Piracanjuba embala campanha com a música ´Do seu lado´, da banda Jota Quest,

A Piracanjuba acaba de entrar no ar com a campanha "a amor tem sabor", apresentando a linha de produtos aos consumidores a partir de diversas situações do cotidiano. Trata-se de um comercial leve e descontraído, que prioriza o lazer e a qualidade de vida. Embalado pela música "Do seu lado", da banda Jota Quest, o filme traz cenas que mostram o compartilhamento da felicidade entre pessoas que se gostam. São situações como viagens, brincadeiras, refeições, diversão e outros momentos da vida vibrante e contagiante. Como canta a música, é um retrato do "viver bem", com o amor que está "do seu lado" e que tem "sabor": Piracanjuba. "O objetivo da campanha é associar a marca a conceitos de proximidade, praticidade e inovação. O amor, retratado de diferentes formas, e os deliciosos produtos Piracanjuba são o grande pano de fundo", destaca Lisiane Guimarães, Gerente de Marketing da empresa. Criado pela agência goiana ILTA Comunicação, o comercial conta com filmes de 30′ e 60′ e teve sua estreia no intervalo do Fantástico, da Rede Globo, no dia 11 de agosto.

Fonte: Cidade Marketing

Em ritmo de trama policial, Ford lança novo filme do New Fiesta

Com clima de superprodução, o novo filme do New Fiesta, com versões de 30 e 90 segundos, foi ao ar semana passada, durante o break do Jornal Nacional, e ontem, no intervalo do Fantástico, respectivamente, ambos exibidos pela Rede Globo. Em ritmo de trama policial, o comercial criado pela estrutura da WPP exclusiva para Ford, mostra uma perseguição entre polícia e bandidos. Um policial para um New Fiesta na rua com o objetivo de ir atrás dos bandidos, e no caminho vai se apaixonando e se surpreendendo com o carro, enquanto destacam-se os features do modelo como: controle de estabilidade, câmbio sequencial Powershift, motor 1.6 130cv e Freio ABS com EBD. O Diretor Executivo de Criação é o Vico Benevides, os Diretores de Criação são Rafael Freire e Fabio Guimarães e os criativos são Daniel Massih e Guilherme Ache. A produção é da Stink, com direção de cena de Jones + Tino.

Fonte: Cidade Marketing

Qual é a dificuldade do marketing de precisão na rede social?

"Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade." (KOTLER, 2010)

Os fatores que implicam na melhor apreciação e desejável do cliente para um produto, é certificar que ele esteja sendo valorizado dentro dessa relação produto-valor. De nada adianta fazer um branding que reúna apenas os membros da produção, é preciso tornar o público-alvo o convidado de honra da festa.

Dentro da rede social este desafio torna-se maior do que se imagina. As empresas estão inseridas num contexto onde a informação pode ser partilhada, comunicada, reproduzida, modificada, banalizada ou ovacionada em questões mínimas de tempo alcançando o maior número de pessoas.

A margem de erro torna-se um fator preocupante. Ainda mais são criados recursos que tornam a voz do cliente (sites de apoio ao consumidor, comunidades pró-direitos, grupos de organização para manifestações e etc), numa voz poderosa. Torna o trabalho do social media exageradamente exaustivo e árduo.

Faço enumerar alguma soluções adotadas por várias empresas dentro da rede social para contornar ou minimizar nos resultados sobre suas publicações.

Soluções:
•As empresas criam um canal de diálogo entre o cliente e seus assuntos favoritos (Kinoplex, Cinemark e Shopping Tijuca,);
•Criação de um espaço exclusivo de produção-cliente (app que permite criar efeitos de areia – Citroën na promoção do AirCross Atacama);
•Criação de um espaço exclusivo de trabalho-cliente (disponibilizar álbuns para expor trabalhos – Comunidade Ufológica Brasileira (CUB) ao reunir fotos dos leitores sobre os fenômenos astronômicos);
•Criação de um espaço específico para cada setor necessário (entretenimento, curiosidades, diversão e etc) e oferecer liberdade ao público;
•Puxar assunto com novidades e seguir as tendências do público;
•Dialogar usando arquétipos linguísticos (jovem, adulto e terceira idade);
•Pitadas do uso do humor e nostalgia.

