo do meio ambiente. Por isso, investimos em campanhas e ações que mostram a importância de fazer o descarte correto desse tipo de embalagem”, destaca Bruna Buás, gerente de marketing de Guaraná Antarctica.
“Aproveitamos nossa parceria com Os Independentes, organizadores do evento, para levar uma ação educacional para o Rancho do Peãozinho. Com isso, em onze dias de festa, vamos conscientizar mais de 50 mil jovens, deixando um grande legado para a região”, completa a gerente.

Fonte: Promoview

O Brasil muda de fisionomia

Autor: Pedro Félix Vital Jr.

Como acontece naturalmente em todo processo de crescimento e desenvolvimento, o indivíduo tende a mudar seus traços, carregando consigo algumas marcas do tempo relacionadas ao amadurecimento. Entretanto, características determinantes em sua gênese podem necessitar de elementos concretos e tangíveis para justificar mudanças de estilo e comportamento.

Dados recentemente publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, apontam, surpreendentemente, o País num sentido de desenvolvimento humano que, apesar de não acompanhar literalmente semelhanças com outras nações de iguais características, nos dá um espírito otimista numa perspectiva de aproximação nas diferenças regionais, favorecendo o reconhecimento e inclusão de um grupo populacional marginalizado ao longo da história.

O Brasil conseguiu, ao longo dos últimos 20 anos, melhorar 11,24% sua expectativa de vida. A região Nordeste saiu dos piores indicadores (58,25 anos em 1980) chegando à margem de 71,2 anos em 2010. Em termos gerais, houve um ganho de 12,95 anos.

Apesar de convivermos com a moléstia da dificuldade de acesso nos mais diversos níveis de complexidade da assistência, gerados pela longa história de poucos investimentos e mau gerenciamento, compartilhamos hoje um cenário de carências de recursos humanos e estruturais na saúde que impactam qualquer tentativa de melhora a curto e médio prazos, principalmente quando falamos da maioria dos estados das regiões Norte e Nordeste, assim como das periferias das grandes metrópoles. Ainda assim, tivemos melhoras consideráveis no que diz respeito à taxa de óbito infantil até um ano de idade, passando o Brasil dos seus 75,8 óbitos para cada mil crianças em 1980 para 16,7 óbitos nesse mesmo grupo em 2010.

Nesse quesito, a região Sudeste apresentou a maior taxa de redução percentual, enquanto a Nordeste a maior taxa em valores absolutos. Alagoas mantém-se com valores aproximados de 30,2 óbitos por mil habitantes entre 0 e 1 ano, enquanto Santa Catarina apresenta 9,2 (IBGE – 2010).

Quanto à expectativa de vida até cinco anos de idade, saímos do patamar de 84 mortes para cada mil habitantes para 19,4, representando uma redução de 76,9%. Na região Nordeste migramos de uma zona sombria de 120,2 mortes para 26 óbitos, apresentando queda de 78,3%.

Fatores como melhora na escolaridade, saneamento básico adequado, menor desnutrição infantojuvenil, maior acesso ao sistema de saúde e acompanhamento pré-natal favoreceram significantemente o quadro atual.

Indicadores relacionados à renda per capita também mostram tendências regionais distintas, sendo a da Região Sul duas vezes em média maior que a do Norte e Nordeste. Convivemos com mais de dois milhões de brasileiros em situação de miséria plena. Programas governamentais como Brasil sem Miséria e Bolsa Família, independentemente do quanto possam gerar críticas relacionadas ao planejamento, execução e perenidade, têm sua importância no sentido de dar condições mínimas de subsistência a um grupo populacional, retirando-os de uma linha crítica de pobreza, favorecendo mesmo que de forma singular sua inclusão social.

Essa nova face do Brasil traz consigo uma intensificação das marcas de senilidade. E um país com aumento da taxa de sobrevida. Logo, com um número de idosos que atinge valores médios de 20 milhões de habitantes. Dados do IBGE de 2010 reconheceram 449.129 indivíduos com idade superior ou igual a 90 anos. Apresentamos uma taxa média de longevidade de 73,4 anos, mas ainda inferior a países latinos, como Argentina (75,8 anos) e México (76,89 anos), assim como países desenvolvidos, como Reino Unido, Canadá e Japão, com 80,75, 80,93 e 82,59 anos, respectivamente.

Segundo o IBGE, em 1980 tínhamos uma esperança de vida aos 60 anos de mais 16 anos, 4 meses e 6 dias. Já em 2010, nessa mesma idade a esperança de vida aumentou para 21 anos e 6 meses. Também com base nesses dados apresentamos divergências regionais, com menor expectativa no Maranhão (68 anos) e maior no estado de Santa Catarina (75 anos).

