Marketing digital: Qual a diferença entre Métrica e KPI?

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Um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer site, seja ele um site de e-commerce ou não, é o acompanhamento frequente e sistemático dos indicadores e métricas que refletem se o site está atingindo os seus objetivos.

Ferramentas de web analytics, como o Google Analytics, fornecem uma infinidade de números sobre o que acontece no site. Mas, muitas vezes, estes números não exprimem se o negócio está indo bem ou não.

Imagine um e-commerce que tem cada dia mais visitas e, ao mesmo tempo, cada dia menos pedidos. As visitas (métrica) não estão, necessariamente, aumentando o número de vendas (KPI). O site pode até estar indo bem sob determinado ponto de vista, mas o negócio como um todo está indo na direção contrária. Por isso é importante diferenciar a Métricas de KPI’s.

A métrica é um número que reflete determinada ação ou comportamento do site. São números que não estão, necessariamente, associados aos objetivos do negócio. Eles fornecem dados mais genéricos. Alguns exemplos de métricas: Visitas, Visitantes Únicos, Taxa de rejeição, Duração média da visita etc.

Já o KPI é um indicador que, via de regra, está vinculado ao desempenho do negócio em si. Os KPI’s têm foco na estratégia da empresa. Eles refletem mais do que o comportamento do site, eles refletem o comportamento do negócio.

A definição e acompanhamento deles permitem que gestores e responsáveis possam alinhar as ações do site com os objetivos do empreendimento. Permite, ainda, que medidas sejam tomadas caso seja percebido que estes objetivos não estão sendo alcançados de maneira satisfatória.

Alguns exemplos de KPI’s são Taxa de Conversão de Vendas, Taxa de Cadastro, Tempo de Visualização da Página de Produto etc.

As métricas, normalmente, estão disponíveis na ferramenta de web analytics. Já os KPI’s devem ser definidos de acordo com as metas desejadas, uma vez que estão vinculados ao negócio.

No post da próxima semana, irei apresentar uma “fórmula” prática para definição e acompanhamento de um KPI.

Fonte: www.pontomarketing.com

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