17 dicas para você esticar seus limites, aumentar seu valor e impulsionar sua carreira

Quero iniciar esse artigo com a seguinte pergunta: Porque algumas pessoas fracassam e outras prosperam? Bom, se partirmos de um raciocínio lógico, chegaremos à conclusão de que todos são iguais e que deveriam obter resultados semelhantes, certo? No entanto, não é isso que vemos na prática. E o motivo desse intrigante fator pode ser compreendido se tivermos humildade para aprendermos com um antigo pássaro que descobriu a fórmula do sucesso.

O pássaro da mitologia grega, conhecido como fênix, tinha como característica renascer das próprias cinzas quando morria, ou seja, não importava o que acontecia, ela sempre dava um jeito de se levantar e recomeçar uma nova vida.

E é exatamente disso que precisamos para crescermos profissionalmente. Muitas pessoas possuem intelecto, carisma, títulos, dentre outras coisas importantes, porém, não possuem o maior dos atributos, a saber: a persistência.

A vida de qualquer pessoa é repleta de problemas, críticas, tragédias, eventos inesperados e crises. Algumas pessoas não conseguem lidar com esse tipo de situação, já outras, enfrentam o problema de frente, buscando resolvê-los com bom humor e inteligência. E nisso consiste os vencedores e os perdedores: os primeiros persistem, enquanto que os segundos desistem.

O primeiro passo para ter sucesso em seus objetivos, é saber que erros são naturais e que somente através dos mesmos é possível acertar o alvo. Na vida você receberá muitos “nãos”, pessoas questionarão o seu talento e dirão que você não passa de um fracassado, profetizando o seu futuro e batendo o martelo de sua derrota, cabendo a você, apenas abaixar a cabeça e aceitar esse penoso futuro.

Parece ser algo simples e banal, no entanto, a maioria das pessoas desiste logo nos primeiros obstáculos, e pior do que isso, culpam as outras pessoas (o chefe, a família, os amigos, etc.), ou, até mesmo Deus, por sua falta de constância.

Sendo assim, elaborei 17 atitudes para que você seja mais competente em sua vida e consequentemente consiga lograr êxito em seus objetivos, confira:

1 – Fuja das pessoas que só te criticam: por incrível que pareça, as pessoas acreditam nesses falsos profetas, que aparecem travestidos de anjos de luz, mas na verdade são demônios cruéis que existem apenas para derrubar as pessoas, como meros pinos de boliche. Esses vampiros emocionais são fracassados que querem arrastá-lo para o abismo que eles mesmos criaram, por terem escolhido uma vida medíocre, pautada na desistência e na negatividade.

2 – Tenha atitude: a falta de atitude também contribui para o insucesso das pessoas, pois, o mundo não ajuda alguém que anda de braços cruzados. Não pense, aja. Também é importante frisar que, quanto mais atitudes você tiver, automaticamente, mais dificuldades terá, haja vista, que quanto mais você se aproxima do topo, mais difícil torna-se de manter-se nele, no entanto, você estará a poucos passos da excelência.

3 – Tenha objetivos possíveis de alcançar: você não ganhará o mundo em uma semana. O importante é evoluir um pouquinho todos os dias, de modo que no fim de um prazo específico, se possa observar as evoluções e se possa elaborar procedimentos para manter (os atributos) e corrigir/eliminar (as deficiências). Quer um conselho? Cresça 2% por dia, pois assim, estará crescendo 14% por semana, 56% por mês e 730% por ano, e fazendo isso, não restam dúvidas de que em pouco tempo, você estará bebendo a água da excelência e surpreendendo a todos que estão ao seu redor.

4 – Tenha foco: planeje, organize, controle e execute seus objetivos. Além disso, tenha disciplina e estipule prazos. Também não deixe que nada o faça desistir, pelo contrário, faça da tenacidade a sua âncora. Sem dúvidas, você enfrentará objeções e críticas veementes, porém, tudo o que você precisa é de acreditar em si mesmo, pois assim, o universo se encarregará do resto.