A ampliação da esperança de vida verdadeiramente representa um grande progresso para a sociedade, entretanto como nos preparamos para esse envelhecimento? Como nos preparamos para receber esse novo fenômeno brasileiro? Já temos estratégias de políticas públicas e de iniciativas privadas que equilibrem suas consequências?

Países desenvolvidos, que já viveram ou ainda convivem com esse contingente populacional reconhecem a grande vitória representada pela melhora dos indicadores de qualidade de vida. Contudo, percebem outros fenômenos intrínsecos dessa faixa etária, como a queda da renda familiar ou individual, o isolamento, maior necessidade de assistência à saúde, maior inatividade e dependência de terceiros. Consequências econômicas são facilmente percebidas pelo aumento das demandas dos gastos públicos com aposentadorias, redução da força de trabalho e crescimento econômico, mudanças nos perfis das doenças prevalecendo às enfermidades crônicas e demenciais, com aumento dos custos do financiamento à saúde.

Apesar dos inúmeros contrastes comuns ao Brasil e aos brasileiros, temos que comemorar as etapas conquistadas e nos debruçarmos em busca de novas ações que proporcionem que jovens e velhos, dependentes ou independentes, que vivam com dignidade no exercício pleno da cidadania.

Pedro Félix Vital Jr é coordenador do curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina – FASM

Fonte: ClienteSA

O futuro já chegou!

Autor: Ariel Capone

Certamente, grande parte dos diretores ou gerentes de empresas possuem medidas de desempenho para vendas: quanto foi vendido na semana, no mês passado, no último trimestre. Mas poucos conseguem saber quanto não foi vendido no período por falta de melhores condições técnicas ou financeiras. Ou quais vendas poderiam ser fechadas caso o vendedor tivesse mais informações sobre o produto, cliente e seu histórico comercial. Se pudesse tomar decisões como oferecer desconto ou consultar um banco de dados sobre algum detalhe ou funcionalidade do produto diante do cliente potencial.

Pense o quanto seria desgastante dizer ao mesmo cliente que irá "enviar as informações assim que ele chegar ao escritório", ou "mandar o link do vídeo de um produto para ver depois" ou "deixe-me verificar o preço e amanhã eu respondo" quando poderia fazer tudo isso em tempo real.

Uma das formas para aumentar a produtividade dos negócios – que representa um grande desafio a todas as empresas – é fazer com que a força de vendas tenha maior eficácia e agilidade nos contatos com o cliente. Como agravante, o uso pessoal da tecnologia evolui mais rápido do que no mundo dos negócios. Consequentemente, é o usuário que exige imediatismo e novas soluções no acesso à informação, um fenômeno conhecido como "consumerização de TI".

Entre as alternativas já existentes para aumentar vendas destaca-se a nova ferramenta, denominada Sales Navigation Tiles, que tira partido das tecnologias móveis, computação em nuvem e redes sociais, desenvolvida para rodar os principais sistemas operacionais móveis (iOS, Android) ou HTML5. Permite, portanto, o uso de qualquer dispositivo – celulares e tablets móvel -, compatível com os modelos mais utilizados e tecnologias atuais, sem que a empresa precise investir em novos softwares e hardwares. Consegue, assim, colocar nas mãos da força de vendas uma arma mais poderosa para melhorar a experiência de compra do usuário e fornecer a flexibilidade essencial para a negociação em um contextos de informação dinâmica.

Utiliza os materiais armazenados nos sistemas de gerenciamento de conteúdo, para acessar manuais, vídeos de produtos, atualizações de informações do cliente e as informações fornecidas pelo CRM, para gerar o histórico do cliente, detalhes do produto, créditos, etc.A ferramenta integra as soluções de programaçao, compliance e capacitação. Permite que o dispositivo móvel funcione como uma ferramenta de treinamento e de controle sobre o conteúdo visualizado e os resultados das avaliações feitas pelo usuário.

Mais: considera a interação entre os usuários (vendedores), painel de instrumentos, e comunicações unificadas, de forma a poder integrar comunicação IP, serviços de mensagens instantâneas, intranet ou rede social colaborativa interna que a empresa usa normalmente, acessível diretamente a partir do dispositivo móvel, para alavancar as capacidades de voz, vídeo e mensagens específicas para esses dispositivos.

A funcionalidade de geolocalização, em áreas da saúde (LifeSciences/ Healthcare), por exemplo, é empregada para rastrear as pessoas, insumos ou equipes críticas envolvidas em uma cirurgia (como o instrumental que acompanha uma prótese em ortopedia). Isto permite a atualização em tempo real dos dispositivos móveis pessoais dos profissionais diante de um possível reagendamento da cirurgia devido à falta de algum insumo crítico. Os cancelamentos ou adiamentos de cirurgias – em decorrência da falta de algum recurso crítico – são normais neste segmento. Desta forma, é possível antecipar, evitar o traslado de profissionais e reduzir a incerteza do paciente.

