Amigo secreto com merchandising

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Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

De todas as estratégias que podem ser desenvolvidas, inovador mesmo é quando o processo de planejamento e criação de campanhas promocionais é pensado em rede. Ou melhor, pensar em comunicação integrada, utilizando diferentes plataformas estratégicas, tanto para a operacionalização quanto para a divulgação de uma ação.
As festas de fim de ano estão chegando e a brincadeira de amigo secreto é uma forma de presentear diferentes grupos de pessoas: familiares, colegas de trabalho, colegas da escola e tanto outros queridos. De uns tempos para cá, a brincadeira ficou facilitada com a criação de sites especializados em organizar o evento, tornando o sorteio dos nomes dos participantes muito mais rápido e eficiente, principalmente para quem organiza o evento. Esses sites, atualmente, podem ser considerados verdadeiras redes sociais, que incluem cadastro de participação, lista de desejos e sugestões de presentes.
Interessante observar que a brincadeira que demandava o sorteio old-school (aquele feito por meio de “papeizinhos” dobrados) encontrou nos aplicativos digitais uma forma mais fácil e eficiente de encurtar o caminho para a realização da brincadeira. Até aí, aparentemente, nenhuma novidade. Mas, quando a ideia é utilizada para promover uma marca, tudo fica diferente e merece a atenção do mercado.
A famosa e criativa brincadeira, tão conhecida pelos brasileiros, foi transformada em estratégia de marketing promocional. A Hering se apropriou da mecânica do amigo secreto e investiu numa ação com merchandising para realizar a ativação da marca no fim de ano. Para viabilizar a ação, a Hering criou uma ferramenta on-line para quem quer organizar e participar de um evento de amigo secreto. O hotsite “Amigo Secreto Hering” disponibiliza ferramentas que incluem o cadastramento dos participantes, o envio de convites e o sorteio dos nomes para a troca de presentes. O endereço eletrônico ainda permite que os participantes de cada grupo criem listas de presentes e enviem recados anonimamente.

Para verificar a eficiência da ação, a assessoria de imprensa da Bríndice simulou uma participação e verificou que tudo é muito simples. Para participar, primeiramente, o organizador do amigo secreto se cadastra no site, convida as pessoas para participarem do grupo, determina o valor dos presentes e realiza o sorteio on-line. Cada um dos participantes ainda pode criar uma lista de presentes Hering que gostariam de ganhar, informar o manequim que vestem, e, decidir o dia e a hora do sorteio. Enfim, uma ação interativa para trocar presentes Hering.
Para a divulgação da ação, a empresa optou por merchandising dividido em quatro capítulos, durante a novela “Aquele Beijo”, da Rede Globo. No dia 23 de novembro, a atriz “Belezinha”, interpretada pela atriz Bruna Marquezine, explicou como se cadastrar na brincadeira pelo site. A ação “Amigo Secreto Hering” está acontecendo desde o dia 16 de novembro e vai até o dia 25 de dezembro. Afinal, já estamos no Natal e muitas ações promocionais estão acontecendo.
Assim como a marca Hering, muitas outras marcas surpreendem o mercado e o público consumidor com ações promocionais, durante o período de festas. Sorteios e concursos são as ações mais comuns e ainda consideradas eficientes para conquistar diferentes objetivos. Melhor ainda quando as ações incluem mecânicas diferenciadas que permitem a participação e interação do público-alvo. Além disso, quanto mais criativo for o conceito utilizado na divulgação da ação promocional, a ponto de permitir a produção de dezenas de peças publicitárias, tanto mais eficientes são os resultados. Estratégias, mecânicas e conceitos fortes o suficiente para alimentarem todas as mídias, todos os suportes, todas as linguagens, todos os públicos da cadeia de relacionamento de uma marca, e todos os públicos de determinado produto ou serviço. Isto é o que importa. O resto é brincadeira.

Fontes: http://www.amigosecretohering.com.br/

Sites Portal da Propaganda

Revista Exame

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