Sua carreira e a baixa competitividade do Brasil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil caiu no ranking de competitividade internacional. Entre 60 países, estamos agora na 51ª posição em capacidade de atrair negócios. Para a carreira de profissionais brasileiros, isso é uma severa adversidade.

Não é possível fazer coisas erradas e esperar bons resultados. Afinal, há tempos a história é a mesma: começamos o ano com certa expectativa de crescimento e, paulatinamente, vamos diminuindo-a até dezembro. E, ao final, observamos que crescemos menos que a média mundial, logo, não é difícil aceitar que perdemos cada vez mais posições no ranking de competitividade.

Os motivos são os de sempre: gestão governamental pífia, infraestrutura precária, pior carga tributária do mundo, entre outros elementos que fazem do Brasil um local desinteressante para investidores.

Se quisermos, em algum momento, resolver esses problemas, precisamos levar em conta que vivemos em um mundo em constante transformação. Não é possível gerir uma carreira, uma empresa ou um país sem observar essas alterações e agir de forma a adaptar-se a elas e agregar valor ao futuro. Por esse motivo, o indivíduo deve pensar em sua carreira com uma mentalidade constante de aprendizado e evolução. Assim, mesmo quando a realidade é desfavorável, devemos fazer um esforço para aprender com ela.

Tenha propósitos elevados

Não é de hoje que os governos, no Brasil, estão mais preocupados em se perpetuar no poder do que em gerir o País. Na sua carreira, não queira alcançar cargos para os quais não está preparado, somente para ter mais dinheiro. Tenha propósitos elevados. Sua vida profissional é a respeito do quê? Quais problemas você deseja resolver? O que fará pelas gerações futuras?

Quando você define propósitos elevados, automaticamente saberá o que deve aprender e aprimorar para que seja capaz de cumpri-los.

Apresente resultados elevados e consistentes

Qual sua posição no ranking de sua profissão? Você é uma referência para o mercado no qual atua? Não caia na armadilha de pensar que não está em uma competição. Afinal, o que as pessoas que estão na mesma carreira que a sua estão almejando neste momento? O mesmo que você! Portanto, observe se os resultados que você entrega estão no mesmo nível de seus colegas de profissão. E veja se é capaz de mantê-los nesse nível ao longo do tempo.

Não é difícil apresentar resultados no curto prazo. Difícil é assegurá-los com perenidade e de forma a não causar problemas no futuro. Por exemplo, um gerente de uma planta industrial que deixa de cumprir o calendário de manutenção apresenta uma grande redução de custos, que irá impactar positivamente o resultado do ano. Entretanto, no ano seguinte, a planta apresentará graves problemas de quebras de máquinas e equipamentos, o que forçará paradas de emergência. Isso, se não houver acidentes, que, em casos extremos, podem ceifar vidas e causar grandes estragos às instalações da empresa.

Lembre-se: você deve assegurar sua carreira ao longo das décadas e adquirir conhecimento para ter renda passiva quando se aposentar. Não deixe sua aposentadoria na mão do governo e não a coloque nos ombros das gerações futuras. Seja responsável por você mesmo.

Seja ético

Não há uma única semana na qual a imprensa não denuncie algum caso de corrupção no governo. Mas pessoas de má índole estão em todos os setores da economia. Afaste-se delas. Sua carreira não irá progredir, se você não souber identificar e afastar-se de profissionais que não jogam pelas regras do jogo. Em geral, são indivíduos incompetentes e incapazes de obter renda de outro modo que não seja fraudando normas.

O bom profissional respeita as leis e sabe jogar o jogo empresarial com habilidade, até mesmo ganhar daqueles que não fazem igual. Lembre-se: você não tem liberdade para escolher 100% das pessoas com quem irá se relacionar. Por vezes, terá de conviver com indivíduos de má índole ao seu redor. Faça o que for necessário para vencê-las. Tapetes são puxados ao longo da vida, esteja preparado para saltar no momento apropriado. E, se cair, levante-se! Acostume-se com a frustração de hoje, pois amanhã tem mais. O treino para a vida, de certo modo, nada mais é que suportar as frustrações e fazer o que for necessário para cumprir os seus propósitos.

Tenha uma infraestrutura de alta qualidade

Não economize em sua formação e desenvolvimento. Se você quiser ser um profissional de alto desempenho, terá de investir muito em você mesmo: cursos de idiomas, especialmente o inglês; boa formação; aprimoramento constante; coaching; viagens internacionais para conhecer o que há de mais moderno em sua área de atuação; check-ups regulares etc.

Do mesmo modo que o Brasil possui sérios problemas provocados por uma infraestrutura barata e de má qualidade, um profissional que negligencie sua capacitação coloca em risco o futuro de sua carreira. O mundo não para de requerer cada vez mais de todos, portanto, você precisa de uma capacidade sólida, para adaptação e aprendizado constantes. Não seja um profissional barato: alto desempenho custa caro.

Não tente fazer tudo

O governo quer fazer de tudo: ser dono de petrolíferas, bancos, correios, portos, energia, estradas, entre outras inúmeras atividades econômicas. Mas o que ele faz com competência mesmo é cobrar e fiscalizar tributos. Então, por que se meter nesses outros setores?

Você jamais irá progredir na sua carreira, se não souber liderar. Para isso, precisa desenvolver competências essenciais de um líder, como: ter propósitos elevados, comunicar-se, delegar, fazer o follow-up, dar feedback e ter um rigoroso controle de agenda. Você tem de aprender a desenvolver pessoas e, principalmente, desenvolver novos líderes. Bons líderes formam bons líderes, não seguidores.

O importante é que você saiba controlar as ações sob sua responsabilidade, não que você as faça. Para isso, sua carreira tem de se desenvolver para dar conta das complexas atividades de um líder.

Seja confiável

Nosso governo é confuso, as leis tributárias mudam a cada instante, o que dificulta para um investidor saber o quanto ganhará ao longo de seu investimento. Ainda por cima, há uma grande insegurança jurídica, pois a legislação é alterada mesmo que afete contratos estabelecidos.

Na sua carreira, tenha integridade, aquilo que você se comprometer a fazer, faça. Não dê desculpas ou explicações. Faça! É impressionante a quantidade de pessoas que se comprometem a fazer inúmeras coisas e não dão conta: de pedreiros a eletricistas, de encanadores a pintores, mas também de prefeitos a presidentes. Prometem demais e entregam pouco.

Na sua carreira, faça o contrário, prometa pouco e entregue muito. Seja extraordinário em tudo que se comprometer a fazer.

Se você quiser ter uma vida marcante, relevante e inspiradora, aprenda em todos os instantes, por mais desfavoráveis que sejam.

Vamos em frente!

Fonte: Administradores.com

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×