Seja proativo e alavanque seus resultados

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Proatividade deve estar entre as habilidades mais citadas em currículos, talvez pelo fato de ser uma das habilidades essenciais para conseguir se destacar no mercado de trabalho. Pessoas proativas não esperam ordens, pelo contrário, elas executam as demandas antes mesmo que o superior as peça.

Colaboradores proativos não atropelam decisões ou os colegas de profissão, o que causaria um sentimento de desconforto entre a equipe, mas, ao invés disso, a sua motivação e iniciativa contagiam positivamente outros colaboradores. Eles também se destacam por serem ousados e vestirem a camisa da empresa.

Assim como qualquer habilidade, a proatividade pode ser adquirida. Veja algumas dicas que te ajudarão a desenvolver essa característica:

Mergulhe na cultura organizacional da empresa – a cultura de uma empresa é sua identidade, é ela que guia as decisões de toda a organização. Entendê-la é essencial para que você possa tomar decisões assertivas sem a necessidade de uma ordem.

Não limite seu trabalho por conta do seu salário – quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “não sou pago para isso” ou “apenas trabalho de acordo com o meu salário”? Uma pessoa proativa em vez de reclamar sobre o seu ordenado, mostra no dia a dia da empresa, através de seu trabalho, que vale mais do que ganha. Com certeza, seus superiores vão reconhecer isso em algum momento.

Invista em cursos de aperfeiçoamento – não espere que a empresa ofereça cursos para a sua qualificação. Invista em si mesmo, o conhecimento é um investimento que sempre rende bons frutos para a carreira. Quanto mais bem qualificado, você se sentirá mais seguro e, consequentemente, tomará decisões mais qualificadas e assertivas.

Pense sempre no que pode ser melhorado – mesmo que tudo esteja indo bem, as demandas estão sendo resolvidas de modo exemplar, nunca se acomode. Tudo pode ser melhorado e aperfeiçoado.

Lembre-se que você tem um potencial infinito. Ouse fazer diferente e obtenha novos e melhores resultados. Qualifique-se para o mercado e seja proativo e, com certeza, conquistará suas metas e objetivos de forma extraordinária!

Fonte: IBCCoaching

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×