Marketing de Relacionamento

Quando se fala em marketing direto, imediatamente, pensamos em mala direta. Alguns pensam em vendas pelo correio. Outros, ainda, confundem marketing direto com um tipo de canal de distribuição.
Drayton Bird, em seu livro “Bom senso em Marketing Direto”, afirma ainda existir o velho marketing direto que representava o conceito de vendas diretas por correspondência, por telefone ou por meio da televisão. Mas, para Bird, agora, existe uma nova estrutura de marketing que abarca também uma importante subdivisão: o chamado marketing de relacionamento. Este novo conceito valoriza a informação mais completa sobre pessoas físicas e jurídicas armazenadas em bancos de dados e informações, que são comunicações com alto teor de persuasão customizada e maior teor informativo.
O marketing de relacionamento faz oposição ao marketing de produto. Trata-se da integração da empresa com os clientes desde o projeto, passando pelo desenvolvimento de processos industriais até as vendas. De maneira geral, consiste em uma estratégia de negócios que visa construir, pró-ativamente, relacionamentos duradouros entre a organização e seus clientes, contribuindo para o aumento do desempenho da empresa e para resultados sustentáveis. A base desse tipo de ação é a informação facilmente capturada e administrada devido aos avanços tecnológicos. Hoje, é fácil formar grandes bancos de dados com ricas informações sobre pessoas. Essas informações são agrupadas por dados de similaridade a fim de obter conhecimento específico dos potenciais consumidores, usuários e clientes para, então, manter relacionamento com eles.
Bird ensina que "se a empresa não usa o marketing de relacionamento, a comunicação transforma-se num monólogo repetitivo, ainda que tenha criatividade e resulte em Leões em Cannes. Mas, se a empresa usa um processo de marketing direto, então, sua comunicação é um diálogo, ou seja, ela fala às pessoas e ouve essas mesmas pessoas, continuamente."
O MKT direto sob a ótica do marketing de relacionamento cumpre duas funções principais: conquista de novos nomes de clientes e manutenção e ativação de relacionamento contínuo com pessoas dos clientes já conquistados.
Conheça alguns desses mecanismos de comunicação:
Para conseguir novos clientes:
 Anúncios com cupons-resposta
 Anúncios com ofertas de catálogos
 Certificados de garantia retornados
 Captação de nomes em feiras, eventos, sites, concursos e promoções
 Malas diretas com ferramentas de resposta
Para manutenção e ativação do relacionamento com clientes conquistados:
 Newsletters
 Malas diretas
 Telemarketing ativo
 Cartas sequênciais
 Eventos reservados
Estas ações têm objetivos bem definidos. O propósito principal é isolar os clientes como indivíduos e construir um relacionamento prolongado para benefício deles e melhores lucros para as empresas. Isso permite conhecer melhor o cliente, sabendo de forma precisa aquilo que ele necessita. Esse conhecimento facilita a efetivação das vendas e o oferecimento dos serviços certos. Falar com os seus clientes como indivíduos especiais pressupõe apelos mais convincentes.
Utilizar esse tipo de comunicação tem retorno perfeitamente mensurável e previsível. A mala direta postada pode ser seguida por contato realizado por um operador de telemarketing ativo ou receptivo, por exemplo.
Aplique o marketing direto em sua empresa e observe como ter informações privilegiadas sobre o seu cliente faz com que suas vendas melhores, significativamente.

Jornalista Responsável:
Talita Quirino

Procura por produtos promocionais aumenta no final do ano.

No final de ano, as vendas de produtos promocionais sobem consideravelmente. E o principal motivo é o fato de os empresários focarem, nessa época, a fidelização de seus clientes, agradecendo pela escolha e parceria estabelecida, durante o ano. São os brindes corporativos nas festas de final de ano que cativam os clientes e, ao mesmo tempo, divulgam a marca.

