Sustentabilidade: A responsabilidade de empresas e consumidores com o Meio Ambiente.

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É impossível, hoje em dia, não falar sobre sustentabilidade. Diante de tantos problemas ocasionados pelo desequilíbrio que o homem impôs ao meio ambiente, como mudanças climáticas e poluição, muitas empresas e ONGs difundem o assunto a fim de conscientizar a população acerca da importância de assumir uma postura mais ecologicamente correta.
E, felizmente, essa conscientização tem surtido um efeito muito positivo na sociedade. Segundo estudos apresentados na quarta edição do Congresso Brasileiro de Pesquisa sobre o envolvimento e as práticas de pessoas e companhias quanto à causa ambiental, os brasileiros têm se preocupado mais em comprar produtos “verdes”.
Marcelo Dias, do departamento comercial da SP Brindes, confirma o aumento desse interesse dos consumidores e diz que o faturamento com a venda dos produtos ecológicos cresce mês a mês. “Estamos indo para o segundo ano neste mercado e nosso crescimento tem sido satisfatório dentro do planejamento”, explica.
Para mostrar aos clientes que se preocupam com as questões ambientais, as empresas divulgam ao máximo seus produtos ecológicos e ações sustentáveis. A Ortopé, por exemplo, fez uma ação de marketing promocional com site e hotsite para promover a linha Eco, desenvolvida com materiais de baixo impacto ambiental. Por meio da promoção “Crie um filho, plante uma árvore, escreva um livro”, a marca estimula as pessoas a refletirem sobre o mundo que querem deixar a seus filhos, dá dicas de como plantar sementes e fornece dados de sustentabilidade.
Já O Boticário aproveitou seu aniversário de 33 anos, comemorado no dia 22 de março, para propor o “Dia Sem Carro” a seus franqueados e funcionários, que foram incentivados a deixar seus automóveis na garagem e usar transportes alternativos. Todos foram informados sobre o evento por SMS, para evitar a utilização de papel. O “Dia Sem Carro” faz parte da ação “O Mundo Mais Belo”, uma iniciativa da marca, criada no ano passado, para tratar e discutir assuntos relacionados à Educação Ambiental.

Brindeiros “Verdes”

As empresas do setor de brindes também têm sido cobradas pela sociedade para assumirem um papel responsável quanto à preservação do meio ambiente. Além de oferecerem produtos ecológicos, como ecobags, brindes feitos em MDF e certificados pelo FSC, elas perceberam que também precisam fazer a sua parte por meio de projetos que proponham a prática cotidiana de atividades ambientalmente responsáveis.
A Kapa+Ecoembalagens é um ótimo exemplo de empresa consciente. Pioneira na produção de embalagens e sacolas em tecidos e fibras 100% naturais, ela tem conseguido grandes vitórias na conscientização para a substituição de sacolas plásticas por embalagens ecológicas.
Além de criar produtos que não geram resíduos plásticos, a empresa atua em prol da responsabilidade ambiental e social com o projeto Coleta Seletiva, em que a empresa aproveita as entregas para recolher o lixo reciclável (materiais plásticos) de seus clientes e encaminha para ONGs, que reciclam este material e o utilizam como sustento de catadores de lixo da cidade de São Paulo.
Outra empresa que tem compromisso com a consciência ecológica é a Fujiro Ecotêxtil. Buscando poupar recursos naturais e minimizar os impactos causados ao meio ambiente, ela fabrica seus produtos com malhas recicladas, feitas a partir de garrafas pet e algodão reciclado. Por meio de sua atuação sustentável, que inclui a participação na mobilização mundial contra alterações climáticas “Hora do Planeta 2010”, a empresa pretende causar uma mudança cultural na sociedade, que nem sempre pensa se aquilo que está comprando agride o meio ambiente.
Esses exemplos de sucesso ajudam a perceber que a partir de iniciativas simples é possível contribuir para que a sociedade adquira hábitos mais sustentáveis, inclusive em relação ao consumo. Quanto mais empresas oferecerem brindes ecológicos, mais consumidores vão voltar sua atenção para a questão da responsabilidade ambiental e terão mais interesse nesse tipo de produto.

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