Mercado de uniformes profissionais ditando moda

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Uniformes inspirados nas tendências da moda ou moda inspirada nos uniformes?

Tecidos diferenciados, padrões de cores renovados, cortes impecáveis. Cada vez mais os uniformes profissionais são inspirados nas tendências da moda. Ou são os uniformes fontes de inspiração para os profissionais da moda? De um jeito ou de outro, eles vestem profissionais em diversas ocasiões e circunstâncias. Durante os eventos, são garçons, garçonetes, recepcionistas e seguranças que vestem uniformes; nos supermercados, são demonstradores de produtos (geralmente envolvidos em campanhas de degustação); nos shows, são recepcionistas, hostess, barmen e em casas noturnas são promotores que fazem as famosas blitz. Estes profissionais estão em todos os lugares e geralmente estão uniformizados. Em pesquisa, o Guia Bríndice percebeu que o mercado da moda e o mercado dos uniformes profissionais se confundem.

No universo dos uniformes profissionais também encontramos os esportivos, ocupando uma parcela significativa desse mercado, produzidos por grifes da moda. Para dar um só exemplo, uma notícia publicada no UOL Mulher – Moda se refere à Federação Italiana de Vela que anunciou no dia 3 de abril que a grife Prada (também italiana) é a patrocinadora do time de iatismo e vela do país. Os uniformes dos atletas marítimos que competirão nas Olimpíadas e Paraolimpíadas deste ano serão criados pela marca.

Para confirmar a percepção de que os mercados de moda e de uniformes se confundem, a dupla Viktor & Rolf apresentou no dia 12 de abril, em Paris, sua coleção para o inverno. Parcas, casacos, calças em couro e paletós são inspirados nos uniformes militares russos. No Brasil, o estilista André Phergom, revelado na Casa de Criadores, chega à Brasília com sua coleção de outono/inverno 2012 inspirada em uniformes militares espanhóis. O americano Tommy Hilfiger apresentou a coleção Cadet Academy, durante a New York Fashion Week, inspirada no lifestyle de um jovem cadete e seus uniformes, que variam do estilo militar ao esportivo, com influências do rock.

Do ponto de vista mercadológico, o mercado comprador de uniformes profissionais ou encomendados especialmente para campanhas de degustação, blitz e outras ações promocionais espera que esses produtos sejam concebidos para atender performances específicas, que vão desde o processo de seleção do tecido, interpretação da modelagem mais adequada para a função a que se destina até a integração da imagem corporativa da empresa promotora do evento ou da campanha promocional. A utilização de tecnologias de ponta associada à pesquisa faz dos uniformes profissionais produtos de alto desempenho e eficiência. O resultado é a satisfação do usuário final, em relação a conforto, segurança e durabilidade. Desta forma, as empresas fornecedoras de uniformes profissionais garantem a imagem de marca de seus clientes e ditam moda no que diz respeito ao profissionalismo, atendimento, qualidade e cumprimento de prazos.

Por Elisabeth Guimarães – Grupo Bríndice

Fontes:
UOL Mulher – Moda
Globo.com

Deixe uma resposta