Neste período, o comércio e a indústria também definem estratégias para conquistar seus funcionários. As empresas querem que suas equipes sintam-se recompensadas pelo trabalho que desenvolveram ao longo do ano, e que percebam a importância do sucesso e conquista alcançados graças ao trabalho realizado por todos. Por isso, os brindes são tão procurados nessas ocasiões. Eles presenteiam os que mostraram empenho no exercício de suas funções e motivam aqueles que não conseguiram render tanto quanto poderiam.

O brinde utilizado com a finalidade de divulgação e fixação da marca, muitas vezes, garante o fechamento de novos negócios para o ano seguinte. Esse ano, os fabricantes e representantes das empresas de brindes estão otimistas; esperam vendas aquecidas até 10 dezembro/09. Depois param, por causa das festas de final de ano, e voltam ao normal em meados de janeiro/10.

Algumas empresas de brindes afirmam que os brindes eletrônicos, como pen drives, por exemplo, são muito procurados por empresas multinacionais. No entanto, a variedade de brindes é enorme: agendas personalizadas, risque e rabisque, calendários, porta-lápis, porta-clipes, bloco de anotações, caixas de entrada e saída de documentos, chaveiros, camisetas, copos, calculadoras, canecas de louça, e muitas outras ideias.

As empresas do setor de brindes afirmam que a procura por produtos promocionais aumenta em até 50% no final do ano. E esse é um ótimo momento para recuperar os eventuais prejuízos ocasionados pela crise econômica.

Talita Quirino
Jornalista Responsável

Marketing digital e sua aplicação como estratégia de comunicação

O marketing digital é, hoje, um dos principais recursos para aumento de vendas e fixação de marcas no mercado. O marketing digital é caracterizado pelas ações de comunicação que as empresas utilizam para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar suas redes de relacionamento por meio da internet, telefonia celular e de outros meios digitais.

Quando a internet começou a ser utilizada como meio comercial e publicitário em meados de 2000, o banner era a principal peça publicitária do marketing digital. No entanto, diante da evolução do universo digital, especialmente com a utilização da tecnologia flash da Macromedia, os recursos foram muito além das imagens animadas no formato gif. Eles evoluíram e, hoje, geram peças interativas e animações complexas.

Por meio desse software e de outras tecnologias, iniciou-se a criação de sites inteiros, especialmente os chamados hot sites, páginas interativas com prazo de validade de veiculação e objetivo promocional, com o intuito de divulgar produtos e/ou serviços, como empreendimentos imobiliários; automóveis; produtos alimentícios e muitos outros.

O uso do portal de busca Google (www.google.com.br) como ferramenta de marketing também representou uma mudança radical para o mercado de mídia. Agora, é o usuário quem decide, ao realizar uma busca, a empresa ou conteúdo que pretende acessar clicando no resultado escolhido. Assim, as empresas estão explorando cada vez mais essa interatividade.

Esse tipo de marketing digital, conhecido como “marketing de busca” posiciona os sites das empresas, que utilizam os serviços do Google, nos primeiros lugares da lista apresentada pela busca. Existem duas maneiras de posicionar a empresa nas buscas do Google: por meio dos “Links Patrocinados (AdWords)” e por meio da “Otimização de Sites (SEO – Search Engine Optimization)”. Os “Links Patrocinados” tratam das técnicas que criam os anúncios pagos do Google. Já a “Otimização de Sites” organiza o conteúdo e a estrutura dos sites para que eles sejam, rapidamente, encontrados na busca realizada pelo usuário.

As características do marketing digital estão mudando também com a web 2.0 a web 3.0, que abrangem também a implementação de redes sociais de relacionamento e blogs corporativos, promovendo a interação dos usuários.

A nova tendência do marketing digital é pesquisar mercados, divulgar produtos, serviços e marcas nesse ambiente virtual, de maneira mais democrática, permitindo que o usuário/consumidor interaja com o produto e/ou serviço de interesse.

As empresas estão se adaptando aos novos modelos de relacionamento. Para isso, o potencial da internet, hoje, não é só comunicação e informação, mas também apresenta-se como um instrumento de vendas e relacionamento.