5 – Tenha paixão e entusiasmo: seja uma pessoa apaixonada por tudo aquilo que faz, para que assim, as tarefas sejam feitas com amor, e não com ódio. Em minha vida profissional tive a oportunidade de trabalhar em um restaurante e notar algo importantíssimo: existiam duas cozinheiras, uma com uma formação excelente e outra sem formação alguma, a primeira cozinhava com profissionalismo, já a segunda porque gostava e sentia prazer de realizar essa função. Adivinhe qual delas tinha um “tempero” melhor, que agradava os clientes? A segunda, mesmo com as dificuldades de ter uma formação inferior a da sua companheira. Portanto, ter paixão e entusiasmo é fundamental para a execução em alto nível de qualquer atividade.

6 – Faça um bom networking: tudo é relacionamento. Se você não possui bons contatos, a probabilidade de lograr êxito em seus objetivos é zero. Sendo assim, fortaleça os seus laços, de modo a esticar sua rede de amigos. Além disso, busque se cercar de pessoas que pensem como você, ou seja, que busquem sonhar, que tenha brilho nos olhos e principalmente, que saibam motivá-lo, para que assim, você persista em seus objetivos.

7 – Trabalhe seu marketing pessoal: qual o seu reflexo quando você se visualiza no espelho? É a imagem de um pato, ou de um cisne? O pato não tem nada de mais, ele é sem graça, repetitivo e monótono, já o cisne é imponente, formoso e diferente. Se você tivesse que escolher entre um dos dois, qual escolheria? Obviamente o cisne, certo? Pois é, no mercado também é assim, se surgir uma vaga e você estiver com uma imagem de pato, e seus concorrentes estiverem com a imagem de um cisne, quem você acha que o contratante irá escolher?

8 – Desenvolva seu autocontrole: infelizmente, alguns problemas são inevitáveis e prejudicarão seus objetivos, daí a importância de gerenciar seus pensamentos. Nessa era em que vivemos, vencerá quem gerenciar seus pensamentos de forma eficiente. Sendo assim, doutrine seu cérebro para que você: ouça mais e reflita mais, de forma que você seja mais sensato, prudente, organizado, paciente e positivo, gerando escudos emocionais que farão com que você se torne alguém perfeitamente equilibrado.

9 – Não desista fácil de sua ideia: grandes ideias precisam ser modificadas até que se tornem perfeitas, de modo que, evoluir as mesmas, é um dos segredos para que ela se torne algo viável. Darei um exemplo simples: na Grécia, no período da filosofia clássica, os três grandes pensadores da época, a saber: Sócrates, Platão e Aristóteles precisaram um do outro, para que suas ideias ganhassem forma, haja vista, que Sócrates criou a filosofia, Platão externou sobre essa filosofia e, por último, Aristóteles ficou com a tarefa de sistematizar tudo isso. Sendo assim, assim como na Grécia antiga, temos que buscar evoluir nossas ideias através do trabalho em equipe.

10 – Não complique as coisas: seja simples, você não precisa impressionar sempre. Digo isso porque algumas pessoas pensam que para alcançarem a glória, elas precisam causar um grande cataclismo social, causando um terremoto no planeta e sacudindo todas as pessoas que aqui estão, e é exatamente o contrário, ou seja, você deve agir com racionalismo e objetividade, não deixando que os estúdios da Disney, faça-o acreditar que você é capaz de voar mesmo sem ter asas.

11 – Sorria mais: aprenda a sorrir para as suas derrotas e a enfrentá-las com a cabeça erguida, pois assim, você estará pensando positivamente, não deixando que as crises derrubem sua motivação. Acredite, o sorriso é o melhor antídoto contra os problemas da vida.

12 – Tenha disciplina: volte seus olhos para o Extremo Oriente e aprenda com os japoneses, eles são extremamente rigorosos consigo mesmos e cumprem tudo aquilo que foi estipulado por seus líderes, sem questionar. Por esse motivo, eles são, ao meu ver, inigualáveis com relação a qualidade total e produtividade.

13 – Motive-se constantemente: tenha determinação implacável e somente pare de caminhar em direção ao seu alvo quando estiver morto, pois assim, você estará tomando a atitude mais correta de sua vida, que não é outra senão acreditar em si mesmo.

