Estratégia ou predileção?

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Ações promocionais que escolhem prêmios/brindes de acordo com o universo dos produtos promocionais já foram comentadas em matérias da News Bríndice. A promoção “2012 com 12 prêmios” da Sky (leia matéria no Portal Bríndice – O que é, o que é?) é um exemplo de como o mercado escolhe e define os prêmios que serão oferecidos aos consumidores/participantes das ações. No caso da Sky, o anunciante promove seus serviços oferecendo prêmios contextualizados, ou seja, prêmios que fazem parte do mesmo universo da Sky: televisores, home theaters, DVD players. Este mês, vamos apresentar uma ação promocional de uma empresa que escolheu prêmios/brindes de acordo com o universo dos consumidores.
A Coca-Cola Brasil lançou no dia 03 de fevereiro uma ação em formato de campanha eleitoral para escolher o terceiro sabor do refrigerante Fanta. Com objetivo de aproximar ainda mais a marca dos jovens consumidores do produto, a promoção quer ampliar o portfólio de sabores disponíveis no mercado brasileiro até agora, além dos dois já consagrados laranja e uva. Para tanto, nada melhor do que realizar uma pesquisa junto ao público-alvo.
A promoção ‘Fanta vs Fanta’ está sendo divulgada por meio de um fictício horário eleitoral, quando os avatares dos sabores morango e maracujá apresentam suas plataformas de defesa. A campanha fica no ar até 30 de abril, envolve um filme publicitário que está sendo veiculado no cinema e nas emissoras de televisão, além de material de ponto de venda. Na internet, os avatares morango e laranja têm direito a jingles, slogans e cabos eleitorais que reforçam suas campanhas junto aos consumidores, que decidirão o sabor que será produzido a partir de junho desse ano. O novo sabor de Fanta será definido de acordo com número de votos dos consumidores/eleitores, que concorrem a 50 notebooks por semana.
O Brasil, mercado que mais consome o refrigerante, também lidera o crescimento das opões de sabores da marca. A fim de atender a essa crescente demanda, a Coca-Cola Brasil tem investido em campanhas institucionais junto ao público jovem, que se identifica com a marca que inspira diversão. Este é o principal motivo que levou a escolha dos notebooks para premiar os participantes da ação. Aparentemente, a escolha dos prêmios/brindes se posiciona de forma distante do universo dos refrigerantes. No entanto, a escolha é muito acertada, considerando o universo das predileções do público-alvo de Fanta. Notebooks significam diversão para esses jovens. Sem falar que a maioria das ações promocionais dirigidas para jovens são estrategicamente divulgadas nos hotsites das promoções.
Assim, escolher prêmios e/ou brindes para uma ação promocional pode ser um exercício interessante, quando se tem diferentes caminhos a seguir: o universo do produto promocional ou o universo do público-alvo. Claro que existem outros, além desses dois. Mesmo assim, é uma questão de estratégia e não de predileção. Os fornecedores de brindes antenados com as notícias do mercado promocional podem treinar suas equipes de vendas a entrarem em contato com as empresas e/ou agências de promoção, a fim de oferecer sugestões de prêmios de acordo com o universo dos produtos e/ou dos públicos das marcas anunciantes. Afinal, estar um passo à frente da concorrência também é uma questão de estratégia para o mercado de brindes.

Fontes:
Mundo do Marketing
Revista Exame

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