Crises.

•O social media não está preparado para lidar com problemas em andamento na empresa que o contratou, quando a mesma é física, portanto suas respostas são padrões e iguais quando um cliente exige alguma ação imediata;
•Algumas empresas tornam a rede social um canal alternativo do SAC (Serviço de Apoio ao Consumidor), a fama destes setores não é bem vista e acabam por se tornar desertas ou um alvo para reclamações;
•Em casos de clientes baderneiros, é orientado o social media ignorar. Algumas empresas cometem o erro em deletar a mensagem, atiçando mais ainda o problema;
•Quando o problema tem ordem maior que a rede, o cliente obteve uma experiência negativa, o mesmo utiliza o canal como uma ouvidoria – cabe a empresa dar-lhe atenção exclusiva, porém pública e abster de usar canal privativo para lidar com a situação;
•O tempo de resposta é um fator ainda muito negligenciado, em diversos casos a empresa leva 2-3 dias após o incidente para tomar nota e informar o cliente o controle da situação.

Conclui-se que as empresas ainda estão engatinhando neste mundo novo. E a razão principal não tem haver com a adequação do profissional de marketing tradicional á uma realidade digital, a prática de reter público aplica-se as duas épocas, apenas que o cultivo da relação-cliente-empresa precisa ser o maior e único foco da organização.

Segundo Michael Porter – "A globalização geralmente favorece o crescimento consistente com a estratégia, ao abrir maiores mercados para uma estratégia de enfoque."

Fonte: Administradores

A importância de se ter uma visão 360°

Para se ter uma visão de um todo da empresa em que trabalhamos temos que está por dentro de todas as áreas da organização e não apenas em nosso estado acomodado, por exemplo você administrador conseguiu um cargo de gestor em uma empresa mais só se preocupa em mexer na papelada, ver resultados dar ordem, delegar tarefas;

E esquece que para ter uma visão mais ampla tem que conhecer seu ambiente de trabalho, saber como é o dia-dia da pessoa que faz a limpeza na empresa, assim como os demais cargos que estão a baixo de você na hierarquia, não apenas para saber se as tarefas estão sendo bem executadas mais para entender as reais necessidades de seus colaboradores e satisfaze-las, pois se seu colaborador não está satisfeito a empresa não irá prosperar pois o mesmo fará sua tarefa de qualquer forma e desmotivado.

Desça um pouco do lugar mais alto da pirâmide hierárquica pra saber como se sentem e pensam seus subordinados sobre você e a empresa, quando estamos em cima temos uma visão completamente diferente de quem está em baixo. Entendendo isto, teremos uma visão de um todo da organização o que nos ajudará a obter melhores resultados, quando fazemos isso não passamos apenas a entender com mais amplitude o nosso local de trabalho como também conhecemos mais das pessoas, seu modo de ver a empresa, suas opiniões, necessidades, ideias.

Olhar só de cima e esquecer de olhar de baixo pra cima é um erro que cometemos dentro do nosso ambiente profissional, nós como líderes, gestores, administradores, temos que está por dentro de todos os níveis da empresa, faça isso, então aparecerão os resultados. Não diga que é impossível porque você tem muitas tarefas para fazer, apenas planeje mais o tempo e conseguirá fazer, é algo que leva um certo tempo mais é gratificante, é mais que uma estratégia e sim um pensar diferente, para ter resultados diferentes.

Fonte: Administradores

Web-Governar é Preciso…

Há muito que a Web deixou de ser um ambiente com limitações de papéis e funções específias e isoladas. No ambiente virtual corporativo foram gradativamente acrescidas e disponibilizadas as mais variadas formas de interação, ferramentas e conteúdos para todos os púbilicos e interesses, sejam eles corporativos ou mesmo pessoais (para colaboradores, por exemplo).