14 – Seja um aluno eterno: separe um tempo para absorver conhecimentos e informações, de forma que você consiga manter-se atualizado. Vale lembrar, que é fundamental que você nunca pare de aprender, para que assim, você possa aumentar o seu nível de conhecimento e consequentemente seja alguém de nobre envergadura.

15 – Saiba lidar com pessoas: conheça a personalidade de uma pessoa e identifique o que agrada a mesma, após isso, use sua inteligência e sabedoria para agir de acordo com os dados colhidos.

16 – Desenvolva seu intraempreendedorismo: é fundamental que você “pense fora da caixa”, ou seja, que desenvolva sua capacidade criativa. Em outras palavras, é necessário que você tenha o DNA para ser diferente da maioria, gerando ideias inteligentes e inovadoras.

17 – Seja intrépido: observe os olhos do leão e repare a imponência que é emanada dos tais. É disso que você precisa, ou seja, de ousadia, audácia e arrojo, para que assim, a vida tenha medo de você, e não o contrário.

Enterre o passado e foque no presente, buscando manter a sua mente equilibrada rumo aos seus objetivos. Sem dúvidas, a vida trará dificuldades e injustiças, mas, a perseverança fará você passar por todas elas e no fim, você irá perceber que tudo o que importou foi continuar em frente e não se preocupar com as pegadas que ficaram para trás.

Fonte: Administradores

O sucesso da comunicação das marcas

Você já ouviu falar na marca de Leite Clac? E no Frango Vit, no Arroz Cristal ou na Farmácia Homeopática Artesanal? E no Café Bandeira, você já ouviu falar?

É bem provável que essas marcas sejam completamente estranhas para você, embora sejam bem conhecidas nos estados do Paraná e de Goiás.

Você acredita que as marcas Caloi, Hering ou Sadia sejam bem conhecidas dos europeus ou dos americanos?

Não. Pois ainda lhes falta desenvolver – à exceção da Sadia, talvez – um esforço de comunicação bem planejado para globalizar essas marcas.

Sendo assim, é quase impossível imaginá-las como marcas atraentes no varejo internacional, fato este que não nos deve levar a concluir que elas não tenham valor algum.

Estudiosos do assunto vêm afirmando que, nos seus mercados de origem, as marcas possuem as maiores possibilidades de fortalecimento e de enriquecimento, pois são raras as marcas, os produtos ou serviços com potencial para uma expansão globalizada, sem exigirem esforços e grandes gastos em comunicação.

Para eles, é possível que algumas marcas de determinados produtos possuam possibilidades que facilitem uma expansão nacional, bastando que a comunicação seja bem desenvolvida para atender às características dos novos mercados de consumo.

Sob o ponto de vista desses cientistas comunicar bem as marcas como um fenômeno regional reforça-as em seus nichos de mercado, permitindo assim o correto dimensionamento dos hábitos de consumo dos novos consumidores internacionais.

Dessa forma, perguntamos: _ A comunicação vende o quê? Vende marcas ou produtos? Essa pergunta pode parecer um tanto acadêmica, mas qualquer que seja sua função no processo mercadológico pode-se afirmar que a comunicação trabalha a marca e não o produto.

Coca-Cola é muito mais do que um refrigerante sabor cola, Marlboro é muito mais do que um bastão repleto de nicotina e Nike é muito mais do que um calçado esportivo. Na verdade, marca é muito mais do que um simples produto.

De acordo com Caropreso (1997, p. 14), "marca é uma percepção, uma sensação indelevelmente cunhada na cabeça e no coração das pessoas. E uma rica e delicada tapeçaria de associações,
sentimentos, emoções, conclusões, que derivam de uma idéia".

Produtos são desenvolvidos por técnicos, marcas são formadas na concepção das pessoas. Produtos são feitos nas indústrias, marcas são preferidas pelas pessoas. Produtos são vendidos em prateleiras, marcas são compradas antes de fabricadas. Produtos são copiados, marcas são únicas. Produtos ficam obsoletos, marcas podem ser eternas.

Portanto, na visão de muitos estudiosos de marketing é possível transformar esses produtos regionais – Leite Clac, Frango Vit ou o Arroz Cristal – em marcas internacionais, desde que sua comunicação seja bem desenvolvida para atender aos anseios dos consumidores regionais e internacionais.

