Poupança em ritmo de rock

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Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

Brindes são eficientes meios de contato entre marcas e consumidores. Também são considerados como importantes “veículos” de promoção. Com eles, é possível criar vínculos entre pessoas e marcas. O brinde ideal depende da ação e varia do mais simples ao mais sofisticado. Muitas marcas, cada qual trabalhando dentro do universo em que atua, optam por brindes colecionáveis. Uma estratégia de fidelização bastante eficiente, considerando que o público é estimulado a continuar consumindo o produto promocional até completarem a coleção.

A exemplo das campanhas que oferecem brindes colecionáveis, atualmente, é possível acompanhar a ação desenvolvida pela Caixa Econômica Federal. Um dos produtos mais populares da Caixa é a caderneta de poupança. Líder do setor, em 2003 e 2006 investiu em comunicação para o público infantil, com o objetivo de renovar a base de clientes e sensibilizar os adultos a respeito da importância de guardar dinheiro, realizar sonhos e garantir o futuro. A pedido da Caixa, a agência de comunicação Fischer&Friends criou uma campanha publicitária educativa e animada pela turma dos Poupançudos.

Com o conceito “Comece a engordar o seu futuro. Abra uma poupança na Caixa Econômica Federal”, a turma surgiu como aliada do público infantil. Os filmes comerciais eram estrelados pelos bonecos, que interagiam com pessoas reais ao som de uma trilha musical, cuja letra reforçava os conceitos da marca. A ideia deu tão certo, que os personagens logo se transformaram em brindes, apareceram em folhetos e álbuns educativos de figurinhas para as crianças, que, apaixonadas por eles, estimularam os pais a optarem pela instituição bancária.

Em 2011, a Caixa lança a campanha “Se Essa Casa Fosse Minha”, que traz a banda Poupançudos do Rock, cantando uma versão atualizada da clássica canção infantil em ritmo de rock. A campanha convida o consumidor a depositar valores a partir de R$200,00 e concorrer a seis casas de R$200 mil. A cada depósito, o consumidor ainda leva um dos oito cofrinhos Poupançudos do Rock para colecionar.

No Brasil, alguns cases de campanhas promocionais fizeram história e são exemplos importantes para o planejamento de ações que optam por brindes colecionáveis. Em 1997, a agência de publicidade DM9, hoje DM9DDB, criou a campanha “Mamíferos” para a Parmalat com o objetivo de criar uma identidade junto ao consumidor infantil e adolescente. A campanha tornou-se mania nacional com lindas crianças vestidas de mamíferos que protagonizaram os filmes publicitários da campanha.

A promoção “Mamíferos” convidava o consumidor a trocar 20 códigos de barra de qualquer um dos produtos Parmalat somados a R$8,00 por um mamífero em pelúcia. O consumidor podia escolher um entre os 12 filhotes e, assim, era estimulado a continuar consumindo os produtos Parmalat até completar a coleção. O sucesso da promoção foi tão grande, que todas as unidades da primeira fase terminaram em dois meses, 30 dias antes do previsto. A coleção iniciou com 12 tipos de mamíferos, e passou a oferecer 21 tipos até o fim do período da ação. A campanha ficou no ar durante três anos e distribuiu 15 milhões de mamíferos em pelúcia.

O case da Parmalat e a atual campanha da Caixa são alguns exemplos de ações de sucesso que, estrategicamente, oferecem brindes colecionáveis para fortalecer e estimular o consumo de suas marcas e/ou produtos. O sucesso de uma campanha desse porte depende, principalmente, de um planejamento eficiente e da escolha do brinde adequado para o público-alvo e o objetivo da ação. A duração de uma promoção com brindes colecionáveis está diretamente relacionada ao número de itens disponibilizados e o ritmo, é claro, depende do investimento.

Os produtos do Grupo Bríndice, como o Guia Bríndice e o Portal Bríndice, são ferramentas que facilitam a busca por brindes para as mais diversas campanhas promocionais. No Portal Bríndice, as consultas podem ser realizadas por ordem alfabética, datas promocionais, público-alvo, categorias, faixas de preço e cores de produtos. Tudo para simplificar a experiência dos compradores que visitam o portal com o objetivo de obter ideias criativas, orçamentos ou simplesmente entrar em contato com as novidades do mercado promocional.

Fontes: site da Fischer&Friends e Mundo das Marcas

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