No Strezzz…

Zerar o estresse da equipe pode trazer mais benefícios do que você imagina. Segundo pesquisa da consultoria Regus com mais de 16 mil profissionais em todo o mundo, 41% dos brasileiros sentiram que os níveis de estresse aumentaram em relação ao ano passado.

Apesar de ser menor que a média global, de 48%, o índice deve ser visto com atenção. De acordo com a Regus, a falta de infraestrutura interna para dar suporte ao crescimento do País e a contínua instabilidade da economia mundial contribuíram para essa pressão. Tanto que os principais gatilhos para elevar o estresse são de natureza profissional, como o trabalho, citado por 55% dos respondentes, as finanças, com 45%, e os clientes, com 38%.

"Trabalhadores estressados costumam ser infelizes e doentes. As empresas que desejam ajudar suas equipes a levar uma vida mais gratificante não podem deixar de analisar e combater os níveis elevados de estresse dentro de suas organizações", esclarece Guilherme Ribeiro, diretor-geral da Regus no Brasil.

Pensando justamente nisso, o Carrefour desenvolve diversos projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Um deles é a semana na qual os colaboradores contam com serviços de medição de pressão, da taxa de colesterol e glicemia, entrevista com médicos e dicas posturais.

Em Campinas, interior de São Paulo, a loja Dom Pedro realiza ações que visam a integração, menor nível de estresse e incentivo à produtividade. Possui uma sala de jogos com mesa de pingue-pongue, sinuca e academia interna que funciona três vezes por semana com aulas ministradas por profissionais capacitados. A unidade também realiza ações pontuais, como a do Dia das Crianças, na qual os filhos dos funcionários podem passar o dia com os pais.
As campanhas podem ser realizadas por cada unidade da rede, com total autonomia da matriz brasileira, que fica em São Paulo. A empresa disponibiliza ainda inscrições gratuitas aos funcionários para os eventos esportivos que costuma patrocinar

O Pão de Açúcar também se dedica a manter seus colaboradores bem longe do estresse. Uma das ferramentas é a pesquisa de engajamento, que mede fatores de satisfação. Segundo Cristiane Lacerda, gerente de Planejamento e Desenvolvimento de Gente, ela é uma evolução da pesquisa de clima. "Não adianta medir a satisfação se não soubermos o quanto aquele colaborador está conectado com o propósito da empresa", esclarece. Com os resultados da pesquisa são realizadas ações pontuais.

Outra preocupação da companhia é com alimentação saudável e atividades físicas. Uma das iniciativas nesse sentido foi a criação de academias de ginástica, hoje presentes na sede administrativa e em diversos Centros de Distribuição nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. "O cuidado com as pessoas sempre foi uma crença no Grupo Pão de Açúcar", pontua Cristiane.

Ações como essas não são exclusivas dos gigantes. O Lopes Supermercados, com 26 lojas no Estado de São Paulo, também trabalha para o bem-estar dos colaboradores. "Entendemos que a motivação parte de cada um. Por isso, buscamos estabelecer ações que contribuam para a equipe e a eficácia de seus trabalhos", explica Cristiane Andrade, gerente de Recursos Humanos da rede

A executiva conta ainda que a empresa mantém um canal de comunicação com os colaboradores, pelo qual compartilha ideias e sugestões, e também realiza pesquisas de clima. Com base nos resultados dessas duas ferramentas promove melhorias, como a sala de descanso e lazer. Trata-se de um espaço para o colaborador descansar e se integrar com os colegas, o que contribui para melhorar a qualidade de vida e a produtividade durante o expediente de trabalho. Hoje, 90% das lojas já possuem o benefício.

Empresa pequena cobra menos
Segundo a pesquisa da Regus, as causas de estresse mudam conforme o tamanho da empresa. Nas companhias menores, a cobrança dos gerentes é considerada fonte de estresse por apenas 21% dos entrevistados. Já nas empresas grandes, esse percentual sobe para 42%. Outra constatação do estudo é que 66% dos brasileiros, independente do porte da empresa, acreditam que uma maior flexibilidade nos horário de trabalho ajudaria a diminuir o problema – alternativa que, no varejo, se aplicaria apenas ao pessoal administrativo

Outra constatação da pesquisa da Regus é que os funcionários de pequenas empresas estão mais propensos ao estresse causado por clientes, com 41% das citações. Nas grandes, o percentual é de 33%. "Essa situação ocorre porque as empresas menores normalmente têm um número inferior de funcionários. Eles, por vezes, acumulam atividades além do atendimento direto ao cliente. E, por isso, deve-se ficar atento. Se essa situação não for bem dosada, pode gerar um grau Manter os colaboradores motivados é uma maneira de combater o problema. Veja o que fazer: Evite estresse na sua equipe maior de preocupação e o consequente estresse", pontua Guilherme Ribeiro, da Regus.