A liberdade, assim como as possibilidades apresentadas pela evolução do uso da Internet, se, por um lado impulsionaram e criaram um ambiente que pode ser moldado e adequado, adaptado aos mais variados objetivos, por outro, criaram uma diversidade caótica e imensa de conteúdos, propósitos e utilidades. Como organizar os esforços e normatizar a utilização de um ambiente por natureza aberto, livre, colaborativo e descentralizado para que seu uso traga os melhores resultados e, ao mesmo tempo, minimize o risco de uma utilização incorreta ou danosa para pessoas e/ou empresas?

Com a crescente pressão exercida sobre as empresas no que concerne à confiabilidade e maturidade dos níveis de gestão, transparência e controle, diversos padrões foram sendo criados a fim de se instituir standards de governança e normatização, formatados por diretrizes atuantes nos mais diversos âmbitos – do corporativo às áreas funcionais.

No mundo digital isso também se tornou imperativo e, na medida em que a Web se propôs a englobar atividades e escopos dos mais variados impactos nas corporações – agregando diferentes perfis de riscos, inclusive -, a rede, como ambiente, passou a demandar aprofundamentos e maiores estudos focados em gerar diretrizes suficientemente eficazes para sua sadia governabilidade.

Apesar da possbilidade de estabelecer políticas de governança em diferentes instâncias e níveis hirárquicos, as políticas e diretirzes corporativas devem prevalecer em qualquer aspecto, podendo haver customizações e adaptações conforme as particularidades específicas de um determinado canal ou área, desde que não maculem as diretrizes primárias, ou seja, que regulam o “todo” da organização.

Via de regra, em primeira instância, quando falamos em governança devemos ter em mente que seu escopo deve levar em consideração os valores, a estratégia, seu posicionamento e os princípios de definição de regras, normativas e responsabilidades da empresa, independente da particularização em áreas, canais, processos, funções e individuos. De maneira complmentar e simultânea, devem existir ajustamentos e customizações capazes de incorporar as demandas específicas de áreas, canais, etc, assim como metodologias e controles relacionadas à operação da empresa e seus indicadores de desempenho que se “alimentam” dos processos e fluxos corporativos.

Ainda como papéis centrais da Governança, mais especificamente para o canal Web, podemos destacar sua importância ao estabelecer autoridades, responsabilidades e regras necessárias para efetivamente gerenciar todo o ciclo de operação digital da empresa, desde a concepção até à execução, prevendo o comportamento e possibilidades (oportunidades e riscos) de variáveis como canais, ambientes, mídias, ferramentas, funcionalidades, públicos, conteúdo, formatos, finalidades, tecnologias e processos relacionados nos níveis estratégicos, táticos e operacionais.

Apesar de a Web ser um ambiente largamente utilizado por usuários sem conhecimento técnico, algumas precauções e cuidados devem ser tomados a fim de que este ambiente (ou conjunto de ambientes) e suas ferramentas (proprietárias ou 2.0) sejam utilizados de forma segura e completa, provendo com eficácia e agilidade as informações e serviços para quem de direito.

O grande desafio consiste em preservar as características de liberdade e interatividade que a Web permite (de forma particular em função da natureza de cada ambiente) com os padrões e metodologias capazes de prover o desejado alinhamento do mundo digital com as políticas internas da empresa e seus padrões de controle.

Podemos dizer, em suma, que uma boa Governança de Web, em qualquer dimensão relacional (B2C, B2B, C2C, etc) presume a perfeita orquestração entre Pessoas, Processos e Padrões.

A governança de Web é um processo participativo que necessita do apoio e cooperação de toda a organização, estabelecendo, inicialmente, líder(es) para mobilização e formatação da nova arquitetura de gestão a ser implementada.

A relevância, o orçamento e os riscos associados às iniciativas digitais só vão crescer nos próximos anos. A necessidade de se estabelecer uma política de Governança digital forte e consistente tem a mesma importância e relevância que a Internet e demais canais de relacionamento vêm assumindo. E isso não é pouca coisa…

Fonte: Administradores