Brindes Solidários

Uma preocupação constante das empresas que compram brindes é oferecer, a cada ano, peças diferenciadas e marcantes a seus clientes. E, em vista desta tendência, começa a despontar a procura por brindes solidários, uma vez que além de ajudarem as instituições que estão por trás desses artigos, também contribuem para fortalecer a imagem institucional das empresas que estão aderindo a essa idéia.

Os brindes solidários são resultados de produtos e artigos artesanais produzidos por cooperativas, associações e instituições sociais que, em alguns casos, recebem incentivo e patrocínio de grandes empresas.

A Fundação Telefônica, por exemplo, patrocina a Associação Mundaréu, uma ONG criada em 2001 para promover o desenvolvimento e a inclusão sustentável de comunidades espalhadas por todo o País.

A Mundaréu, primeira ONG a se destacar no setor de brindes, desenvolveu uma série de opções diferenciadas de artigos promocionais, que acabaram contribuindo para o aumento da renda de muitos artesãos que fazem parte de associações e cooperativas ligadas a ela.

De acordo com a associação, em 2002, os brindes representaram cerca de 74% de suas vendas de atacado, o que corresponde a 5.492 peças vendidas para oito empresas. Do preço final do produto, 70% é destinado ao produtor, sendo que 20% corresponde aos custos operacionais e 10% é revertido para a manutenção da Associação Mundaréu.

A associação também desenvolve brindes personalizados, de acordo com a necessidade de cada empresa. Desse modo, todos os participantes do projeto estão conquistando condições para sua inserção social, além do desenvolvimento da própria cidadania.

Você utiliza o Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento visa identificar os clientes e compradores como indivíduos e construir um relacionamento prolongado para benefício deles e, com isso, obter melhores lucros para a empresa.

Ele permite a criação de uma via de mão dupla na comunicação empresa-cliente. Essa interação possibilita um novo nível de conhecimento do cliente. Logo, conhecendo melhor o seu cliente, a empresa entende a necessidade do momento ou prevê sua necessidade futura, incentivando o aumento da rentabilidade por cliente.

Através de uma boa estratégia de Marketing de Relacionamento, a empresa deve buscar novas formas de comunicação para estabelecer um relacionamento profundo e duradouro com os clientes, prospects, fornecedores e todos os intermediários, como forma de obter uma vantagem competitiva sustentável.

O Marketing de Relacionamento utiliza principalmente as seguintes ferramentas: Database, Telemarketing e Comunicação Dirigida. A junção de todas essas ações permite detectar o perfil e as necessidades do seu público-alvo para, então, criar estratégias de marketing eficazes e rentáveis.

· Database – um completo e atualizado banco de dados com o perfil do seu cliente.

· Telemarketing – toda e qualquer atividade desenvolvida através de múltiplas mídias, objetivando ações padronizadas e contínuas.

· Comunicação Dirigida – é apenas um dos nomes que se dá ao marketing direto, termo utilizado para atividades ligadas às ações de vendas, captação e fidelização.

Portanto, se sua empresa ainda não se beneficia dessa importante e necessária ferramenta, este é o momento para rever suas ações e programar-se para entrar em 2004 com uma nova estratégia e, definitivamente, adotar o marketing de relacionamento.

Adote o Marketing de Relacionamento e Venda Mais

Agora que já sabemos a importância do Marketing de relacionamento (link para a outra matéria) para conquistar e fidelizar clientes, devemos também aproveitá-lo como uma força complementar às vendas.
Agindo como um suporte, o marketing de relacionamento permite aumentar a produtividade do vendedor, realizando para ele todas as atividades de prospecção e até mesmo apoio, como por exemplo, no caso de envio de informações para o cliente. Com isso, o vendedor ganha mais tempo para se dedicar ao trabalho de negociação e efetivo fechamento da venda.
Confira aqui as funções específicas do MKR como suporte às Vendas:

1. Fazer a prospecção de cliente potenciais, separando aqueles efetivamente interessantes da enorme massa de compradores aparentes. Em outras palavras, identificar os prospects entre os suspects.

2. Identificar todas as pessoas-chaves na cadeia decisória de compra do produto ou serviço para atingi-las com informações que dêem seqüência ao processo de vendas.

3. Através da informatização e estruturação de um Database, acionar campanhas de comunicação segmentada – através de comunicação dirigida (Mala Direta) ou telemarketing – visando romper barreiras iniciais, fornecer argumentos básicos, fazer uma pré-venda do conceito do produto/serviço e, acima de tudo, colocar o vendedor em uma posição favorável perante o prospect já predisposto a iniciar a negociação.

4. Gerenciar o trabalho de vendas, pois ao qualificar o prospect através do MKR, a empresa entrega para seus vendedores apenas as oportunidades realmente interessantes, tornando o esforço de vendas mais eficiente e controlável, impedindo que boa parte dessa função de Marketing fique na dependência do estilo pessoal e da sorte de cada vendedor. Isto é possível através da construção de algoritmos que percorrem, o database.

