Prêmios memoráveis

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Cruzar os céus em um voo de balão, admirar o fundo do mar em um batismo de mergulho, passar alguns dias num luxuoso spa. Essas experiências e muitas outras são sugestões de prêmios de empresas especializadas em marketing de incentivo, que oferecem alternativas para presentear, fidelizar, premiar e motivar colaboradores, clientes e parceiros. As viagens também ganharam importância na estratégia de marcas que desenvolvem ações de relacionamento junto a seus colaboradores internos. Mais do que incentivar, oferecendo um bem de consumo, diversas empresas estão utilizando prêmios diferenciados a fim de proporcionar uma experiência capaz de permanecer por muito tempo na memória dos públicos presenteados.

Luiz Claudio Zenone, em seu livro Marketing de Relacionamento – Tecnologia, Processos e Pessoas cita Gummesson (2005), que enumera alguns tipos de campanhas de relacionamento, incluindo as campanhas de incentivo dirigidas para os colaboradores internos das empresas. Segundo o autor, “a força de uma instituição está na forma com que as pessoas que nela trabalham se relacionam entre si. Os relacionamentos internos bem administrados transferem para o mercado externo o valor agregado que pode se transformar em vantagem competitiva”. Sem dúvida, ações de marketing de incentivo interno que utilizam prêmios diferenciados resultam em ganhos para os presenteados e para a empresa que presenteou.

Segundo estimativas dos Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas, as viagens de incentivo para públicos diversos estão inseridas num mercado que movimentou R$ 25 bilhões em 2011 e deve faturar R$ 28,8 bilhões, em 2012. Importante lembrar que, ao escolher uma viagem, o planejamento da ação deve prever a mensagem que a empresa quer transmitir para o público em questão e levar em consideração o perfil de quem vai ganhar o prêmio.

Uma campanha dirigida, por exemplo, para um público classe A, deve-se considerar que a maioria já viajou para diversas partes do mundo. Como resultado dessa reflexão, a campanha poderia, por exemplo, agregar um roteiro que surpreenda esses participantes, ou ainda planejar uma campanha híbrida. Ou melhor, um roteiro de viagem que inclua passeios relacionados as atividade da empresa podem ser definidos como verdadeiros brindes, na hora de decidir os prêmios dirigidos para esse público.

Valores agregados à marca também podem ser explicitados na comunicação da campanha. Pode-se levar em conta a possibilidade de oferecer brindes personalizados como pastas, canetas, agendas, camisetas, chaveiros, funcionando como veículos de comunicação de marcas, slogans e mensagens de incentivo.

Para garantir o retorno da campanha tanto para a empresa quanto para os colaboradores também é importante prestar atenção na escolha do parceiro adequado que oferece para o mercado esse tipo de prêmio. Portanto, ações de incentivo que adotam viagens com roteiros especiais, passeios inusitados, esportes radicais, serviços de cuidados de saúde e beleza e tantos outros prêmios diferenciados, e que pretendam permanecer na memória dos premiados para sempre, sem dúvida, demandam diversos cuidados.

Portanto, se o plano de ação da campanha for bem estruturado, os parceiros escolhidos forem reconhecidos pela excelência na prestação de serviços e as expectativas do público forem supridas, não há nada mais acertado do que oferecer uma dentre as infinitas possibilidades de premiar colaboradores internos e externos com experiências inesquecíveis. Das viagens aos brindes personalizados, o retorno é rápido e a longo prazo.

Fontes:
Mundo do Marketing
Zenone, Luiz Claudio – Marketing de Relacionamento – Tecnologia, Processos e Pessoas

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