CAROPRESO, Percival. Planejamento estratégico de comunicação. São Paulo:
Nobel, 1997.

Fonte: Administradores

A administração do estado mental e emocional e o sucesso nas negociações

O sucesso em qualquer negociação, isto é, a obtenção de resultados de qualidade superior, está na dependência de três fatores: domínio do processo de negociação, conhecimento efetivo da realidade externa, ou seja, do contexto e competência para se administrar os próprios estados mentais e emocionais.

Processo é o caminho que se percorre do início até o final e é a espinha dorsal de qualquer negociação. Compreende três momentos: preparação, reunião de negociação e controle/avaliação. A maioria das negociações é ganha ou perdida de acordo com a qualidade da preparação. Uma coisa é certa, quem não leva a sério a preparação de uma negociação está se preparando para o fracasso. Portanto, é fundamental se ter consciência da importância da preparação e não cair na armadilha das desculpas como “não tive tempo” e outras do mesmo gênero.

O paradoxo é que quem alega que não tem tempo para se preparar, acaba tendo que encontrar tempo para o retrabalho, ou seja, para a correção dos erros cometidos em negociações mal feitas. Continua sendo melhor prevenir do que remediar. Uma boa preparação deve começar por uma boa avaliação ou interpretação da situação e esta é principal razão do sucesso de Warren Buffet: “Se você não é capaz de avaliar o seu negócio melhor do que o mercado, você não é do ramo”. Devemos também ter presente que vivemos num mundo probabilístico, ambíguo e cheio de incertezas. Assim, é boa prática considerar três cenários: otimista, realista ou mais provável e o pessimista pois, crer você acredite ou não, a Lei de Murphy existe. Além disto, devemos considerar estratégias, táticas, concessões e impasses. De qualquer forma, é sempre preciso ter presente que a negociação só acaba quando o acordo foi cumprido e não quando foi formalizado. Existem aqueles que usam as táticas da situação de fato. Prometem uma coisa e fazem outra.

O segundo ponto relevante para se chegar à excelência numa negociação é o conhecimento efetivo da realidade externa, importando em dois vetores: o conhecimento do negócio e o das pessoas envolvidas na negociação. Por conhecimento do negócio entendem-se as características técnicas, econômicas, jurídicas, fiscais, contábeis e financeiras do que se está negociando, bem como dos agentes econômicos envolvidos. Quem não conhece o seu negócio é como alguém que anda de táxi numa cidade estrangeira, sem falar o idioma do país. Os conhecimentos das pessoas com quem se está negociando importa em suas características e padrões comportamentais, conjunto de interesses, bem como os respectivos níveis de autoridade. Sempre saiba a autoridade da pessoa com quem você está negociando.

Finalmente, o terceiro e mais importante fator de sucesso numa negociação, é a competência para se administrar os próprios estados mentais e emocionais, pois sem isto não se tem acesso aos próprios recursos, sobretudo nas situações de tensão, estresse e adversidades. Podem acontecer vários dificultadores que vão do “apagão emocional” ou “deu um branco”, até às reações intempestivas, a "la Zidane", que botam tudo a perder, quando se tem o jogo na mão. Isto sem falar nos vários tipos de medo como fracasso, rejeição e até mesmo do sucesso.
A administração do estado mental e emocional tem como ponto de partida o conhecimento da relação mente/corpo. É aí que surge o SRRED de uma pessoa, que é um importante fator de diferenciação. Ou seja, sono, respiração, relaxamento, exercícios e dieta.

A boa administração do estado mental e emocional tem como um dos seus fundamentos a consciência da importância de nossas decisões e de nossa responsabilidade sobre elas. Tudo o que somos hoje é fruto das decisões que tomamos no passado e o que seremos amanhã é fruto das decisões que estamos tomando atualmente. Ou no dizer de Jean Paul Sartre: “Não importa o que fizeram de mim. O que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim”. Existem cinco categorias de decisão que são fundamentais: em que prestar a atenção, a qualidade dos diálogos internos, que significado dar às coisas, que crenças devemos ter e o que fazer para obter resultados.