Conheça algumas vantagens do marketing digital:
 trata-se de comunicação 24 horas, todos os dias do mês, permitindo maior acessibilidade;
 as mensagens tornam-se, cada vez mais, personalizadas e individualizadas;
 promove a interatividade com clientes reais e potenciais;
 quantifica e avalia, imediatamente, e de forma viável, o impacto da estratégia de comunicação com o mercado.
 baixo custo associado à comunicação que se multiplica na mesma medida em que aumenta o número de usuários.

Atualmente, é fundamental, portanto, que toda empresa implemente suas ações de comunicação na internet, identificando e interagindo com seus públicos-alvo. Lembrando que, obrigatoriamente, a estratégia de marketing digital deve estar afinada com a estratégia de marketing da empresa. Afinal, trata-se de mais um canal de vendas e de fixação de marca, potencializando a imagem da empresa, sua notoriedade e agregando valores à mesma.

Para o setor de brindes e produtos promocionais, por exemplo, a exposição virtual é fundamental em um momento histórico em que a praticidade e a urgência são os elementos que ditam as escolhas dos compradores. Quando o responsável pela aquisição de brindes de uma empresa iniciar uma procura pelo melhor brinde; além dos catálogos, uma outra fonte rápida de pesquisa de informações é a internet. Portanto, quanto mais em evidência sua empresa estiver e quanto maior for o número de dispositivos utilizados para que seja encontrada com facilidade, maior será seu potencial de vendas. Quem faz a busca terá o brinde comercializado por sua empresa como resposta.

O desafio atual é planejar ações de comunicação digital em meio a tantas tecnologias e siglas. Nessa medida, ser usuário é indispensável – navegar, pesquisar e interagir no meio digital. E ainda, vale ressaltar, que o marketing digital está, intimamente, relacionado às redes sociais. Portanto, conhecê-las e saber como sua empresa pode transformar-se em notícia é o primeiro e principal passo para iniciar um planejamento de comunicação mercadológica.

Talita Quirino
Jornalista Responsável

Organize seu Evento e Promova sua Marca

O mercado de eventos brasileiro passou por mudanças significativas nos últimos cinco anos. Empresas internacionais estão investindo cada vez mais no Brasil, justamente porque o país tem um mercado muito grande para ser absorvido.
O evento é considerado um novo recurso publicitário. Para que ele seja bem aproveitado, é importante preencher alguns requisitos imprescindíveis. Um bom evento deve ter perfeita execução e boa repercussão. Para que isso aconteça é necessário que ele seja bem planejado.
As características e objetivos devem ser estabelecidos e o evento deve ser pensado com antecedência. Isso é fundamental para que haja tempo para os preparativos que envolvem diversos setores. Em uma reunião de planejamento estratégico de um evento, forme um grupo de profissionais que será responsável pelo seu desenvolvimento.
A boa divulgação é mais um item que favorece o sucesso do evento. É importante traçar uma estratégia de comunicação para atrair público e imprensa para divulgar o motivo da realização do evento. Pense na distribuição de panfletos, cartazes em locais públicos, anúncios nos jornais, spots de rádio e ainda faça divulgação por meio de mala-direta e e-mails.
É bom saber escolher horários e locais de acordo com estratégias jornalísticas. Na maioria dos veículos televisivos, por exemplo, os eventos do início do dia aparecem no noticiário da noite, os que ocorrem mais tarde, dificilmente, são transmitidos no mesmo dia. Se o evento for visualmente atrativo, isso inspira operadores de câmaras e fotógrafos. Pense nisso!
Algumas dicas para logística preliminar
• Eleger um grupo responsável. Definir as responsabilidades específicas de cada profissional.
• Determinar data apropriada. É bom verificar se o evento não está competindo com outras atividades importantes.
• O local do evento deve ser acessível aos deficientes. Deve existir um parque de estacionamento suficiente para abrigar os veículos e ficar perto dos transportes públicos.
• Providenciar as autorizações necessárias.
• Divulgar o evento.

