A importância do marketing de conteúdo!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Em um mundo onde a propaganda tradicional tem casa vez menos eficácia, o Marketing de Conteúdo surge como um grande aliado para que as empresas alcancem mais clientes, sobretudo online.

Com a saturação da propaganda tradicional, os consumidores são expostos com mais frequência a mensagens publicitárias oferecendo produtos que, em grande parte das vezes, eles não querem comprar. E isso é feito, na maioria dos casos, através de interrupção, ou seja, o consumidor é interceptado enquanto consome conteúdo, seja no intervalo da novela, no meio de uma matéria da revista ou antes do início de um vídeo no YouTube.

Ainda pouco explorado no Brasil, o Marketing de Conteúdo vem ganhando força como alternativa a este modelo de interrupção. Ele consiste, basicamente, em gerar conteúdo relevante para o cliente em vez de bombardeá-lo com ofertas ou autopromoção. Como esse
conteúdo é uma informação útil que, de fato, interessa ao consumidor, ele tende a valorizá-lo e interagir com ele.

Ao gerar conteúdo relevante e de qualidade – que, de alguma forma, está associado aos seus produtos; e aí é que está a sacada –, a empresa tem a oportunidade de se tornar referência sobre aquele tema junto ao consumidor e, assim, aumentar sua reputação, uma das grandes moedas no mundo digital.

É nas redes sociais que o Marketing de Conteúdo pode ter seu grande potencial explorado. Nelas, o conteúdo produzido pode gerar interações e conversas que, eventualmente, podem se transformar em vendas. O conteúdo, além disso, pode ser viralizado e chegar a muitas outras pessoas, aumentando ainda mais a reputação de quem o publicou.

Por outro lado, o conteúdo também pode ser muito bem trabalhado em outros canais online, como blogs, sites e e-book, o que pode ser de grande valor para uma estratégia de SEO bem sucedida.

Comparado ao custo de mídias de massa, o Marketing de Conteúdo tem baixo valor de investimento e, como trabalha com o fortalecimento da marca com os consumidores, seu retorno tende a ser de longo prazo.

Em seu livro Likeable Social Media, o guru Dave Kerpen faz uma ótima analogia entre as mídias sociais e uma festa. Quando estamos em uma festa, o que mais detestamos fazer é conversar com pessoas chatas que só sabem falar de si próprias. Nas mídias sociais, acontece a mesma coisa. Não é interessante conversar com empresas que só sabem dizer o quanto são boas em suas próprias opiniões. Por isso, o Marketing de Conteúdo é tão importante. Ele faz com que os consumidores conversem com pessoas interessantes que têm ótimas ideias e assuntos para compartilhar e discutir.

fonte:www.pontomarketing.com

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×