De acordo com a Lei da Atenção Concentrada, quando uma pessoa foca a sua atenção numa idéia, esta se concretiza por si mesma. Cabe então ficar consciente de nossos diálogos internos. Existem dois padrões típicos. O primeiro é de lamentação, recriminação, justificação, busca de pontos fracos e culpados. O segundo é o da busca de soluções e resultados, aceitação da realidade, sem conformismo, e perguntas inteligentes para se mudar o foco de atenção e eliciar recursos internos. O padrão que se segue faz a diferença da água para o vinho. Cabe ainda citar o psicólogo esportivo Rod Gilbert: “Perdedores visualizam as penalidades do fracasso e os vencedores visualizam as recompensas do sucesso”.

Três operários estavam fazendo uma mesma obra e foram perguntados sobre o que estavam fazendo. O primeiro respondeu que estava assentando pedras. O segundo que estava fazendo uma escada. O terceiro que estava construindo uma catedral. Saber escolher significados fortalecedores para tudo o que se faz na vida, faz uma grande diferença.

Um outro ponto relevante é o que trata das crenças que, inclusive, afetam o nosso sistema imunológico. Crença é um comando hipnótico que você dá para você mesmo. Um levantador de peso, capaz de levantar duzentos quilos, pode ficar incapaz de levantar uma agulha, quando em estado de transe, recebe um comando neste sentido. Portanto, é fundamental identificar e se desiponitizar das falsas convicções e crenças, para que se possa agir com a máxima efetividade, pois em última instância, são as nossas ações que indicam a direção em que estamos indo e os resultados que vamos obter. E, em negociação, tudo o que fazemos está vinculado ao processo de negociação.

Assim, se você quiser ter resultados expressivos nas negociações, defina seus sonhos e objetivos e domine o processo de negociação, procure ter conhecimento efetivo da realidade externa e desenvolva sua competência para administrar seus estados mentais e emocionais. Mas saber tudo isto apenas não basta, pois em verdade, não é quem sabe que faz a hora, mas sim quem sabe fazer. É isto que faz a diferença entre vencedores e perdedores.

Fonte: Administradores

Delegue para não morrer cedo

Há líderes que gostam de trabalhar exageradamente e, além disso, não confiam no trabalho de ninguém. Centralizam uma sobrecarga de atividades – sejam elas profissionais ou não -, e ainda levam para casa muitas dessas tarefas. Circula até em nosso meio o termo inglês “workaholic” que designa a pessoa viciada por trabalho.

Se esse for o seu caso, tenho uma palavra não muito animadora. Você está morrendo aos poucos! O estresse desse mundo materialista e altamente competitivo é, sem dúvidas, um inimigo oculto que vai imperceptivelmente minando a saúde física, emocional e relacional de muitos. O grave é que o comportamento em questão acelera as consequências.

E qual é a minha principal motivação ao expor este assunto? Quero animá-lo a uma mudança de atitude, corajosa e desafiadora, em busca de uma vida saudável e mais organizada. Comece se conscientizando de que essa mudança é necessária e encontre os melhores motivos para um novo recomeço.

Em agindo nessa perspectiva, você estará dando os primeiros passos para uma nova fase de sua vida. Mas as pessoas do seu convívio íntimo é que vão lhe agradecer. Acredite! Toda vez que fazemos das coisas as nossas prioridades, acabamos por descartar injustamente as pessoas, principalmente aquelas que estão mais próximas de nós. Tenho dito que, infelizmente, essa tem sido uma das falhas recorrentes da experiência humana.

Então, busco na Administração um recurso que vai ajuda-lo muito – a delegação de tarefas. Delegar, no caso, é o ato de transmitir poderes a outrem para executar determinadas tarefas sob nossa responsabilidade. Há toda uma metodologia para que isso se processe com eficácia, mas não é esse o meu foco no momento.

A ação de delegar indica que não estamos sozinhos no planeta Terra. Que não somos indivíduos cujas habilidades nos são exclusivas. Partilhar nossas tarefas e atribuições com outras pessoas, através da delegação, ajuda a nos libertarmos de uma postura individualista e exclusivista, cumprindo o que a Bíblia diz que devemos "carregar as cargas uns dos outros". É mergulhar no duplo entendimento de que precisamos das outras pessoas (e elas de nós) e de que não somos insubstituíveis.