5. Apoiar todo o processo de venda. Pois, com as informações contidas no database sobre cada prospect – tais como comportamento de compra e perfil da empresa, entre outras – o vendedor pode ser mais eficiente em todo o seu trabalho, contando com excelente apoio do sistema até o fechamento da venda.

6. Possibilitar uma perfeita mensuração de resultados. Pela capacidade de acompanhamento do sistema e o controle objetivo da ação do vendedor, a empresa pode avaliar com precisão os resultados do trabalho de cada um e aferir a eficácia de sua força de vendas como um todo.

Por isso, o Marketing de Relacionamento é cada vez mais indispensável no momento de efetuar suas vendas e gerar mais negócios

Lançamento do Mais Bríndice

Setor ganha mais uma edição do catálogo
Mais Bríndice

Além do tradicional e conceituado Catálogo Bríndice, os profissionais do setor contam com outra importante ferramenta de comunicação e serviços: o Catálogo Mais Bríndice.

A quarta edição do catálogo, lançada durante o mês de outubro, reúne empresas de segmentos distintos como fabricantes de brindes, produtos promocionais, presentes corporativos e artigos para mídia extensiva. Além dos produtos e serviços, o guia oferece também reportagens sobre assuntos pertinentes ao setor.

Com uma tiragem de 15 mil exemplares, o Mais Bríndice é uma versão compacta do Catálogo Bríndice, porém com semelhante poder de alcance e eficácia.

Comprovando a eficiência dos títulos da Bríndice Publicações e Propaganda, o catálogo oferece 112 páginas com o melhor do segmento.
O Catálogo é distribuído gratuitamente para um mailling seleto, formado por empresas e profissionais de agências, chegando nas mãos dos profissionais que possuem o poder de compra.

Suas páginas apresentam fotos ilustrativas de alta qualidade e pequenos textos explicativos sobre todos os produtos oferecidos.

Se para os anunciantes, o Mais Bríndice é uma forma eficiente e rápida de chegar até o público esperado, para as empresas que o recebem, o catálogo tornou-se um facilitador na hora de adquirir os produtos promocionais que mais se adequam às suas necessidades e exigências.

"Veja Mais sobre o Mais Bríndice"

E o Marketing de sua Empresa ?

E o marketing na sua empresa? De que forma ele pode auxiliar? Como utilizar as suas orientações para posicionar-se, para enfrentar batalhas diárias?
Antes de fazer essa abordagem, são necessárias algumas advertências e lembretes importantes para todas as organizações, independentemente de tamanho e finalidades:
Marketing não faz milagres. Marketing não é propaganda, e propaganda não é a alma do negócio. A propaganda é parte dos instrumentos de marketing.
De nada adiantam apresentações e discursos bonitos sem conhecimento científico. Trabalhar na base do empirismo, do "achômetro", não leva a nada.
O marketing não deve ser apenas um departamento. Ou melhor, até pode ser, desde que a organização seja feita de forma coordenada e integrada. No entanto, com os mercados globalizados, a exigência é mais forte para essa coordenação e integração.
Nesse contexto, é evidente que a preocupação ou os esforços de marketing nas organizações estejam voltados, entre outros, para:
. Visão de negócios;
. Planejamento e administração estratégicos, pensando no futuro, mas sem esquecer do presente. Os parâmetros do passado também precisam ser lembrados;
. Desenvolvimento de novas ferramentas para alavancagem das vendas e maiores lucros;
. Ética e o compromisso social;
. Importância da coleta e análise de informações;
. Inovação constante e mudança adequada e acelerada;
. Transformação das relações entre as pessoas e as mudanças nas formas do poder;
. Busca incessante pela eficiência, eficácia e efetividade;
. Aproveitamento das oportunidades de mercado, lembrando sempre de conhecer com profundidade o público alvo e a forma de se comunicar com ele;
. Custos e lucros, fazendo sempre uma analogia com os padrões existentes no mercado;
. Elaboração e implementação de estratégias, sem perder de vista o foco;
. Busca por profissionais especializados que sejam ousados, tenham uma visão global e saibam trabalhar em equipe;
. Mudanças e intenções de compra das pessoas e organizações;
. Necessidade não só de pensar globalmente, mas de agir e interagir localmente;
. Acompanhamento e monitoramento dos movimentos estratégicos da concorrência;
. Fixação de relacionamentos duradouros;
. Conhecimento, com bom nível de compreensão, além do domínio de informática, marketing direto e internet;
. Posicionamento na mente do consumidor;
. Flexibilidade para mudar sempre que for necessário.

Pelo exposto, constata-se a importância e a necessidade do Marketing, tanto na área estratégica, quanto nas áreas operacionais de toda e qualquer organização.