Dia das Mães: marcando presença

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O Dia das Mães é a segunda principal data comemorativa do ano, só superada em vendas pelo Natal. E mãe, todo mundo sabe, adora ser mimada, não importando o tamanho ou preço do presente. Assim, os profissionais de marketing têm aí uma ótima oportunidade de criar uma campanha promocional e aproveitar essa data tão tradicional e lucrativa com o objetivo de lembrar e fixar a imagem de marca de empresas e/ou produtos.
Uma pesquisa realizada pelo Grupo Bríndice mostrou que 35% dos compradores usam os brindes em datas promocionais. O Dia das Mães tem tudo para ser bem trabalhado pela área de marketing, certamente com bons resultados. Isso porque ano após ano, esta data é o principal assunto promocional de maio: as campanhas de varejo – das pequenas às grandes redes, indústrias, shopping centers, todos miram o aumento do consumo por parte daqueles que querem presentear as mães. O tema está em todas as mídias e atinge todos os públicos. Então, é uma chance ímpar de capitalizar isso em prol da imagem de marca de empresas e/ou produtos, com uma eficaz campanha promocional junto a vários públicos.
Sim, porque o Dia das Mães possibilita trabalhar públicos diferentes, fora e até mesmo dentro de sua empresa. Boa parte de seus clientes, fornecedores e terceirizados, assim como seus próprios funcionários certamente são ou têm mães, e elas vão adorar serem lembradas por sua empresa – e se lembrarão dela também. Com todo o viés comercial que carrega, a data tem um lado sentimental genuíno e forte e é uma forma muito simpática de ser lembrado.
Escolha cuidadosa – Como toda campanha que envolve brindes, a escolha do presente é fundamental. Você pode optar por algo que seja de utilidade às mães, ou alguma coisa decorativa para a casa da homenageada que envolva a família inteira, ou ainda algum item que a presenteada possa compartilhar com os familiares. Nesse caso, a presenteada tem a chance de mostrar para família ou amigos as boas relações com a empresa ou marca, o que ajuda a difundir uma imagem positiva.
Uma boa alternativa é pensar numa entrega em domicílio, no domingo comemorativo, potencializando a surpresa. Alimentos especiais com uma mensagem personalizada da empresa, ou acompanhados de algum outro brinde assinado com a marca podem dar ótimos resultados. Dependendo do cuidado com que a campanha for realizada, pode tornar sua marca inesquecível junto a todos os membros da família da homenageada.
No caso de um objeto que a “mãe” vai usar, aplique o logotipo de sua empresa no brinde com bom gosto, sutileza e discrição. Nunca perca de vista o objetivo, que é fazer com que a mãe utilize e mostre o presente para outras pessoas. Um logo muito ostensivo pode inibir o uso. Mas se for impresso de forma discreta e elegante pode fazer com que a mãe e os familiares sintam-se orgulhosos em mostrar que a empresa preocupou-se em homenageá-la.
O brinde, nesses casos, não deve ter um caráter muito pessoal, como artigos de higiene, livros ou produtos com conotação religiosa também devem ficar de fora. Para acertar na escolha, é necessária a observação atenta por parte do profissional de marketing, que também deve elaborar uma campanha com mensagens e embalagens personalizadas, para evitar a impessoalidade. Mesmo que o número de “mamães-alvo” seja grande, para sua campanha apresentar bons resultados os brindes devem passar a ideia de terem sido escolhidos especialmente para cada uma delas.
Auxílio eficaz – O mercado de brindes está bastante profissionalizado. Existem ferramentas que podem ajudá-lo a escolher brindes especiais para essa data comemorativa, como portais de brindes, catálogos impressos e especializados do setor. No Portal Bríndice, por exemplo, é possível fazer uma busca rápida e completa de fornecedores – inclusive divididos por cidade – selecionar brindes nas cores alusivas à data comemorativa, como rosa, vermelho e branco, e brindes femininos, como bolsa para guardar acessórios, echarpes e outros. Ao entrar em contato com os fornecedores, eles também podem ajudá-lo nessa empreitada, que certamente trará resultados. Mesmo a data estando próxima, ainda está em tempo de fazer uma memorável campanha promocional. Vai perder essa chance? Aproveite-a e feliz Dia das Mães!

Deixe uma resposta