O uso da câmera serve para a leitura de códigos de barra do produto. Isto é muito útil para o controle e monitoramento de mercadorias em consignação. Por exemplo, no caso de um produto farmacêutico com data de validade próxima de expiração, o vendedor pode decidir quais retirar da prateleira ou estimular a venda para uso imediato. Também é útil para informar o vendedor sobre quais produtos estão com estoques elevados ou reduzidos e, assim, determinar a melhor política de preços. A câmara pode também ser utilizada para aplicações de realidade aumentada para mostrar, por exemplo, a utilização de um produto visualmente mais atraente ao consumidor.

A ferramenta pode funcionar como um canal de comunicação com os clientes e comunidades. Por exemplo, os médicos oncologistas podem discutir, consultar e falar sobre sua experiência com o produto.

Acostumem-se, é só o futuro que chegou às empresas.

Ariel Capone é vice-presidente do Grupo ASSA

Fonte: ClienteSA

Decida agora! Propósito definido, esforço organizado e atitude

Como chegar a algum lugar sem saber aonde quer chegar? Esse é um dos maiores problemas que 95% da população não consegue um grande desempenho satisfatório em sua carreira. Em contra partida os 5% restante dizem que atingiram o sucesso em sua carreira devido ao propósito definido, planejamento e execução de suas metas. As pessoas que realmente se destacam das outras decidem o que querem, como querem e quando querem.

Quando colocamos nosso foco em nossas metas, automaticamente criamos o que chamamos de esforço organizado, ou seja, transformamos esse esforço em atitude. Com a mudança de atitude podemos superar qualquer obstáculo ou força que seja contrária no percurso de nossas metas. Acredito que todos nós temos uma força interior que podemos alcançar tudo o que desejamos para nossas vidas desde que tenhamos propósito definidos e muito claros. Só desta forma podemos chegar ao sucesso que tanto buscamos.

Podemos ver isso com Henry Ford, quando jovem, Ford trabalhava em uma oficina mecânica junto com um grande amigo. Eles trabalharam durante anos e faziam a mesma coisa. O amigo de Ford era mais inteligente e competente do que ele. Trinta anos haviam se passado e o amigo de Ford continuava trabalhando na mesma oficina enquanto Ford era um dos homens mais ricos do mundo. Muitos de nós conhecemos histórias parecidas em nossa vizinhança. E porque isso ocorre? Propósito definido, esforço organizado e atitude.

Se ainda não tem um propósito definido, ao terminar essa leitura crie um propósito. Faça isso agora. Quais são seus sonhos? Se não tem, pense agora em algo que tem um grande desejo de ter ou fazer. Agora faça um plano de como irá atingir seu propósito e mude suas atitudes. Muito irão ler este texto e será mais uma leitura, porem 5% irão escrever seus sonhos e seus planos para atingir. Lembre-se, esse irão conseguir atingir seus sonhos porque tiveram atitude de começar a mudar agora e a reescrever seu futuro. Você é responsável por suas atitudes.

“Sem ação, não há envolvimento. Sem envolvimento, não há comprometimento. E sem comprometimento, não haverá mudanças.” Napoelon Hill.

Sucesso tremendo a todos!!!

Fonte: Administradores

Trabalho: quebrando um paradigma

A palavra “TRABALHO” é proveniente do Latim “TRIPALIUM”, um instrumento de tortura com três pedaços de madeira (TRI + PALIUM), usado pelos Romanos para arrancar informações dos prisioneiros.

Esta palavra passou ao Francês como TRAVAILLER, significando “sofrer, sentir dor”, evoluindo depois para “trabalhar duro”.

Passando para a Inglaterra, acabou surgindo a palavra TRAVEL, “viajar”, certamente da noção que, nessa época, com poucas hospedarias e muitos ladrões na estrada, uma viagem era algo muito sofrido.

O que torna as coisas especiais na vida é a maneira como as fazemos.

Não encare suas atividades como um sofrimento, comparando-se aos prisioneiros de guerra que tornavam-se escravos.

Ame o que faz e faça com excelência, porque se todo mundo fosse fazer o que gosta o mundo não teria nada.

Sam Waltom (CEO – Fundador do Wal-Mart) dizia:

“Se você ama o que faz, estará lá todos os dias, dando o melhor de si, e em breve, todos contrairão isso de você, como uma febre”.

Então, contagie seus colegas de trabalho com alegria, felicidade e palavras de motivação, e em breve, todos estarão contaminados com bem-estar.

Fonte: Administradores