Brindes corporativos e a força do patrocínio

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Empresas de todos os setores da economia sabem que planos de marketing devem contemplar a construção, a manutenção e o fortalecimento de marcas a fim de conquistar cada vez mais a preferência e a confiança dos consumidores. O patrocínio de eventos é uma das opções para gerar diferenças entre marcas, agregando valor a elas e fidelizando o consumidor. Entre dois produtos e/ou serviços que apresentam características muito semelhantes, o consumidor sempre vai preferir a marca que promove valores agregados. Afinal, o consumidor não compra produtos e/ou serviços, mas o status que a marca confere a ele. O consumidor compra a força do marketing e da comunicação e o patrocínio ganha relevância nesse contexto, acelerando a formação da imagem positiva da marca na mente do consumidor. Geralmente, patrocinadores de eventos promovem diferentes ações que incluem a distribuição de brindes corporativos.

Entre os dias 4 e 8 de julho aconteceu a 10ª edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. Durante quatro dias, cerca de 40 escritores de 14 diferentes países se encontraram em Paraty para homenagear o escritor, poeta e cronista Carlos Drummond de Andrade. O evento contou com o banco Itaú que investe no patrocínio pela nova vez com o objetivo de divulgar a marca para o público visitante da FLIP e da população da cidade, incluindo ações que contemplam a distribuição de brindes corporativos. De acordo com Fernando Chacon, diretor executivo de marketing do Itaú Unibanco “Acima de tudo, Carlos Drummond de Andrade sempre foi um grande admirador da palavra e do poder transformador que as palavras sobre as pessoas. O Itaú está completamente alinhado a esse conceito e temos investido de forma contínua em cultura com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais crítica. Por isso, nos mantemos fiéis ao patrocínio da FLIP durante tantos anos”, afirma.

Além do estande da instituição no espaço da FLIP, o Itaú coloriu de laranja os barcos ancorados no cais da cidade. Entre outras ações de ativação da marca, o banco promoveu a distribuição de brindes corporativos. Biscoitos da sorte embalados com o logotipo da marca foram distribuídos em bares, restaurantes, pousadas e hotéis. Os doces traziam frases de Drummond e vales-brindes acoplados a eles. Durante a temporada do evento, as bicicletas do projeto Bike Rio estiveram disponíveis em uma estação temporária montada bem próxima à FLIP. Os banquinhos dobráveis – conhecidos e famosos entre os frequentadores do evento – também estiveram de volta durante o evento deste ano.

Patrocínio de eventos como a FLIP possibilitam que marcas ofereçam aos consumidores experiências que saem do convencional: ações inusitadas que quebram o ritmo da rotina, atingem os sentimentos, a imaginação e os interesses dos participantes. O patrocínio cultural do banco Itaú fez dos barcos coloridos e dos banquinhos dobráveis objetos que reativam as lembranças afetivas de pessoas de todas as idades. Os biscoitos da sorte em forma de brindes corporativos associaram a marca da instituição às homenagens prestadas ao poeta Drummond. Sorte e literatura num só momento de festividade que também promoveu a campanha por um Brasil literário. Uma iniciativa do Movimento por um Brasil Literário que tem por objetivo mostrar que é possível construir um país em que o acesso ao livro seja um direito de todos.

Fontes:
Meio & Mensagem
FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty

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