Algumas dicas para logística do local
• Providencie proteção contra chuva ou sol. Dificilmente, temos certeza absoluta a respeito da previsão do clima.
• Escalar enfermeiros, médico e/ou equipamentos de primeiros socorros.
• Se o local não for muito visível, coloque sinalização.
• Limpeza. Coloque cestos de lixo e equipe de limpeza para o pós evento.
• Roteiro: escolha e contate os oradores com antecedência, determine a duração da programação e de cada discurso.
• Distribua em pontos estratégicos folhetos, livros, autocolantes, e outras peças com a marca do evento.
O jovem empresário Miguel Santos Neto, diretor operacional do Grupo Brasil Rio e criador da Fispal – Feira Internacional da Alimentação, é apoiador dos eventos desse setor como estratégia de divulgação de marcas e de empresas. Neto afirma que “no mercado de eventos, investir é fundamental. Precisamos estar sempre modernizando o evento, investindo em novas atrações e novos serviços”. Para ele, os eventos trazem uma linguagem moderna, de tecnologia, e deixa as empresas atualizadas em relação ao mundo. “Assim passamos a ser parte do mundo de negócios, porque estamos ligados a todos os lançamentos. O mercado de eventos é um mercado muito dinâmico, porque propicia novos negócios, novos clientes, novas empresas, novos produtos”, afirma o empresário.
Planeje-se, promova a sua marca e organize o seu evento! Um evento inesquecível cria um cliente satisfeito e fiel.
Talita Quirino
Jornalista Responsável

Conheça Melhor o seu Comprador para Vender Melhor

A função de comprador é, certamente, uma das mais importantes dentro de uma empresa. Tão importante quanto treinar seus vendedores é definir muito bem os critérios de escolha de um bom comprador e o perfil dessa personagem dentro da engrenagem de um ambiente corporativo.

O comprador atual é um profissional assalariado, que trabalha de forma individual, sob supervisão, em escritórios. Eles viajam para visitar fornecedores e é comum passarem muito tempo ao telefone em negociações. São profissionais que adquirem grandes quantidades de materiais, suprimentos e equipamentos para empresas comerciais, industriais ou do governo. São eles também que fazem contratos e organizam estratégias de suprimento.
Saiba que esse profissional é responsável por receber e classificar as requisições de compras de cada departamento. Geralmente, ele se reúne com a gerência e funcionários dos demais setores para ajudar a determinar necessidades de aquisição. Para estar atualizado a respeito do que está sendo vendido no mercado que lhe interessa, o comprador realiza pesquisa em catálogos e jornais do comércio. Contratos com fornecedores, negociação de preços e condições de contratos também fazem parte da atribuição dessa personagem.

Portanto, conhecer esse componente dentre os seus clientes é importante também, porque são eles que fazem as recomendações à gerência e funcionários da empresa sobre fornecedores, além de monitorarem sua performance durante o contrato.

Observe também que o olhar de um comprador é especializado e ele pode ser uma boa fonte de consulta e participação no momento do desenvolvimento de um novo produto.

Para se ter uma idéia, nas indústrias, os novos funcionários de compras participam de programas de treinamento a fim de aprendem o funcionamento da empresa e seus procedimentos de compra. Atuam com compradores experientes para conhecer materiais, preços, fornecedores, mercados, e outros dados importantes.

Além disso, os compradores atacadistas e distribuidores sabem antecipar as preferências do consumidor. Eles sabem quais são os produtos que vão vender.

HABILIDADES DE UM COMPRADOR
Os compradores devem apresentar habilidades de planejamento e organização, boa comunicação, relacionamento com pessoas de vários níveis de uma organização e desenvolvimento de bons contatos com fornecedores. Logo, é fundamental que a empresa também crie e administre a habilidade de estabelecer bons relacionamentos com os compradores. São eles que representam o cliente de forma legítima e integral.

Talita Quirino
Jornalista Responsável