Sebrae-SP lança cartilha para microempreendedor individual voltada a práticas sustentáveis

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha "Como lucrar mais adotando práticas sustentáveis?". O guia vai auxiliar os microempreendedores individuais (MEI) a aumentar a margem de lucro por meio da adoção de atitudes cidadãs e voltadas ao consumo racional de energia e água, além da redução, reuso e reciclagem de resíduos.

Contendo dicas valiosas, o guia esclarece, em detalhes, quais tipos de equipamentos sanitários resultam em maior economia de água da descarga, orienta o consumo de produtos biodegradáveis – que se decompõem com facilidade no meio ambiente – e, entre outras informações, ensina como utilizar o sistema de ventilação de forma a minimizar o gasto de energia elétrica no estabelecimento, evitando, inclusive que lâmpadas fiquem acesas em locais sem muita utilização.

"A cartilha é um canal importante para que os empreendedores conheçam e utilizem práticas sustentáveis, inclusive impactando em aspectos de lucratividade. Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradem o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade de que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as microempresas conquistarem novos consumidores e clientes", diz o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Em suas páginas centrais, o guia ensina de modo didático, e com ilustrações tridimensionais, atitudes simples a serem adotadas no dia a dia do empreendimento para torná-lo sustentável na prática: da otimização da coleta seletiva à manutenção dos equipamentos de refrigeração; do aproveitamento da água da chuva para irrigação de jardins e limpeza de áreas externas à reutilização de embalagens e produtos de forma criativa e da preferência por equipamentos elétricos eficientes.

Para obter a cartilha, disponível na internet no endereço http://sebr.ae/sp/sustentabilidade_mei o empreendedor deve se cadastrar no site ou ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP para retirar. O MEI é a figura jurídica surgida a partir da Lei Complementar 128/2008. São pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 60 mil por ano.

Dicas tornar o empreendimento sustentável

1 – Otimize o uso de veículos automotivos: em entregas e recebimento de mercadorias, faça uma boa programação de percurso e calendário. Estimule um programa de carona entre seus funcionários. Leve em consideração a distância do seu fornecedor na hora da compra. Isto melhora a qualidade do ar, o trânsito da cidade e gera economia de recursos antes desperdiçados.

2 – Dê uma melhor destinação aos seus resíduos orgânicos: faça parcerias com produtores agrícolas locais para a realização de compostagem orgânica. Este resíduo é uma excelente matéria-prima para geração de adubo e energia.

3 – Pinte seu telhado de branco: a pintura branca faz com que o telhado esquente menos e também deixa o ambiente interno com temperatura mais agradável. Consequentemente, esta atitude resulta em economia de energia, pois diminui a necessidade do uso de ar-condicionado ao longo do dia.

4 – Pergunte ao seu cliente se ele realmente precisa de sacolas para mercadorias: uma sacola plástica descartada de modo errado leva até 400 anos para se decompor. Tenha em seu estabelecimento opções e sacolas reutilizáveis.

5 – Mangueira não é vassoura: água é vital para o ser humano e demais formas de vida que habitam nosso planeta. Use com sabedoria. Quando tiver que calçadas e áreas externas adote o balde, panos úmidos e vassouras.

Fonte: Cidade Marketing

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×