A alta carga de estresse se reflete diretamente nos negócios. O rendimento das equipes cai abaixo do esperado, provocando queda da eficiência, além de aumentar o número de afastamentos por motivo de doença.

De maneira geral, a empresa pode contribuir para reduzir o problema proporcionando um local de trabalho agradável, onde as sugestões dos funcionários são levadas em consideração. Uma política de recursos humanos com premiações e oportunidades de treinamento e desenvolvimento também ajuda bastante. "Não podemos esquecer que antes de sermos gerentes, chefes ou subordinados, somos colaboradores, principalmente em um supermercado onde o trabalho é realizado em equipe", finaliza Ribeiro.
EVITE ESTRESSE NA SUA EQUIPE
Manter os colaboradores motivados é uma maneira de combater o problema. Veja o que fazer:

Comunique mais e melhor Seja objetivo e claro; nunca se esqueça de ser assertivo nos problemas. Traga fatos e dados, vá direto ao ponto

Desenvolva Empatia Colocar-se no lugar do outro fazvocê mais humano e ajuda a entender as diferenças

Aprenda a dar Feedback Faça críticas construtivas em vez de "ferraback"

Tenha Foco Isso contribui para que você seja mais produtivo. O mercado de varejo é muito dinâmico e exige atenção e orientação para o resultado

Prazer em Servir Não há nada mais prazeroso do que atender genuinamente as necessidades de alguém. Dedique-se

Fonte: Praxis Consultoria

Profissionalização varejo familiar

Após trazer profissionais de grandes empresas, as redes regionais estão obtendo ótimos resultados. As famílias continuam lá, e o negócio ganha em planejamento

Não é segredo que as redes regionais vivem um ótimo momento. Dados do Ranking de Supermercados de SM mostram que 34 dessas empresas tiveram, em média, alta real de 18,4% no faturamento em 2011 sobre 2010, bem acima das três gigantes e também da média do autosserviço. Esse crescimento é reflexo da mudança de postura de muitas delas. Geralmente com administração familiar, elas estão profissionalizando a gestão por meio da contratação de profissionais com experiência nas maiores redes do setor.

Foi o que fez a Super Rede, uma central de negócios cearense composta por seis empresas de autosserviço, a maioria família. Elas contrataram, em 2006, Paulo Ângelo Cardillo para ser o primeiro superintendente da central. Ex-diretor comercial do Pão de Açúcar para o Nordeste, ele chegou com a missão de aproximar todas as partes que formam a central e padronizar suas negociações.

"Cada empresa associada tinha um foco diferente nos negócios. Criamos então uma área comercial em conjunto e passamos a comprar 100% do sortimento das redes aqui pela central", conta Cardillo.

Um dos responsáveis pelo processo foi José Ximenes Tabosa. O sócio da Frangolândia e atual presidente da Super Rede está satisfeito com os resultados obtidos. "Conseguimos unir todos os interesses dentro de um só. Também nos aproximamos bastante da indústria e levamos nosso pessoal para fazer curso de gerenciamento por categorias. Com isso o ganho real foi rápido", afirma.
E foi mesmo. Após profissionalizar a gestão, a Super Rede viu seu faturamento saltar de R$ 450 milhões em 2006 para mais de R$ 1 bilhão em 2010. No ano passado, o crescimento sobre 2011 foi de 16%. Outro indicador positivo: a participação de mercado das redes associadas na Grande Fortaleza subiu de 22% para 45% nos últimos sete anos.
União de interesses
Ex-diretor comercial do Grupo Pão de Açúcar para o Nordeste, Paulo Ângelo Cardillo (à esquerda) chegou em 2006 à Super Rede, hoje presidida por José Ximenes Tabosa (à direita). Unificação das compras para as seis empresas da central foi um dos projetos implantados com sucesso.

É claro que a adaptação de uma empresa a outro modelo de gestão não ocorre sem dificuldades. Quem explica é Maria Tereza Roscoe, professora da Fundação Dom Cabral. "O profissional que chega a uma empresa menor geralmente encontra estrutura enxuta, sistemas informais de gestão e uma mentalidade diferente para os negócios. Mas não significa que precisará mudar tudo. O importante é que as partes se conheçam, sentem juntas e planejem o que será melhorado", recomenda.

A rede gaúcha Imec, 20 lojas, passou por um processo semelhante. Administrada por duas famílias, a empresa contratou três profissionais com larga experiência no varejo para comandar a gestão. Um deles é Leonardo Taufer, que trabalhara no Walmart por seis anos antes de assumir, em abril de 2012, o posto de diretor comercial. Seu principal desafio era estabelecer um calendário de longo prazo na gestão do Imec. Entrava em seu "pacote" de metas aumentar as vendas da empresa, reduzir gargalos logísticos e alavancar o negócio de atacarejo da rede, que contava com uma única unidade.