Há pouco menos de dois meses, um amigo próximo acordou cedo, foi à rua, cumprimentou algumas pessoas conhecidas e passou o dia em suas atividades de rotina. À noite, já em casa, conversou com sua esposa na sala e, em seguida, se dirigiu ao quarto para assistir TV. Ao sentar na cadeira, foi vítima de um enfarto fulminante que o levou ao seu fatídico e último suspiro. Sim, deixou saudades! Mas o que destaco com esse episódio é que muitas das tarefas exercidas por ele não deixaram de ser executadas após o seu óbito. Alguém assumiu o seu lugar!

Afirmo que haverá sempre alguém, em algum lugar, capaz de assimilar as nossas competências e a desenvolvê-las até melhor do que nós. A delegação é um dos instrumentos que nos ajuda a provar isso! O que falta em muitos é a coragem para delegar. São tomados, às vezes, por sentimentos de insegurança, manifestando um profundo medo de perder status, grau de importância ou o próprio emprego. Por isso, optam em fazer tudo sozinhos. E morrer silenciosa e prematuramente! Pelo esforço, tentam provar não sei o quê a elas mesmas, talvez por desconhecerem que o valor da pessoa humana se estrutura no que somos e não no que fazemos.

Estimulo-o, portanto, a delegar algumas ou muitas das suas tarefas diárias. Confie nas pessoas e invista nelas, capacitando-as com esmero. Imprima amor e um caráter irrepreensível em tudo o que faz. Forme novos e bons líderes, capazes de fazer o mesmo com seus liderados.

Você vai perceber que os resultados do seu trabalho irão se multiplicar. Sua credibilidade aumentará sem medidas. Você será reconhecido como um verdadeiro líder a ser imitado. Você conquistará muito mais amigos e admiradores. Terá mais tempo para si mesmo e para a família. E ainda: viverá bem melhor, se assim Deus o permitir!

Fonte: Administradores

A importância da logística para as empresas

A tempos as empresas buscam agilidades em seus processos . Pois como vivemos em uma época de globalização e com isso o mercado se torna cada vez mais competitivo . É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender as expetativas dos seus cliente. E com isso conquistar seu espaço no mercado . Através de produtos e serviços de qualidade. Cumprindo seus prazos . E aumentandi suas margens de lucro .

Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos a organização. Pois a logistica bem planejada envolvec quase todos os departamento de uma empresa . Desde a aquisição da matéria prima , até o produto acabado .

Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística , ela não depende apenas de sua organização , mais sim de um otimo relacionamento com seus fornecedores , que criam uma espécia de parceria . Onde os dois lados ganham . pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. Ou seja , ambas devem ter um acordo que beneficie os doid lados .

Dentro da empresa os departamentos devem agir de forma integrada e não isolada . Evitando assim conflitos internos, o que pode vir a prejudicar todo o planejamento logístico . Neste caso , os departamentos e os colaboradores devem interagir de forma positiva e que um único foco .

Para que não prejudique , fornecedor e clientes . E estar atento para que todas as necessidades sejam atendidas no tempo estipulado . Evitando atrasos no processos de recebimento, produção e despacho do material .

Porém um item importante em qualquer organização é a redução de custo , e isto também faz parte do planejamento logístico . A necessidade de reduzir custos com armazenagem , distribuição é fundamental .

É necessário realiazar um bom trabalho em operações logísticas para que os custos sejam reduzidos e para que traga vantagens e benefícios para as empresas . Por isso, consideramos que os estoques dos insumos e dos produtos acabados , a infra-estrutura de transporte e a capacidade de gestão logística são cruciais para o desempenho das organizações e o sucesso das operações logísticas .

Não importa se a empresa é de pequeno , médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes.

Portanto a logística é uma ferrament importante para empresa . É deve ser levada a sério . Pois uma logística mal planejada pode prejudicar todo o cronograma . É isso não é só da organização . Como falado antes os fornecedores devem ter também um bom planejamento logístico . As empresas devem por obrigação conhecer a fundo quem são seus fornecedores . Deve conhecer suas instalações , o seu processo de produção e até mesmo buscar referência . E também deve ter mais opções , estar sempre buscando novos fornecedores , para se precaver de futuros problemas.

Fonte: Administradores