Mercado promocional e sustentabilidade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No Brasil, algumas campanhas promocionais fizeram história. Em 1997, a agência de publicidade DM9, hoje DM9DDB, criou a promoção ‘Mamíferos’. A campanha protagonizada por crianças vestidas de mamíferos tinha como objetivo criar uma identidade da marca Parmalat junto ao consumidor infantil e adolescente. A campanha que se tornou mania nacional convidava o consumidor a trocar 20 códigos de barra de qualquer um dos produtos da marca, que somados a R$8,00 podiam ser trocados por um mamífero em pelúcia. O sucesso da campanha foi tanto, que, em 2007, foi relançada com as mesmas crianças 10 anos mais velhas.
Neste verão, a Nestlé lança a promoção ‘Nestlé Refresca Você’, que consiste em um concurso cultural e uma ação compre e ganhe. A ação está sendo realizada em 320 lojas no litoral das regiões Sul e Sudeste. Os participantes podem ganhar um kit praia e pelúcias da ‘Galera Animal’, personagens criados para a Nestlé, por ocasião da comemoração dos 90 anos da empresa no Brasil. Para participar, o consumidor compra R$15,00 em produtos Nestlé e ganha um álbum de figurinhas da ‘Galera Animal’. Ao completar o álbum com nove figurinhas, o consumidor pode trocá-lo por um dos personagens da galera: Badu (tigre), Tato (macaco), McTéo (leão), Zen Zen (panda), Zita (zebra), Odorica (girafa), Dante (elefante), Binho (urso) e Zíper (hipopótamo).
Para participar do concurso cultural, o consumidor deve preencher o cupom encartado no álbum de figurinhas, responder a pergunta: “O que refresca você neste verão?” e depositá-lo na urna de uma das lojas participantes. Uma bancada examinadora irá eleger a frase mais criativa. Cada loja terá um ganhador, que será contemplado com um kit praia composto por um guarda-sol, um cooler, uma toalha, uma prancha de bodyboard e uma cadeira de praia.
Numa rápida comparação entre as duas ações, pode-se dizer que a promoção ‘Mamífero’ da Parmalat foi reeditada pela Nestlé e nomeada ‘Galera animal’. Se a primeira ação é merecidamente considerada um modelo de sucesso, a segunda, muito provavelmente, também ganhará os devidos créditos. ‘Galera animal’ acrescentou uma mensagem de sustentabilidade, agregando valor à ação promocional. Os personagens da galera defendem bandeiras como cuidado com a água, preservação das matas, trabalho no campo, reciclagem, utilização máxima dos alimentos, entre outros, sempre apoiados nos conceitos de amizade, solidariedade e inclusão. Possivelmente, o mercado consumidor responderá com o mesmo entusiasmo de anos atrás. Afinal, o público jovem sempre responde positivamente, quando convidados a participar de ações onde todo mundo ganha. Ganha o anunciante, ganha o consumidor, ganha o planeta e o universo de ideias sustentáveis.
Fontes:
Mundo das marcas
Site da Promo Nestlé
Site da Parmalat

Deixe um comentário

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×