"O padrão das lojas e a infraestrutura já eram bons. A empresa tinha plenas condições de crescer, mas o planejamento era muito carente, feito mês a mês", explica o executivo. Com a nova equipe, um calendário de maio até o fim do ano foi estabelecido, com orçamento e metas definidas. Passado o período, os resultados apareceram. Em 2012, as vendas do Imec cresceram 19%, enquanto o tempo necessário para girar o estoque caiu 10%, agilizando as operações. Considerando somente o atacarejo, o crescimento foi ainda maior: 39% na mesma loja, além da conversão de um supermercado para esse formato. E a margem bruta de lucro sobre as vendas nos supermercados cresceu 13%.
É importante ressaltar, como afirma a professora Maria Tereza, que profissionalizar a gestão não implica eliminar a influência das famílias no negócio. Afinal, o conhecimento que elas têm de anos de varejo não pode ser ignorado. Mas a mudança é importante para quem quer competir em iguais condições com os concorrentes maiores.

Familiaridade com os bons resultados

» 122% foi o crescimento da receita da Super Rede em 5 anos, após a profissionalização
» 19% foi quanto cresceram as vendas do Imec no primeiro ano com mudanças na gestão

Fonte: Supermercado Moderno

Nestlé sorteia Minicooper

A ação de marketing promocional ChocoPrêmios Chocolovers Nestlé premiará com um minicooper 0 km e ainda 5 iPads para quem for sorteado. A cada R$ 15,00 em compras de produtos Nestlé o participante deve entrar no hotsite e preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais e o dos produtos.

Os produtos Nestlé devem ser comprados somente nas lojas Zaffari e Bourbon do Estado do Rio Grande do Sul, vale lembrar que dados da nota fiscal de compra serão solicitados no momento do cadastro, só assim será validado a participação.
O período para a participação será finalizado dia 07/08 e o sorteio será realizado no dia 14/08. É importante que o inscrito guarde as embalagens dos produtos e também as notas fiscais das compras, pois em caso de ser sorteado deverá apresentar para poder receber os prêmios.

No hotsite da promoção é possível encontrar um menu com a lista de lojas participantes e outro de acesso aos números da sorte.

Fonte: Promoview

Festival de Bonecos começa hoje em Brasília

Grupos de teatro de bonecos de cinco países vão se apresentar a partir de hoje (14/08), em Brasília. Artistas da Rússia, Coréia do Sul, Inglaterra e Itália, além de brasileiros, participarão do Festival Sesi Bonecos do Mundo, no Museu Nacional da República.

A mostra, promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), vai até domingo (18/08). Durante os cinco dias, o público terá a oportunidade de conhecer diversas formas de trabalhar a marionete, como o teatro de caixa, mamulengo, a técnica de fios e o teatro de sombras.
O grupo mineiro Giramundo é um dos destaques da programação, com o espetáculo Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Serão 55 bonecos e um ator misturando teatro de bonecos, artes plásticas, música e cinema.

Os músicos Arnaldo Baptista, ex-integrante da banda Os Mutantes e Fernanda Takai, da banda Pato Fu, dublam os personagens. A banda Pato Fu se apresentará no festival, com o show Música de Brinquedo.

Outro artista que estará na capital federal é o russo Viktor Antonov. Ele é considerado um dos grandes mestres de marionetes em seu país e apresentará seu Circo de Fios. Trata-se de um pequeno circo e seus personagens o palhaço, a bailarina hindu, o camelo, o halterofilista e macacos acrobatas.

Antonov também vai protagonizar uma das três oficinas disponíveis no Sesi Bonecos do Mundo. Na oficina o russo vai ensinar técnicas de controle e manipulação de marionetes. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 7817-1996.

Além dos espetáculos e das oficinas, o festival terá a exposição Coleção Magda Modesto – Títeres dos Quatro Cantos do Mundo, mostrando 130 bonecos. Lina Rosa Vieira é a idealizadora do projeto.

Fonte: Promoview

iCenter Brasil comemora seis anos com coquetel

Na próxima segunda-feira, 19/08, a iCenter Brasil comemora seis anos com coquetel para convidados e imprensa em uma de suas lojas de Curitiba.

Com um total de quatro lojas, sendo duas em Curitiba, uma em Balneário Camboriú e uma no Rio de Janeiro, a iCenter Brasil é um centro de soluções especializado Apple.

O coquetel em comemoração aos seis anos de iCenter acontece no dia 19/08, a partir das 20 horas, na loja iCenter da Av. 7 de Setembro, 3927. Durante o evento haverá um workshop especial sobre a AppleTV, sorteio de brindes, lançamento da câmera de ação Xtrax, além de sorteio de uma unidade da Xtrax, lançamento do catálogo de sugestões de apps da iCenter, música com os Dj’s Eduardo Vitalli e 2Enjoy, degustação RedBull e Vodka Czar, além de petiscos.

Até o final de setembro haverão dois sorteios na fan page da iCenter: uma AppleTV e uma câmera de ação Xtrax. Os convidados presentes no coquetel estarão concorrendo automaticamente das promoções.

Fonte: Promoview