O ativo mais importante da empresa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A reputação de uma empresa é seu bem mais valioso, seu ativo mais importante. Em tempos em que o consumidor está mais participativo por meio das redes sociais, é preciso saber gerir com maestria a imagem da companhia, caso contrário, a vida desta pode estar correndo um grande risco. "Na era da informação e do conhecimento que estamos vivendo, a alternativa muitas vezes segura e confortável do ´low profile´ não está mais disponível. Todo mundo tem uma opinião sobre todas as corporações e tem meios de multiplicar esta", afirma Dalton Pastore, CEO da Corpora – BR, empresa com foco na reputação corporativa com ações de branded content e brand experience.

O executivo destaca que o compartilhamento das informações sobre determinada empresa não se restringe aos clientes. "Funcionários, fornecedores, distribuidores, imprensa, legisladores, agentes de regulação; todos tem influência no sucesso ou no fracasso da corporação", diz. Pastore ainda acrescenta que dentro da organização, o dono, CEO da empresa é quem tem a primeira responsabilidade sobre a imagem corporativa, sobrevindo para todos os diretores e, por fim, os funcionários.

A reputação ainda pode comprometer no lucro, impactar a concorrência, atrair – ou repelir -, mais consumidores, por isso o gerenciamento da imagem se torna vital para o negócio, algo que pede um sólido plano de negócios, alinhado a estratégias mais assertivas . "As principais empresas e corporações do mundo tratam da reputação de maneira profissional, com apoio de inteligência estratégica especializada, diz Pastore. "Uma conexão falha com os stakeholders (públicos de contato) pode comprometer a habilidade de uma corporação para contar com sua boa vontade, confiança e suporte. O que, por sua vez, certamente irá tornar mais difíceis os objetivos traçados no plano de negócios", conclui.

Prevenir para não remediar

A maneira como a crise de uma imagem é gerenciada pode ser decisiva a companhia. Saber manejar, sem descuidos, a reputação de uma empresa desde -sempre – é fundamental para o êxito desta."As corporações precisam hoje em dia alinhar o corporate value que oferecem a sociedade, com os anseios de seus stakeholders e seu plano de negócios. Em um assunto tão fundamental, como reputação, não há espaço para improvisações", finaliza Pastore.

Fonte: ClienteSA

Deixe uma resposta