Second Screen aumenta o engajamento e a interatividade do telespectador

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Segunda transmissão abre janelas para as redes sociais e o usuário torna-se
agente ativo da programação televisiva

Second screen é o termo que se refere a dispositivos móveis como smartphones e tablets que permitem ao consumidor acessar conteúdo de forma sincronizada com a programação de emissoras de televisão aberta ou por demanda e interagir com as redes sociais. Emissoras de televisão sociais criaram a oportunidade de interação entre o emissor e o telespectador. São novos serviços e aplicações que transformaram o acesso à produção de conteúdo. Por meio da second screen, o usuário torna-se agente ativo no que se refere ao conteúdo da programação ou em outras atividades, sem a necessidade de interromper a reprodução da programação televisiva.

Vários estudos mostram uma tendência relacionada ao usuário que utiliza um dispositivo móvel enquanto assiste televisão, sendo que a maior frequência aponta para o uso de tablet ou smartphone. O IBOPE Nielsen Online, em 2012, apontou que 43% dos usuários brasileiros navegam na internet, enquanto assistem televisão. O uso das hashtags fornece possibilidades e ajuda na segmentação e mensuração da audiência on-line e da repercussão. Muito provavelmente foi olhando para esse mercado em evolução que o Twitter recentemente adquiriu a Bluefin Labs, empresa que fornece relatórios de audiência on-line para diversas marcas e emissoras de TV. O Google publicou um estudo que aponta para novos comportamentos do consumidor de conteúdo por meio dispositivos móveis. A partir desses estudos, muitas empresas, tanto as de produção de conteúdo quando as de publicidade adaptaram seus formatos para o usuário, com o objetivo de obter o máximo de atenção dos consumidores.

No Brasil, alguns programas como The Voice Brasil e Caldeirão do Huck deram os primeiros passos para essa interação em tempo real. O app da +Futebol SporTV, (disponível para iOS) é um bom exemplo de como a second screen funciona. Já utilizado nos EUA em transmissões de jogos de basquete e futebol americano, por exemplo, o app passa em tempo real informações dos jogadores, durante a partida.

A Sony Pictures Television está utilizando a tecnologia second screen para a série Hannibal. A mais nova produção original do AXN disponibilizou um aplicativo com objetivo de inovar na maneira como o público assiste televisão. Desde maio deste ano, o aplicativo está disponível, gratuitamente, no iTunes para todos os dispositivos móveis iOS e tablets. A second screen funcionará de forma totalmente sincronizada ao conteúdo de cada um dos episódios da série, no momento exato da exibição. Detalhes e bastidores das cenas, relações e ligações entre os personagens da trama, informações sobre o ator no exato momento em que aparece na tela são apenas alguns exemplos do conteúdo disponibilizado para o usuário.

O processo de inclusão da second screen pressupõe a criação de aplicativos que oferecem meios simplificados para novas experiências, disponibilidade de meios de interação do usuário em redes sociais durante a programação, e interatividade proporcionada pelas smart TVs. Assim, o telespectador, por meio dos dispositivos móveis, encontra as janelas abertas para interatividade e engajamento nas redes sociais por meio da web e aplicativos.

Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

Fontes:
IBOPE Nielsen Online
Sony Pictures
Ideia de Marketing

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