Marketing e turismo para a terceira idade: tudo a ver

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Uma das áreas que mais se desenvolve quando o assunto é marketing de serviços é o setor do turismo. Aqui no Ceará, ações como o Fórum do Turismo demonstram como é importante esta área ter profissionais engajados na arte-ciência do marketing.

O serviço é algo intangível e nele se encaixa perfeitamente o turismo (você compra uma estadia num hotel, em frente a uma bela praia, mas não leva nada fisicamente disso, a não ser boas recordações das férias!), setor onde há de se ter estratégias específicas para os dois dos objetivos maiores de todo marketólogo: encantar e reter clientes.

Uma das populações mais importantes para se trabalhar os desejos é a da terceira idade. Nossos avôs e avós estão cada vez mais sendo vistos como clientes preferenciais neste setor, afinal muitos já estão com a vida financeira estável, são aposentados e não estão presos ao fator tempo, ou seja, podem estar viajando e conhecendo muitos locais o ano todo (o que ajudaria a combater o problema da
sazonalidade do setor). Este tipo de turista exige um modelo especial de estratégias, pois há limitações que devem ser respeitadas, como por exemplo a alimentação. Imagine um grupo de senhores e senhoras vindos ao nordeste e, na hora do almoço descobrem que o restaurante do hotel apresenta um cardápio recheado dos melhores pratos regionais. Bom, para hóspedes mais jovens seria um almoço maravilhoso, mas para quem possui pressão alta, deve controlar colesterol e manter os níveis de açúcares no sangue moderados, será uma péssima – e perigosa – refeição.

Muito deve ser pensado a respeito de como receber bem estes brasileiros e estrangeiros apaixonados por viagem, mas que requerem muitos cuidados. O marketing pode ajudar nisso, com estratégias que valorizem tais clientes, para que se apaixonem pela visita, tenham suas expectativas superadas e ainda tenham vontade de voltar. Eis algumas estratégias:
•Hotéis e pousadas com poucos andares e/ou com rampas e elevadores;
•Cardápios adaptados, com pratos com níveis de sal e gordura controlados;
•Piscinas com barras de apoio;
•Eventos musicais, dançantes e de socialização;
•Treinamento especial para garçons, recepcionistas e gerentes para atendimento especializado aos hóspedes da terceira idade;

Fonte:www.pontomarketing.com

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