As boas causas de Cannes Lions

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O social tem um papel importante nas premiações de Cannes Lions. Tão importante que o festival criou um comitê especial, o Cannes Chimera, composto por vencedores de Grand Prix no Cannes Lions em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates.

Este projeto premia uma ideia com impacto global para o bem social. A cada ano a competição propõe um tema como desafio e os trabalhos podem ser inscritos nas seguintes categorias:

Ideias que possam ser implementadas via mobile;
Ideias que envolvam novas maneiras de comunicação de dados;
Ideias que engajem audiências jovens e;
Ideias que demonstrem como a ajuda pode promover a autossuficiência em países pobres.
Para o tema deste ano, “Aid is Working. Tell the World” (A Ajuda Funciona, Conte ao Mundo) foram selecionadas nove propostas:

– House Parties: Experiential Marketing for Global Aid da Plan International, Washington (EUA)

A Plan International USA testará modelo de marketing comprovado – o House Party – como uma ferramenta de engajamento para construir o apoio entre o público para programas de desenvolvimento internacional.

– BeHere-BeThere Project da Serviceplan, Hamburg (Alemanha)

Utilizando aplicativos de rede baseados em localização e colaboração com parceiros de varejo locais, a Serviceplan ligará os consumidores a projetos de caridade para aumentar a conscientização das questões de desenvolvimento e acionar doações a partir de locais de varejo para projetos específicos.

– Cause Generation: a Platform to Define a Generation´s Cause da OgilvyEarth, São Francisco (EUA)

A OgilvyEarth desenvolverá e lançará plataforma on-line para que equipes de estudantes universitários façam campanha a uma única causa do desenvolvimento global de sua geração, convencer seus pares a apoiar essa causa e executar um projeto de sensibilização em torno da causa vencedora.

– Hactivating Development Aid da Coxswain Social Investment Plus, Tunis (Tunísia)

A organização desenvolverá programa de crowdsourcing on-line que envolva jovens em todo o mundo, que os permita aprender sobre desafios do desenvolvimento global por meio de narrativas em primeira pessoa, bem como fornecer soluções para os desafios da vida real identificadas por seus pares.

– HMKD da Leo Burnett, Chicago (EUA)

A Leo Burnett desenvolverá plano para criar cotação de ações (stock ticker) operando na Bolsa de Valores de Nova York, que acompanhará o retorno diário sobre o investimento de ajuda ao desenvolvimento para aumentar a consciência de que os investimentos em humanidade estão funcionando.

– Global 360 da Media Trust, Londres (Reino Unido)

Com base na sua programação existente, a Media Trust produzirá o primeiro canal de televisão, on-line e móvel dirigido por jovens, que criarão e distribuirão histórias sobre o desenvolvimento global.

– Mobile-izing the United Voices of Aid Recipients da Environics Trust, Ghaziabad (Índia)

A Environics Trust usará um sistema de resposta interativa de voz para coletar dez mil narrativas pessoais sobre o impacto dos programas de ajuda da Índia rural, vai divulgá-las on-line e por mídias sociais, e, em seguida, medir como a informação muda percepções entre um público jovem.

– Radio8 da Digital Kitchen, Seattle (EUA)

A Digital Kitchen criará canal de rádio em todo o mundo para as crianças de oito anos de idade, a fim de fornecer conhecimento, percepções e perspectivas sobre o impacto da ajuda por histórias na primeira pessoa, música e intercâmbios culturais, com o objetivo de promover conexões entre o desenvolvimento e o mundo desenvolvido.

– Smart Cities: An Interactive Multi-Media and Mapping Platform da Spatial Collective, Nairobi (Quênia)

A Spatial Collective criará plataforma de comunidade interativa, acessível via SMS, para que os cidadãos apresentam desafios de desenvolvimento local e sugiram possíveis soluções, com o objetivo de promover uma melhor comunicação entre os cidadãos, prestadores de serviços, governos locais e membros da comunidade internacional e melhorar as condições de vida das pessoas nos países em desenvolvimento.

Cada ideia selecionada receberá US$ 100 mil e a campanha vencedora, a ser divulgada durante o Cannes Lions 2013, receberá US$ 1 milhão para que seja implementada.

Fonte: Promoview

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×